Terceiro milênio: desafios da humanidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O discurso na sala de aula de Matemática
Advertisements

TIPOS DE TEXTOS DESCRIÇÃO NARRAÇÃO DISSERTAÇÃO
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
DISSERTAÇÃO Como concluir???????.
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
Dissertação Argumentativa
Dois modos de ler a Bíblia.
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN
Nice Maria Americano da Costa
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
Interpretação dos gêneros bíblicos
Curso de redação Aula 1.
A VIDA NA TERRA Só foi possível graças a algumas condições que ela apresenta: Água Ar Solo Temperatura Pressão etc.
Escola Secundária com terceiro Ciclo do Ensino Básico de Matias Aires
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
8. Redação. SUMÁRIO: 1. Dúvidas Gramaticais Frequentes;
Dissertação Redação.
Diagnóstico Social: Conhecer para Mudar
Texto Dissertativo ARGUMENTATIVO.
CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)
Orientações para a dissertação
ARTIGO CIENTIFICO.
Ação Social Inclusão Social.
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
“... Mas , você pode fazer tudo acontecer !
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”

Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
Violência? Diga não!.
Desafio Pré-Vestibular
Parágrafo Argumentativo
O texto argumentativo.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Língua Portuguesa
Professora Aline Duarte
Desenvolvimento sustentavel
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Texto dissertativo argumentativo
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
Terceiro milênio: desafios da humanidade.
Exposição ou Argumentação?
A dissertação: esmiuçando o gênero
O QUE É O TEXTO DISSERTATIVO?
A Dissertação.
Algoritmos e Programação I
DISSERTAÇÃO INTRODUÇÃO: Introdução adequada ao tema / posicionamento
A DISSERTAÇÃO PASSO A PASSO.
Lógica Aulas 12 ao 15 “Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser.” Albert Einstein.
Comunicação e Redação Empresarial
Como se preparar para as redações. FOCO Faça leitura e estudo da literatura da SNI com foco na escrita/na redação.
P SICOLOGIA O RGANIZACIONAL Profª Rennata
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
REDAÇÃO Estrutura do texto dissertativo
Como redigir um bom texto?
A redação e seus segredos
Muito prazer, somos. Campanha “ Nosso tempo está acabando’’
Profa. Ana Maria Bernardelli
David Hume (1711–1776).
Recapitulando... O que vimos em aula até o momento: 1. A redação no ENEM 2. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo 3. Interpretação, Planejamento.
DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA PROFa. Ana Maria Bernardelli.
O P ARÁGRAFO A RGUMENTATIVO Estruturas e estratégias.
Introdução Primeiramente é preciso propor uma tese. Proponha logo na introdução (divisor de águas). 4 a 6 linhas é um tamanho bom para introduzir. 3 frases.
DICAS DE REDAÇÃO E ERROS MAIS FREQUENTES. * TESE = Posicionamento, afirmação É.... Sabe-se que... Artigo + substantivo.
Prof. Luiz Carlos Souza. 1º parágrafo: TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3 2° parágrafo :desenvolvimento do argumento 1 3° parágrafo: desenvolvimento.
Curso de redação Aula 1. Curso de redação Duração de 100 minutos, sempre às quintas-feiras das 15h30 às 17h10; no primeiro no segundo Divisão em dois.
Transcrição da apresentação:

Terceiro milênio: desafios da humanidade. Imagine que a prova de redação peça um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: Terceiro milênio: desafios da humanidade. Sua primeira providência: fazer a pergunta: POR QUÊ? Começando sua análise do tema, procure possíveis respostas a esta pergunta. Lembre-se de tudo que já leu ou ouviu sobre o tema.

Existem populações imersas em completa miséria. (primeiro argumento) Para explorar bem o assunto, o ideal é obter duas ou três “respostas” para a questão POR QUÊ? Cada resposta torna-se um argumento. O primeiro argumento que podemos apresentar é o da miséria, grave problema que o homem não consegue resolver: Existem populações imersas em completa miséria. (primeiro argumento) O segundo argumento: Pensando um pouco mais nos problemas que enfrentamos, poderíamos formular: A paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais. O terceiro argumento: Refletindo um pouco mais sobre as questões que afligem a humanidade, logo lembramos do desequilíbrio ecológico: O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.

Dessa maneira, obtemos o seguinte quadro: TEMA: O Terceiro milênio apresenta desafios para a humanidade A1: Existem populações imersas em completa miséria. A2: A paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais A3: O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.

TESE , ARGUMENTAÇÃO E CONCLUSÃO Temos já o necessário para redigir a dissertação. Ela deverá constar de três partes fundamentais: TESE , ARGUMENTAÇÃO E CONCLUSÃO Ao redigir o primeiro parágrafo, ou seja, a Tese, usamos o quadro apresentado. Para compor a tese, basta usar as palavras-chave do tema e a elas acrescentar os três argumentos, assim como aparecem no quadro, enunciando seu posicionamento. Veja como poderia ser:

Tese No terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver os graves problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria e a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais. Além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico. A Tese não entra em detalhes, mas apenas menciona os argumentos como forma de apresentar o assunto. Os detalhes são deixados para a Argumentação. IMPORTANTE: As palavras pois e além do mais são colocadas no texto para ligar as diferentes partes da Tese: o tema e os argumentos: os elementos coesivos

O segundo parágrafo já inicia o desenvolvimento O segundo parágrafo já inicia o desenvolvimento. Agora, detalhe, escreva tudo o que souber sobre o fato de existirem populações miseráveis. Assim: A1 Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis – estas, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos –, encontram-se legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países subdesenvolvidos, sobretudo em certas regiões da África, a fome assola comunidades inteiras. Como você pode perceber, convém dar exemplos para comprovar suas afirmações.

Fazer isso é costurar as ideias, o que dá muitos pontos a uma redação. No parágrafo seguinte desenvolve-se o segundo argumento: A2 Além disso, há décadas, assiste-se a inúmeros conflitos internacionais como as guerras do Vietnã e da Coréia, do Golfo, do Afeganistão as quais provocaram grande extermínio. Atualmente, testemunham-se conflitos nos países árabes, em alguns países membros da União Africana, sem falar dos conflitos da Síria, que têm causado apreensão à população mundial dada a violência com que são feitos. Note a presença da expressão Além disso no início do parágrafo, que estabelece a ligação com o parágrafo anterior. Ela deve ser colocada para evidenciar o fato de que os parágrafos se relacionam entre si. Fazer isso é costurar as ideias, o que dá muitos pontos a uma redação.

Falemos agora do terceiro argumento: A3 Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida que promove desmatamentos desordenados, polui as águas dos rios e destroi ecossistemas. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local quase inabitável. Observe a expressão Outra preocupação constante, colocada no início deste parágrafo, é o elemento de ligação com o parágrafo anterior da Argumentação. Estabelece a conexão entre os argumentos apresentados.

Vejamos agora a conclusão. Portanto, ações eficazes e eficientes são necessárias para solução dos vários problemas como políticas públicas contra a fome – geração de empregos; contra a guerra- defesa das minorias por meio de campanhas midiáticas e escolares e atitudes contra a degradação do meio ambiente – leis mais severas. Assim, o mundo será cada vez mais pacífico, diminuindo a miséria e os conflitos que impedem uma melhor qualidade de vida para as gerações futuras.

No terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver os graves problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais. Além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico. Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis – estas, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos –, encontram-se legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países subdesenvolvidos, sobretudo em certas regiões da África, a fome assola comunidades inteiras. Além disso, há décadas, assiste-se a inúmeros conflitos internacionais como as guerras do Vietnã, da Coréia, do Golfo, do Afeganistão as quais provocaram grande extermínio. Atualmente, testemunham-se conflitos nos países árabes, em alguns países membros da União Africana, sem falar dos conflitos da Síria, que têm causado apreensão à população mundial dada a violência que geram. Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de muitos que promovem desmatamentos desordenados, poluem as águas dos rios e destroem os ecossistemas. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local quase inabitável. Portanto, ações eficazes e eficientes são necessárias para solução dos vários problemas como políticas públicas contra a fome – geração de empregos; contra a guerra- defesa das minorias por meio de campanhas midiáticas e escolares e atitudes contra a degradação do meio ambiente – leis mais severas. Assim, o mundo será cada vez mais pacífico, diminuindo a miséria e os conflitos que impedem uma melhor qualidade de vida para as gerações futuras.