Tratamento ambulatorial de pacientes com ferida cirúrgica complexa: coorte histórica 2003-2013* Enfº José Ferreira Pires Júnior Estomaterapeuta TiSobest.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Advertisements

Perfil dos pacientes há mais de uma década em hemodiálise e os preditores do risco de mortalidade nesta população J.P. Strogoff de Matos1, G.C. Velarde2,
Leite humano versos fórmula após reparo da gastrosquise:
Amputações de extremidades inferiores por diabetes mellitus:
Avaliação da ocorrência e causa das úlceras crônicas no HUAP
Estatística Descritiva Aula 02
Medidas de Posição e Dispersão
PREVENÇÃO DAS DEFORMIDADES DA COLUNA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Hospital Orthomed Center
“Aplicação da Análise Multivariada para um grande volume de dados”
REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Incapacidade física e participação social em pessoas acometidas pela hanseníase após alta da poliquimioterapia Igor Eli Balassiano Natalia Regina.
ÚLCERA DE PÉ DIABÉTICO ASSOCIADA À MIÍASE
Pré-Operatório,Peroperatório e Pós-Operatório
FATORES DE RISCO EM PACIENTES COM ALTERAÇÕES GLICEMICAS Maria José Trevizani Nitsche, Sandra Olbrich, Gabriela Mendes Pessoa; Ana Elisa de Oliveira,
Introdução à Estatística
Procura pela assistência vocal por professores municipais do ensino fundamental de Belo Horizonte Adriane Mesquita de Medeiros, Ada Ávila Assunção, Iara.
Resultados da assistência ao parto de gestantes de baixo risco em Hospitais “Galba” e Hospitais “Típicos”: um estudo comparativo com pesquisa de viabilidade.
Aluna: Monique A. de Souza C. Barreto
DOENÇA INFLAMATÓRIA DO INTESTINO O QUE SABEM OS DOENTES?
Eficácia do sulfato de magnésio no tratamento inicial da asma aguda grave em crianças, realizado em um Hospital Universitário de nível terciário. Um estudo.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Renata Rodrigues de Araújo Neves
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
projetodiretrizes. org
Presença de outros fumantes no domicílio reduz sucesso no tratamento do tabagismo? Presença de outros fumantes o domicílio reduz sucesso no tratamento.
EDUCAÇÃO EM DIABETES MELLITUS TIPO 1 EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES, A PARTIR DE AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA. Bolsista: Larissa Daniella Andretta Socachewsky.
Apoio Financeiro: Unisul
Momento Científico 22/05/2014 Renata Borges Facury Arroyo
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
2-) FATORES DE RISCO PARA SD. METABÓLICA Juliana Luisa F. de A. Fruet
Classificação de risco: estratégia para reorganização da demanda espontânea na UBS Senhora do Carmo - Itabira Batista, Juliana Alves*; Ferreira, Leila.
Curso de Graduação em Enfermagem PUC Coração Eucarístico – 4° Período
MENINGIOMA PARASAGITAL
APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/EPM
Autores: Lília Paula de Souza Santos Fábio Silva de Carvalho
13/10/2009 Medidas Descritivas. 13/10/2009 Notações de algumas estatísticas. MedidasParâmetrosEstimadores Número de Elementos Nn MédiaμX, com barra acima.
Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem
Introdução à Estatística
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem.
Impacto da Terapia Anti-Retroviral no Perfil Lipídico de Pacientes Infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana José Albuquerque de Figueiredo Neto,
É o conjunto de métodos estatísticos usados no tratamento da variabilidade nas ciências médicas e biológicas. A Bioestatística fornece métodos para decisões,
APRESENTAÇÃO E ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM PESSOAS IDOSAS ATENDIDAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: QUALIDADE DE VIDA SEGUNDO KHQ Nathália Alvarenga-Martins; Cristina Arreguy-Sena,
Avaliação da prevalência de ansiedade e depressão dos pacientes estomizados da microregião de Divinopólis/Santo Antonio do Monte-MG Juliano Teixeira Moraes.
PREVALENCIA DA INCONTINÊNCIA COMBINADA AUTO-RELATADA EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS Vera Lucia Conceição Gouvêa Santos Claudia Regina de Souza Santos.
Prof. Ma. ET. Sandra Marina Gonçalves Bezerra
CARACTERIZAÇÃO DE LESÕES DE PELE EM UM CENTRO DE TRATAMENTO INTENSIVO ADULTO DE UM HOSPITAL PRIVADO *Estomaterapeuta-Unisinos; Especialista em Enfermagem.
CUSTOS INDIRETOS NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM HOSPITAIS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO MARANHÃO Patrícia Lima Queiroz, Florene Vale dos Anjos,
PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS DE FERIDAS AGUDAS E CRÔNICAS EM PACIENTES DE HOSPITAIS PÚBLICOS DE MANAUS-AM. Doutoranda: Nariani Souza Galvão. Orientadora:
PERFIL DE UMA POPULAÇÃO ESTOMIZADA INTESTINAL PROVISÓRIA E MOTIVOS DA NÃO RECONSTRUÇÃO DO TRÂNSITO INTESTINAL ADRIANA PELEGRINI SANTOS PEREIRA Janderson.
CUSTO DO TRABALHO DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DE ÚLCERA POR PRESSÃO ESTÁGIO III E IV EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Ana Caroline Silva Caldas,
Amanda Delmondes de Brito Fontenele Elaine Carininy Lopes da Costa
QUALIDADE DE VIDA DE HOMENS SUBMETIDOS À PROSTATECTOMIA RADICAL POR CÂNCER Fernanda Mateus Queiroz Schmidt, Matheus Loturco Venâncio, Vera Lúcia Conceição.
PREVENÇÃO DE RECIDIVA DE ÚLCERA VENOSA: um estudo de coorte
INCIDÊNCIA DE ÚLCERA POR PRESSÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Kelly Cristina Strazzieri Pulido* Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos (Trabalho
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Ciências Médicas Liga de Oncologia Alimentando Saúde Uma alimentação saudável deve ser: Variada:
1-INTRODUÇÃO Colelitíase transitória e lama biliar são manifestações não raras em pacientes internados em uso de ceftriaxone. A Ceftriaxona é uma Cefalosporina.
Castro AA, Pitta GBB. A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde. Rev Bras Obesid Fev 29;23(7):13-7. A prevalência.
Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo Dr. Claus Dummer Coordenador de Promoção à Saúde.
AVALIAÇÃO EPIDEMIOLOGICA ENTRE O GENO VALGO E OS PÉS PLANOS NAS CRIANÇAS TRATADAS NO AMBULATÓRIO DE ORTOPEDIA DO HOSPITAL INFANTIL MARTAGÃO GESTEIRA Autores:
Análise descritiva de dados (4) Medidas de dispersão.
Autores: Fernando Cal Garcia Filho; Tomás Amorim Andrade; Lucas Cortizo Garcia; Roberto Guarniero; Fabio Matos; Fernanda Cortizo Garcia. ESTUDO RETROSPECTIVO.
Consumo de álcool e tabaco através do AUDIT e FAGERSTROM em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
. TABAGISMO E CONSUMO DE ÁLCOOL EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO INTRODUÇÃO  O consumo de substâncias psicoativas é visto pelas organizações.
Adriana da Paz Mendonça PUC- Campinas 2008
Transcrição da apresentação:

Tratamento ambulatorial de pacientes com ferida cirúrgica complexa: coorte histórica * Enfº José Ferreira Pires Júnior Estomaterapeuta TiSobest Profª Drª Eline Lima Borges Profª Drª Aidê Ferreira Ferraz Enfª Estomaterapeuta TiSobest Vera Lúcia de Araújo Nogueira Lima *Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2013.

INTRODUÇÃO FERIDAS são classificadas, de acordo com o tempo de reparação tissular: AGUDAS < 6 SEMANAS PARA FECHAR CRÔNICAS > 6 SEMANAS PARA FECHAR - Korting HC, Schollmann C, White RJ. Management of Minor Acute Cutaneous Wounds: Importance of Wound Healing in a Moist Environment. J Eur Acad Dermatol Venereol. 2011;25:

INTRODUÇÃO FO deiscência ou infecção ou hematoma ou seroma = FCC Incidência de FCC: 0,5 a 3,0%; FCC:  tempo de internação,  custo e  risco de mortalidade; Após alta:- demanda atendimento especializado; - causa grande impacto na qualidade de vida. - Carvalho DV, Borges EL. Tratamento ambulatorial de pacientes com ferida cirúrgica abdominal e pélvica. REME rev. min. enferm. 2011;15(1): Fonseca Neto OCL, Vasconcelos R, Mirian, AL. Fatores de risco associados à deiscência aponeurótica no fechamento da parede abdominal. Journal of Surgical Research. 2008; 21(1):21-4.

OBJETIVOS Identificar a taxa de cicatrização de pacientes com ferida cirúrgica complexa, atendidos em um serviço ambulatorial de um hospital de grande porte de Belo Horizonte (MG). Caracterizar sociodemografica e clinicamente esses pacientes. Identificar os fatores associados à cicatrização de ferida cirúrgica complexa.

MÉTODO Tipo de estudo: coorte realizado de 2003 a 2013; Amostra: 138 pacientes (alta do serviço, idade acima de 18 anos, com FCC em regiões da mama e abdome); Tratamento dos dados: frequências simples e relativa pelas medidas descritivas de centralidade (média, mediana), de dispersão (mínimo, máximo e desvio padrão), análises univariada e multivariada.

RESULTADOS Taxa de cicatrização: 71,74%; Tempo médio de tratamento: 3 meses.

RESULTADOS VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS Sexo81,9% feminino Cor58,7% parda Idade (média)47,4 anos VARIÁVEIS CLÍNICAS Área0,04 a 403,7cm 2 Profundidade0,1 a 10,0 cm Tecido necrótico em mais da metade da extensão55,8% Cobertura mais utilizadaAlginato de cálcio (81,2%) Alteração no peso64,5% Albumina <3,5 g/dL40,0% Hemoglobina <12,0g/%44,4% Glicemia em jejum >126 mg/dL18,2%

RESULTADOS ANÁLISE UNIVARIADA Fatores estatisticamente associados a um menor tempo de cicatrização da FCC: extensão menor que 17,3 cm 2 (RR = 2,88; IC 95% = 2,01-4,47); consumo de etanol superior a 20 gramas/dia (RR = 2,75; IC 95% = 1,33-5,73) tempo de existência da ferida menor que 15 dias (RR = 1,45; IC 95% = 1,00- 2,07). Fatores associados a um maior tempo até a cicatrização: uso de carvão com prata (RR = 0,56; IC 95% = 0,40-0,88); uso da tela de Marlex (RR = 0,17; IC 95% = 0,07-0,53).

RESULTADOS ANÁLISE MULTIVARIADA Fatores estatisticamente associados a um menor tempo de cicatrização da FCC: consumo de mais de 20 gramas/dia de etanol (RR = 2,71 IC 95% = 1,28-5,73); extensão da ferida menor que 17,3 cm 2 (RR = 2,43; IC 95%: 1,65-3,69); tempo de existência da ferida pré-tratamento ambulatorial inferior a 15 dias (RR = 1,55; IC 95%: 1,05-2,25). Fatores associados a um maior tempo até a cicatrização: uso de cobertura hidrocolóide (RR = 0,63; IC 95%: 0,42-0,95); tela de Marlex (RR = 0,22; IC 95%: ).

CONCLUSÃO  taxa de cicatrização de pacientes com ferida cirúrgica complexa; foi possível identificar os fatores associados à cicatrização da FCC, além das características sociodemográficas e clínicas dos pacientes atendidos em serviço ambulatorial brasileiro; o conhecimento produzido contribuirá para o fortalecimento da prática clínica dos enfermeiros quanto à importância da avaliação dos pacientes com FCC.

Obrigada!