INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM PESSOAS IDOSAS ATENDIDAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: QUALIDADE DE VIDA SEGUNDO KHQ Nathália Alvarenga-Martins; Cristina Arreguy-Sena,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Smoking is a risk factor in the progression to kidney failure
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO
Luiz Augusto Marcondes Fonseca
Amorim, VMSL; Barros, MBA; César C; Carandina L; Goldbaum M.
UMA ALTERNATIVA NO CUIDADO DOMICILIAR
Pesquisas com dados existentes: análise de dados secundários, estudos suplementares e revisões sistemáticas.
AVALIAÇÃO DO GRAU DE DEPENDENCIA DO IDOSO ACAMADO E A SOBRECARGA DO CUIDADOR NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO-SP ALUNO (A): Luizete de Sousa Alexandre.
ABORDAGEM DO IDOSO EM PROGRAMAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Trabalho de Filosofia Dom José de Camargo Barros Disciplina: Filosofia
“Aplicação da Análise Multivariada para um grande volume de dados”
INCAPACIDADE COMUNICATIVA
EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS NO BRASIL
Projeto de pesquisa Natal 2006
Rozana M. Ciconelli, Marcos B
IMPACTO E PREJUÍZOS DA DOR CRÔNICA EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
ENSP FIOCRUZ SAÚDE PDSD SAÚDE PDSDSAÚDE PDSD Pesquisa Dimensões Sociais das Desigualdades (PDSD) Módulo SAÚDE Institutos do Milênio – Edital CNPq.
Reconhecendo o território do IAPC do Irajá: Relato da experiência de elaboração diagnóstico situacional no curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde.
CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E INFRA-ESTRUTURA NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA: PESQUISA IPEA Ana Amélia Camarano IPEA Julho, 2008.
Association Between Physical Performance and Sense of Autonomy in Outdoor Activities and Life- Space Mobility in Community-Dwelling Older People J Am Geriatr.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Association Between Physical Performance and Sense of Autonomy in Outdoor Activities and Life- Space Mobility in Community-Dwelling Older People J Am Geriatr.
LEVANTAMENTO DA MORBIMORTALIDADE EM IDOSOS COM FRATURA DE FÊMUR PROXIMAL EM TUBARÃO/SC Área de conhecimento: Medicina Fernanda Carolina Exterhötter Branco,
Presença de outros fumantes no domicílio reduz sucesso no tratamento do tabagismo? Presença de outros fumantes o domicílio reduz sucesso no tratamento.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE PERINATAL PROF. DR. RICARDO GURGEL MESTRANDOS:
Tinea Capitis nas crianças do Hospital de Clínicas de Curitiba - Paraná, Brasil: análise de 98 casos. Mariana Nunes Viza Araújo – Pesquisa Voluntária.
CORRELAÇÃO CLÍNICA DA ESCALA DE BORG NO TESTE DE CAMINHADA DE SEIS MINUTOS EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA   Autores: GOMES, L.O.R.S.;
Classificação de risco: estratégia para reorganização da demanda espontânea na UBS Senhora do Carmo - Itabira Batista, Juliana Alves*; Ferreira, Leila.
Estudo de Utilização de Medicamentos em Colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. Área da Saúde. ALANO, Graziela M.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA Dixis Figueroa Pedraza Preditores de riscos nutricionais.
“Satisfação dos usuários de um serviço público-privado de saúde no nordeste do Brasil e o direito à saúde” Geraldo Bezerra da Silva Junior1, Eduardo Rocha.
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011.
COBERTURA DA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL NO BRASIL: compreendendo o processo de gestação em dependentes químicas e as dificuldades de adesão ao pré-natal.
Monografia apresentada ao Programa de Residência Médica em Pediatria
II Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas
VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS
Lívia Coelho Pós-graduação em geriatria e gerontologia pela UnATI/UERJ
Profa. Dra. KÁTIA ANDRADE Médica Intensivista pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) Nutróloga pela Associação Brasileira de Nutrologia.
EDITORIAL.
Introdução à Saúde Coletiva Conceito de saúde
MEMÓRIA E IDOSO: EXPERIÊNCIA DA LIGA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE BOTUCATU (LGGB) NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SÍNDROMES DEMENCIAIS Oliveira, CC; D’Oliveira,
DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO DO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de proteção social especial, apresentado por De Julinana M. fernandes Pessoa/
Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim EPIDEMIOLOGIA APLICADA ÀS EMERGÊNCIAS INDICADORES DE SAÚDE.
Tratamento ambulatorial de pacientes com ferida cirúrgica complexa: coorte histórica * Enfº José Ferreira Pires Júnior Estomaterapeuta TiSobest.
PERCEPÇÃO DE CRIANÇA E ADOLESCENTE ESTOMIZADOS ACERCA DA AUTONOMIA DO CUIDADO Sandra de Nazaré Costa Monteiro Manuela Costa Melo Joyce Silva Santos Ivone.
"Perineal assessment tool": adaptação para a cultura brasileira
Avaliação da prevalência de ansiedade e depressão dos pacientes estomizados da microregião de Divinopólis/Santo Antonio do Monte-MG Juliano Teixeira Moraes.
PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS À INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM MULHERES DIABÉTICAS INSULINODEPENDENTES DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA LARISSA FLÔR ARAÚJO MICHELLE.
IMPACTO NO COTIDIANO DE MULHERES COM INCONTINENCIA URINÁRIA ATENDIDAS EM UM CENTRO ESPECIALIZADO EM UROLOGIA, NO SUL DE SANTA CATARINA Camila Martins Policarpo.
PREVALENCIA DA INCONTINÊNCIA COMBINADA AUTO-RELATADA EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS Vera Lucia Conceição Gouvêa Santos Claudia Regina de Souza Santos.
Incontinência Urinária e Representação Social: Autopercepção de idosos na abordagem Processual Nathália Alvarenga-Martins; Cristina Arreguy-Sena, Paulo.
PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS DE FERIDAS AGUDAS E CRÔNICAS EM PACIENTES DE HOSPITAIS PÚBLICOS DE MANAUS-AM. Doutoranda: Nariani Souza Galvão. Orientadora:
PERFIL DE UMA POPULAÇÃO ESTOMIZADA INTESTINAL PROVISÓRIA E MOTIVOS DA NÃO RECONSTRUÇÃO DO TRÂNSITO INTESTINAL ADRIANA PELEGRINI SANTOS PEREIRA Janderson.
Paloma Gabrielly Amorim Monteiro Antonio Dean Barbosa Marques
QUALIDADE DE VIDA DE HOMENS SUBMETIDOS À PROSTATECTOMIA RADICAL POR CÂNCER Fernanda Mateus Queiroz Schmidt, Matheus Loturco Venâncio, Vera Lúcia Conceição.
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
Uroginecologia Geriátrica: Cuidado especializado de enfermagem na senescência Msc. Enf. Et. TiSobest Gisela Assis.
Profª Titular Maria Lúcia Lebrão Profª Drª Yeda Duarte Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo.
O impacto do atendimento odontológico domiciliar em idosos. Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da Saúde Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO.
1 PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PROGRAMAÇÃO LOCAL.
QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE: UM CONCEITO SUBJETIVO
Consumo de álcool e tabaco através do AUDIT e FAGERSTROM em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
. TABAGISMO E CONSUMO DE ÁLCOOL EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO INTRODUÇÃO  O consumo de substâncias psicoativas é visto pelas organizações.
CONHECENDO A SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE ¹ELOARA CAROLINE RODRIGUES REBONATO, ²AMANDA NASCIMENTO VASQUES DE SOUZA,²ROSILAINE APARECIDA COUTINHO,²THAIS,³.
Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de idosos institucionalizados e não institucionalizados e a relação com a presença de sarcopenia Estela.
Sueyla Ferreira da Silva dos Santos Orientadora: Tânia R. Bertoldo Benedetti Área de Concentração: Atividade Física e Saúde NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA.
Transcrição da apresentação:

INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM PESSOAS IDOSAS ATENDIDAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: QUALIDADE DE VIDA SEGUNDO KHQ Nathália Alvarenga-Martins; Cristina Arreguy-Sena, Paulo Ferreira Pinto, Alfeu Gomes de Oliveira Junior, Jussara Regina Martins

Incontinência urinária Síndrome Geriátrica 15% idosos em domicílio Redução da capacidade funcional Lembrando que... Redução da Capacidade Funcional: Fator de risco para: Dependência Isolamento Social Impacto sobre Qualidade de Vida

OBJETIVO: Mensurar o impacto da Incontinência Urinária (IU) no cotidiano da pessoa idosa

Cenário: seis microáreas de uma UAPS de um cidade mineira Amostra de seleção completa; 41 pessoas com idade ≥65; ambos os sexos; Incontinentes pela escala ICIQ-SF. Instrumento: King´s Health Questionnaire Short Form- KHQ-SF-36Coleta realizada em 3 encontros por visita domiciliar;Os dados processados em SPSS, análise descritiva.Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos

Características Sociodemográficas:  58,7% eram mulheres;  49,1% viviam com companheiro(a);  58,3% tinham renda inferior ao salário mínimo;  Idade média de 73 anos;  Média de anos de estudo foi 3,5;

Dentre as varáveis intervenientes sobre a QV segundo escala KHQ- SF com maior média ponderada foram: Limitações sobre as atividades de vida diária (57,3%); Auto avaliação do estado de saúde (44,5%); O quanto a IU afeta a vida (41,1%);

Varáveis que dizem respeito à gravidade da IU, segundo KHQ-SF e que tiveram maior média ponderada foram: - troca roupa íntima molhada (36,7%); - limitação ingestão hídrica (34,9%); - preocupar-se com odor (34%); -ficar envergonhado (34%).;

CONCLUSAO: Apesar das pessoas idosas não buscarem tratamento/avaliação para a perda de urina que possuem, esta perda representa impacto negativo sobre a qualidade de vida destes idosos, sobretudo no que tange ao comprometimento das atividades de vida diária. *Os resultados da presente pesquisa sensibilizaram a equipe de saúde responsável pela área de abrangência em que os dados foram coletados; e a mesma passou a incluir nas consultas eletivas questões a respeito da IU; programa para busca ativa destes idosos incontinentes.

REFERENCIAS: 1)MORAES, E.N. Atenção à saúde do idoso: aspectos conceituais. Brasília-DF: Organização Pan-Americana de Saúde:98p )SILVA, V.A.; DÉLBOUX,M.J. Fatores associados à incontinência Urinária em idosos com critérios de fragilidade. Texto contexto- enferm. vol.21 no )RISS, P.; KARGL, J. Quality of life and urinary incontinence in women. Maturitas, v. 68, no. 2, p )TAMANINI, José Tadeu Nunes et al. Validação do "King's Health Questionnaire" para o português em mulheres com incontinência urinária. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 37, n. 2, p , Apr ) DIAS, A. C. C.; NELAS, P. A. A. B.; DUARTE, J. C. Qualidade de vida da mulher incontinente urinária. Intituto Politecnico de Viseu, Escola superior de Saúde. Dissertaçãode mestrado, 2013.Disponível em: