PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS À INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM MULHERES DIABÉTICAS INSULINODEPENDENTES DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA LARISSA FLÔR ARAÚJO MICHELLE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Autores: Patrícia Rodrigues Costa; Sâmela Miranda da Silva;
Advertisements

AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
AVALIAÇÃO DO NÚMERO DE CASOS DE DIABETES MELLITUS
Magnesium sulphate for fetal neuroprotection
Kamijo K, Hayashi Y, Sakai T, Yahiro T, Tanaka K, Nishihira Y
Exercícios terapêuticos em Grupo
UNICEP-CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA
Incontinência Urinária no Idoso
Contatos: – AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO COGNITIVA DE PACIENTES RENAIS CRÔNICAS EM FUNÇÃO DA IDADE Tzanno-Martins.
FATORES DE RISCO EM PACIENTES COM ALTERAÇÕES GLICEMICAS Maria José Trevizani Nitsche, Sandra Olbrich, Gabriela Mendes Pessoa; Ana Elisa de Oliveira,
Título do Trabalho: Perfil das crianças e dos adolescentes cadastrados no PSF do Morro da Caixa de Tubarão – SC. CIENCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE Acadêmica.
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA
USO DE FÁRMACOS EM TERAPIA INTENSIVA E SUA RELAÇÃO COM O TEMPO DE INTERNAÇÃO INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO A unidade de terapia.
Conceitos atuais sobre Incontinência Urinária
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
EFEITO DO LASERTERAPIA NO PROCESSO INFLAMATÓRIO DA ACNE
LEVANTAMENTO DA MORBIMORTALIDADE EM IDOSOS COM FRATURA DE FÊMUR PROXIMAL EM TUBARÃO/SC Área de conhecimento: Medicina Fernanda Carolina Exterhötter Branco,
Presença de outros fumantes no domicílio reduz sucesso no tratamento do tabagismo? Presença de outros fumantes o domicílio reduz sucesso no tratamento.
ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE QUADRO ÁLGICO OSTEOMUSCULAR EM PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC - LEVANTAMENTO.
Prevalência de sintomas de rinite em adolescentes escolares do município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo ISAAC. Alergologia e.
PRODUÇÕES 2014 CAMILA CHAVES. PRODUÇÃO 2014  Artigos Publicados: 1. SOUSA, D.M.N; COSTA, C. C.; CHAGAS, A. C. M. A.; OLIVEIRA, L. L.; ORIÁ, M.O.B; DAMASCENO,
Curso de Graduação em Enfermagem PUC Coração Eucarístico – 4° Período
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E ASMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE SÃO JOSÉ – SC. Ciência médicas e da saúde. Menezes MC¹, Dambrowski K¹,
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
“Rede de assistência e morbi-mortalidade da hipertensão arterial sistêmica na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil” Geraldo Bezerra da Silva Junior, Maria.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
II Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas
Índice H (último autor):
MÉTODOS EMPREGADOS EM EPIDEMIOLOGIA
Obstetrics and Gynecology2008 (september);112(3):516-23
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem.
Profa. Dra. KÁTIA ANDRADE Médica Intensivista pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) Nutróloga pela Associação Brasileira de Nutrologia.
Exercícios terapêuticos Conceitos Básicos
MEMÓRIA E IDOSO: EXPERIÊNCIA DA LIGA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE BOTUCATU (LGGB) NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SÍNDROMES DEMENCIAIS Oliveira, CC; D’Oliveira,
Maria Vilani Cavalcante Guedes
Tratamento ambulatorial de pacientes com ferida cirúrgica complexa: coorte histórica * Enfº José Ferreira Pires Júnior Estomaterapeuta TiSobest.
INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM PESSOAS IDOSAS ATENDIDAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: QUALIDADE DE VIDA SEGUNDO KHQ Nathália Alvarenga-Martins; Cristina Arreguy-Sena,
IMPACTO NO COTIDIANO DE MULHERES COM INCONTINENCIA URINÁRIA ATENDIDAS EM UM CENTRO ESPECIALIZADO EM UROLOGIA, NO SUL DE SANTA CATARINA Camila Martins Policarpo.
PREVALENCIA DA INCONTINÊNCIA COMBINADA AUTO-RELATADA EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS Vera Lucia Conceição Gouvêa Santos Claudia Regina de Souza Santos.
Ensinando mulheres a fortalecer a musculatura perineal: Estudo da efetividade do uso de automonitoramento na prática de exercícios Enf. Msc. ET Aline.
Incontinência Urinária e Representação Social: Autopercepção de idosos na abordagem Processual Nathália Alvarenga-Martins; Cristina Arreguy-Sena, Paulo.
CARACTERIZAÇÃO DE LESÕES DE PELE EM UM CENTRO DE TRATAMENTO INTENSIVO ADULTO DE UM HOSPITAL PRIVADO *Estomaterapeuta-Unisinos; Especialista em Enfermagem.
PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS DE FERIDAS AGUDAS E CRÔNICAS EM PACIENTES DE HOSPITAIS PÚBLICOS DE MANAUS-AM. Doutoranda: Nariani Souza Galvão. Orientadora:
PERFIL DE UMA POPULAÇÃO ESTOMIZADA INTESTINAL PROVISÓRIA E MOTIVOS DA NÃO RECONSTRUÇÃO DO TRÂNSITO INTESTINAL ADRIANA PELEGRINI SANTOS PEREIRA Janderson.
Caracterização dos usuários com incontinência urinária atendidos na região Leste-Nordeste de saúde de Porto Alegre Alessandra Garcia de Figueiredo Agostini.
PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS AS LESÕES POR FRICÇÃO EM IDOSOS DE INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA Giovana Ribau Picolo Peres* Kelly Cristina Strazzieri.
Banho de Sol para Pacientes Internados em Unidade de Terapia Intensiva Adulto Pacientes que necessitam de internação em Unidade de Terapia Intensiva ficam.
Perfil alimentar de pacientes com doenças bucais: enfoque em lesões cancerizáveis e câncer de boca Ciências Médicas e da Saúde Prockmann, Stephanie*; Piñera,
INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa foi a coleta de dados epidemiológicos para a avaliação dos pacientes diagnosticadas com doenças cardiovasculares,
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUAS MORNAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CENTRO DE SAÚDE SANTA CRUZ DA FIGUEIRA EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE: INSUFICIÊNCIA.
ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO E AS IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA FAMILIAR EM MORADORES DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO – SC. Área de conhecimento: Ciências da saúde.
O impacto do atendimento odontológico domiciliar em idosos. Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da Saúde Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
AMPLITUDE DE MOVIMENTO EM CINTURA ESCAPULAR DE MULHERES TRATADAS CIRURGICAMENTE POR CÂNCER DE MAMA, SUBMETIDAS À RADIOTERAPIA Dias, Mirella*; Ramos, Daysi**
TRATAMENTO DO PARTO NORMAL Ft. Fernanda Pinheiro de Britto Pereira – Faculdade Tamandaré (FAT) Ft. Fernanda Pinheiro.
INTRODUÇÃO O ambiente laboral segue o ritmo destas mudanças e exige adaptação do trabalhador. E este processo de mudanças e adaptações pode tornar-se gerador.
INTRODUÇÃO O aumento nas taxas de cesariana é um fenômeno internacional. Um grande número destas operações são realizadas desnecessariamente e esta tendência.
Prevalência de asma, rinite e eczema atópico em escolares de 6 a 7 anos na região de Biguaçú, cidade de Santa Catarina, através do questionário padronizado.
PTDC/CS-SOC/113519/2009 CRIANÇAS E ADOLESCENTES COMCANCRO versus QUALIDADE DE VIDA: SOLUÇÕES PRECISAM-SE! Ana Perdigão
Avaliação de parasitoses intestinais em crianças de uma creche do sul do Brasil, Grande área: ciências da saúde; Área de conhecimento: Medicina. Fabiana.
Consumo de álcool e tabaco através do AUDIT e FAGERSTROM em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
. TABAGISMO E CONSUMO DE ÁLCOOL EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO INTRODUÇÃO  O consumo de substâncias psicoativas é visto pelas organizações.
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Medidas de Ansiedade e Depressão através do questionário HAD em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
Transcrição da apresentação:

PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS À INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM MULHERES DIABÉTICAS INSULINODEPENDENTES DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA LARISSA FLÔR ARAÚJO MICHELLE MAGNUS SUSIN MARIA INÊS DA ROSA KARINA CARDOSO GULBIS ZIMMERMANN LUCIANE BISOGNIN CERETTA CRISTIANE DAMIANI TOMAZI

INTRODUÇÃO A Sociedade Internacional de Incontinência Urinária define a Incontinência Urinária (IU) como “perda involuntária de urina que é objetivamente demonstrável e constitui um problema social ou higiênico.” A causa etiológica é multifatorial e na população idosa, a incontinência urinária pode representar a interseção de patologias, fatores neuro-urinários relacionados com a idade, comorbidades, medicamentos e deficiências funcionais (RAMOS et al., 2000; DUBEAU et al., 2010).

OBJETIVO Identificar a prevalência e fatores associados à IU em mulheres diabéticas insulinodependentes do município de Criciúma.

MATERIAIS E MÉTODOS Estudo quantitativo, prospectivo, descritivo-exploratório e de campo. Serviço de enfermagem nas Clínicas Integradas da UNESC. 135 mulheres insulinodependentes - Programa de Automonitoramento Glicêmico Capilar (PAMGC). Parecer no 900.304/2014, TCLE = Resolução 466/2012. Questionário sociodemográfico e clínico e International Consultation on Incontinence Questionnaire – Short Form (ICIQ-SF) SPSS

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Prevalência IU: 65,93%

Prevalência IU: 65,93%

CONCLUSÕES IU – interfere na vida diária das mulheres incontinentes = impacto sobre a qualidade de vida (77% muito grave). ET é um profissional responsável e habilitado para o tratamento comportamental da incontinência urinária. Presença de estigma = IU é uma condição fisiológica do envelhecimento = ACEITAM ISSO COMO NORMAL!!!!

BIBLIOGRAFIA ABRAMS, Paul. et al. The standardisation of terminology in lower urinary tract function: report from the standardisation sub-committee of the International Continence Society. Urology. V. 61, n. 1, p. 37-49, 2003. DUBEAU, Catherine E. et al. Incontinence in the frail elderly: report from the 4th International Consultation on Incontinence. Neurourology and urodynamics. V. 29, n. 1, p. 165-178, 2010. MENEZES, Giselle Maria Duarte et al. Queixa de perda urinária: um problema silente pelas mulheres. Rev. Gaúcha Enferm. Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 100-108, mar. 2012. Disponível em: . Acesso em: 2 jun. 2015. RAMOS, José Geraldo Lopes et al. Comparação dos resultados do tratamento cirúrgico da incontinência urinária de esforço por três diferentes técnicas cirúrgicas. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, p. 43-48, fev. 2000. Disponível em: . Acesso em 31 maio 2015.

PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS À INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM MULHERES DIABÉTICAS INSULINODEPENDENTES DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA LARISSA FLÔR ARAÚJO MICHELLE MAGNUS SUSIN MARIA INÊS DA ROSA KARINA CARDOSO GULBIS ZIMMERMANN LUCIANE BISOGNIN CERETTA CRISTIANE DAMIANI TOMAZI