Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

MEIO AMBIENTE E URBANISMO
O ESPÍRITO SANTO E O COMPROMISSO ECOLÓGICO DO CRISTÃO
Meio ambiente e desenvolvimento
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
SAÚDE E MEIO AMBIENTE FAÇA VOCÊ MESMO.
OS DEZ MANDAMENTOS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
Pegada Ecolígica Priscila Dias Pereira.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
Educação Moral Religiosa Católica
Mais Educação - Projeto Meio Ambiente
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Agrupamento de Escolas de Alijó
30 de junho de 2009.
Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
Logística Reversa Impactos ecológicos.
Educação para a Sustentabilidade
Unidade 9 - Perguntas Logística e Ecologia - Desenvolvimento Sustentável na Cadeia de Suprimentos 19T S1- PR Adelaide Amorim Daniel Oliveira.
RESÍDUOS.
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
“Por um mundo melhor” é o tema do ano escolhido pelo Expoente. Ele tem por objetivo provocar uma mudança de comportamento em relação ao nosso papel.
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
Como se tornar um consumidor consciente? Isso é possível?
Palestra Meio Ambiente.
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
Gestão Ambiental na ESEF
TEMA - 1 Princípios da PNRS
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
Ética e RSE Sérgio Caldas.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Dia do Design Sustentável
Responsabilidade Socioambiental
Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental- SAIC SACOLAS PLÁSTICAS Impacto ambiental e soluções para a redução do consumo.
Projeto de extensão – Universidade Federal do Paraná Coordenador: Marcelo Riso Errera Orientador: Aloísio Leoni Schmid Alunas: Flavia Scussel – Arquitetura.
COPPE/UFRJ1 O COMPROMETIMENTO DA INOVACAO TECNOLOGICA DA RECICLAGEM DE RESIDUOS DA CONSTRUCAO CIVIL COM A SAUDE AMBIENTAL Claudio Fernando Mahler,D.Sc.,
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Lixo Brasileiro.
PROF. FRED COSTA. O Brasil chegou a Ano Internacional das Florestas, como o segundo país do mundo, em termos absolutos, com mais áreas de florestas.
RECICLAGEM.
GOMES SOBRINHO, T. R. Curso de Design Centro de Ensino Superior do Amapá Curso de Design Design e Meio Ambiente Prof. Msc. Themístocles Raphael Gomes Sobrinho.
TRABALHO RESÍDUOS SÓLIDOS E RECICLAGEM
1 INVESTIMENTO NOS SECTORES CHAVES NA ÁREA DO AMBIENTE A República de Angola concebeu um amplo programa que se estende de 2000 ao ano É neste Âmbito.
Empresas Sustentáveis
Região Carbonífera Vice – Presidente: Luis Ernani Ferreira Alves ( Chacrinha ) - Guaíba Temática de Trabalho Meio Ambiente e Saneamento Comissão: Presidente:
SUSTENTABILIDADE COMO ESTÁ A SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE?
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
O lixo também faz parte da sua vida!
15 anos.
O desenvolvimento Sustentável, Gestão Ambiental e o envolvimento da economia, sociedade e Estado na questão socioambiental.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Consórcios Públicos e Tecnologias Para a Resolução do Passivo Ambiental de Resíduos Sólidos Marlon do Nascimento Barbosa.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
1º Audiência Pública para implantação da coleta seletiva Monte Alegre de Minas Professores : Msc. Vânia Figueiredo Bel. Leandro Silva.
Prof. Marcelo Motta Veiga, Ph.D. Brasília - 18/08/2015 Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades 1.
twitter.com/funasa.
Sistema Sustentável de Gestão da Qualidade e Sistemas Integrados de Gestão Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
ABLP - Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública CENÁRIO ATUAL E DESAFIOS DA LIMPEZA PÚBLICA NO BRASIL Simone Paschoal Nogueira Coordenadora.
Audiência Pública - Logística Reversa COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS 55ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Carlos RV Silva Filho Produção e Consumo Urbanização Crescimento Populacional.
Reinaldo  As eras psíquicas da humanidade têm correspondência com a dinâmica histórica de transformação da psique humana, desde sua concepção, passando.
26/05/2015.  Geração de RSU ,4 milhões toneladas/ano 76,4 milhões toneladas/ano.
Transcrição da apresentação:

Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável Laudato Si: a encíclica papal sobre clima, meio ambiente e pobreza

Laudato Si, Louvado Sejas “ Louvado sejas , meu Senhor, por nossa irmã a mãe Terra, que nos sustenta e governa e produz frutos diversos e coloridas flores e ervas” citação do Cântico das Criaturas

Proposta Breve reflexão sobre o tema para mostrar nossa percepção sobre a importância de se adotar posturas mais conscientes em nossa rotina diária e de vida, para um futuro melhor.

LIXO? Dilemas do Desenvolvimento Sustentável

TCC O objetivo da pesquisa é a reflexão e proposição de modelos de governança sustentável de resíduos sólidos urbanos (RSU) que fomentem a inovação sistêmica nos diversos atores da cadeia de resíduos sólidos urbanos como solução estruturante para o desenvolvimento das cidades sustentáveis e criativas, através da criação de valor compartilhado - empresas, poder público e sociedade civil - Considerando os fatores geológicos da sustentabilidade dos assentamentos urbanos.

PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos exige pensar em uma nova ordem de prioridade na geração e gestão de resíduos sólidos, em que o princípio da não geração tende a uma sociedade sem lixo. Prevê, como resultado do processo de mudança cultural e inovação social, modificando a essência das relações sociais em gerar e gerir recursos de forma sustentável.

Desenvolvimento Sustentável Aquele que atenda às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras, de suprirem suas próprias necessidades. Era do antropoceno (qdo atividades humanas começam a ter impacto global no clima da Terra e funcionamento dos ecossitemas). Desafio: proteger nossa casa comum

Desenvolvimento Sustentável Maiores dificuldades: maior valor é o econômico e social Sustentabilidade pressupõe os limites da bioesfera para efetivar os projetos humanos Sustentabilidade maior desafio para o desenvolvimento social Triple botton line: econômico, social e ambiental.

Dimensão Ambiental Respeito aos ciclos naturais Tempo de reposição dos recursos Limites que os regem (conservar a integridade do ambiente, consumir sem ultrapassar a capacidade de renovação dos recursos e respeitar a diversidade humana que produz formas diferentes de existência)

Sustentabilidade Diz respeito as escolhas que fazemos sobre as formas de produção, consumo, habitação, comunicação, alimentação, transportes, etc. O relacionamento entre as pessoas e delas com o meio ambiente

LIXO ZERO “ Este conceito contribui para o desenvolvimento de novos modelos que sejam mais compatíveis com as necessidades do planeta, incentivando o desenvolvimento de uma economia circular, na qual os produtos são criados para serem reintegrados à cadeia produtiva após o fim do seu uso, reduzindo a extração de recursos . Consiste no máximo reaproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução, ou mesmo o fim, do encaminhamento para aterros e incineradores”http://juventudelixozero.org/conceito-lixo-zero/

Lixo Zero (ZWIA) “É um meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os produtos são projetados para permitir seu uso pós- consumo.”  Ao implementar LIXO ZERO – todos os descartes que vão para a água, terra e ar são evitados: boas práticas.

Lixo associado a cidadania Não consumir Reduzir Reusar Reciclar ...produtos oriundos do uso exagerado ou não do material natural para consumo humano, para transformá-los em algo novo; gerando trabalho e renda para os setores em vulnerabilidade social e inclusão social

É possível Lixo Zero no Brasil? Políticas rigorosas – PNRS/2010 Políticas que ensinam a descartar o lixo de forma correta Aprender a reciclagem Aprender a fazer compostagem Tudo isso ajuda a diminuir a quantidade de lixo para os aterros sanitários e a poluir menos, degradar menos o meio ambiente e a melhorar a nossa mãe Terra. Exemplo – cidade de San francisco

LIXO x RESÍDUO O lixo precisa ser instituído de um novo princípio de valor e ação - se tornar socialmente compreendido como resíduo dotado de valor econômico, social e ambiental. Quando o lixo é tratado como resíduo, como recurso passa a ser entendido como uma prioridade e a ter outras prioridades nesta nova Era do antropoceno.

Maria Lúcia Danieli Zullo danzul@uol.com.br (19) 99794-5649 Obrigado a todos Maria Lúcia Danieli Zullo danzul@uol.com.br (19) 99794-5649