Gottfried Wilhelm von Leibniz ( )

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceito de Filosofia TÍTULO Sérgio Biagi Gregório 20/3/2012
Advertisements

Parábolas Coisas novas e velhas; A casa vazia; O Fermento.
Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões
Epistemologia genética – Jean Piaget
John Locke Empirismo.
GRANDES MESTRES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
O CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
O PROBLEMA DA LINGUAGEM
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Os números racionais Com o sistema de numeração hindu ficou fácil escrever qualquer número, por maior que ele fosse.   0   13   35   98  1.024  
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Como fazer uma boa apresentação em 7 pontos.
SOCIOLOGIA A Gênese Sociológica..
ESTAR SOZINHO....
Por que lemos a Bíblia, hoje?
A Pré-História da Linguagem Escrita
Nasceu em Marburg, na Alemanha;
Theotókos – Mãe de Deus.
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia
Revisão para Avaliação I
Como ser curado Por Deus Por : Wesley Simões
Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Oração para um mundo melhor.
A Teologia da Comunicação
AULA 07 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
O estudo das Doutrinas Bíblicas
Há realmente leis da natureza? Como é que chegamos a conhecê-las?
Introdução ao Estudo da História
1. Descrição e Interpretação da Actividade Cognoscitiva
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
A proposta de um pensamento positivo
As possibilidades e os limites da razão
HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Matéria: Homem Cultura e Sociedade Prof. Wendel Lima de Freitas
Palavra de Vida Chiara Lubich – Junho de 2010 "Quem buscar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará" (Mt 10,39)
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Em uma época... em que a frequência de mulheres em universidades... era considerada uma escandalosa violência moral...
Trabalho realizado por:
HERMENÊUTICA A ciência da interpretação. A ciência da interpretação. Importância para os nossos dias atuais. Importância para os nossos dias atuais. Desvendar.
VERIFICACIONISTAS/REFUTACIONISTAS “Sinto às vezes a inclinação de classificar os filósofos em dois grupos principais – aqueles dos quais discordo e os.
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio.
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
Firme Fundamento. A igreja Adventista do Sétimo Dia possui um conjunto de doutrinas características, solidamente alicerçado na Bíblia, a Palavra de Dios.
SISTEMAS TEÓRICOS EM PSICOLOGIA II: CAMPO COMPORTAMENTAL PROF. MARGARETH PINHEIRO.
Filosofia moderna.
Homem e Sociedade 1.1. O Conhecimento: característica fundamental da humanidade O conhecimento, produto da atividade consciente do pensamento,
METAPOESIA É a poesia em sua essência, o conhecimento do fazer poético e de suas intrincadas engrenagens, a poesia que fala da poesia, a poesia que descreve.
“Respondeu Jesus: ‘Digo a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que.
A REVOLUÇÃO FILOSÓFICA PROF. SUDERLAN. A filosofia na era moderna transfere sua afinidade e lealdade à religião para a causa da ciência Bacon: (século.
Filosofia Medieval e Moderna
AS CONDIÇÕES A PRIORI DA POSSIBILIDADE DA REVELAÇÃO
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
História da Filosofia Contemporânea - II "Aula introdutória" Observações: Sentido e Significado Princípio de verificação Princípio de uso.
A CONCEPÇÃO DA RELIGIÃO SPINOZA. Objetivos Trabalhar a questão religiosa de Spinoza demonstrando o ‘sem sentido‘ de todo antropomorfismo. Trabalhar a.
O IDEALISMO FICHTEANO COMO EXPLICITAÇÃO DO ‘FUNDAMENTO’ DO CRITICISMO KANTIANO Objetivo de Fichte: Investigar a fundo as três críticas, com o objetivo.
“0 SER HUMANO E A SOCIEDADE”
GOTTFRIED WILHELME LEIBNIZ ( ). Mediação e Síntese entre Philosophia perenis Philosophi novi Explicam a realidade 1) Conceito de fim ou Causa.
Filosofia Moderna.
A filosofia no Brasil do século XIX
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Sócrates e o nascimento da Filosofia
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Transcrição da apresentação:

Gottfried Wilhelm von Leibniz (1646-1716)

Gottfried von Leibniz (1646-1716) Gottfried Wilhelm von Leibniz. Nasceu em Leipzig, Alemanha. Estudou Teologia, Direito, Filosofia e Matemática. Aos vinte anos de idade, já estava preparado para receber o título de doutor em direito. Este lhe foi recusado por ser muito jovem. Considerado por Russell o último grande pensador.

O texto... Novos ensaios sobre o entendimento humano (1704). Livro III – As palavras Diálogo entre Teófilo (amigo de Deus) e Filaleto (amigo da verdade). A disputa ocorre entre Locke (Ensaio sobre o Entendimento Humano - 1690) e Leibniz. De acordo com Olga Pombo, essa disputa sobre a natureza da linguagem versa sobre a questão fundamental da arbitrariedade versus não-arbitrariedade da linguagem humana.

O debate A concepção de Locke da linguagem é essencialmente negativa, no sentido que ele alega que a própria natureza das palavras “torna quase inevitável que muitas delas sejam duvidosas e incertas em suas significações”. Adota essa concepção por acreditar que a natureza arbitrária de cada língua é a raiz da qual brotam as suas imperfeições. Por isso, de acordo com Locke, a linguagem é naturalmente imperfeita.

O debate Já a concepção de Leibniz da linguagem é essencialmente positiva, ele está “verdadeiramente convencido de que as línguas são o melhor espelho do espírito humano e que uma análise rigorosa da significação das palavras nos daria conhecer as operações do entendimento melhor do que qualquer outra coisa”. “É precisamente porque a linguagem não é arbitrária que é possível ultrapassar todas as imperfeições e “descobrir um remédio” para cada uma das línguas”. (Olga Pombo) Para Leibniz a linguagem desempenha papel essencial na constituição e no progresso do conhecimento científico.

Referência POMBO, O. “Espinoza e a linguagem.” R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 16-30, jan./jun. 2011.