MAX SCHELER 1875-1928 INTRODUÇÃO GERAL.

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Transcrição da apresentação:

MAX SCHELER 1875-1928 INTRODUÇÃO GERAL

Oferecer uma visão de conjunto do pensamento de Max Scheler Objetivos Oferecer uma visão de conjunto do pensamento de Max Scheler

O que buscava Scheler “Adapta o método fenomenológico para aplicá-lo a questões de ética, teoria dos valores, filosofia social e da cultura e antropologia filosófica”. Obra principal: “Ética material dos valores”.

GÊNEO VULGÂNICO O que o ligava com A Fenomenologia: A aversão pelas construções abstratas; A capacidade de captar intuitivamente a verdade da essência. Scheler estende a aplicação do método fenomenológico ao campo da atividade moral

Husserl capta essência independentes da psicologia e da realidade Resumindo: Husserl capta essência independentes da psicologia e da realidade Scheler capta valores independentes da psicologia e ‘realidade’.

Ética imperativa (definir o bem em relação à lei moral) Scheler Kant Quero uma coisa: Ética imperativa (definir o bem em relação à lei moral) Somente é tal se universalizável Lei moral Prazer Falta qualquer base de avaliação objetiva. Quer-se alguma Coisa porque O exige a lei Moral ou porque Essa coisa Causa prazer. dever Kant Pusera a questão ética na alternativa entre: Prazer

imperativo moral: ética imperativa Lei moral: imperativo moral: ética imperativa = defini-se o bem em relação à lei moral Quero uma coisa Prazer: Falta qualquer base de avaliação objetiva observação Conceito fundamental da ética Kant: dever = a priori/universal/formal Scheler: valor = a priori/universal/material

Contra o formalismo Kantiano (concepção ética): CRÍTICO DE KANT: Contra o formalismo Kantiano (concepção ética): Kant: O querer uma coisa entre: Dever – quer alguma coisa porque exige a lei moral; 1 Prazer – quer alguma coisa porque essa coisa causa prazer – falta qualquer base de avaliação objetiva. 2 Portanto, para avaliar a ação moral, é preciso definir o bem em relação a lei moral, que somente é tal se universalizável.

Para Scheler essa ética imperativa é arbitrária: Tu deves porque deves: A ordem não é justificada; Não é o ‘dever’ que constitui o conceito fundamental da ética, mas sim o “Valor”. É ética do ressentimento, isto é, é a tensão entre o desejo e a impotência; Ética que, em nome do dever, esteriliza e bloqueia a plenitude e a alegria da vida.

Falha de Kant: Substancialmente: Não distinguir os ‘bens dos valores’: Substancialmente: Os bens são fatos (coisas que têm valor); Os valores são essências (são essências no sentido husserliano. Os valores são aquelas qualidades pelas quais os bens são coisas boas).

Exemplos: A máquina é um bem, seu valor é a utilidade A pintura é um bem, mas o é pelo valor da beleza O gesto é um bem, pelo valor de sua nobreza A lei é um bem, mas pelo valor da justiça.

Qualidades de Kant: A recusa a derivar o critério da conduta moral através de uma ‘indução’ a partir dos fatos empíricos O ter procurado construir uma lei moral a priori universal; A negação da ética do sucesso e o fato de recorrer à interioridade da lei moral.

O erro essencial de Kant: A lei moral como formal Scheler se mantém fiel: Ao apriorismo e à universalidade da norma moral, porém materialmente e não formalmente 1 Existem proposições a priori (necessárias e universais), no entanto, materiais; 2 3 Essas proposições versam não sobre fatos, mas sobre essências, isto é, valores. Scheler pretende chegar à fundação de uma ética ‘a priori’, não formal, mas material: ética moral dos valores e não dos bens.

Objetivo Fundamento moral Universal Formal Necessário Objetivo Fundamento moral Universal Material Necessário

Atividades Pesquisar o que seria para Scheler "Valor Material e o que seria Valor Formal".