Clique para editar o nome do autor Clique para editar o cargo do autor Clique para editar local e data Raquel Lisbôa GGRAS / DIPRO / ANS COSAÚDE – EXTRAORDINÁRIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Advertisements

VIGILÂNCIA DE CASO DE INFECÇÃO PELO HIV
GT Relatórios Internacionais em HIV e Aids
EPIDEMIOLOGIA Prof. Eduardo Furtado Flores
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
OFICINA DE TRABALHO »Vigilância de Casos Humanos
2 Dengue Conhecer para prevenir
PROGRAMA DE CONTROLE DA DENGUE Paraná UFPR SEED.
João Emanuel Santos de Araújo
Proposta para Atualização Planos de Contingência 2012/2013
Controle do Dengue Estado da Arte – Lacunas - Questões
EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
Educação Sanitária Andressa Comparin Claudia Moita Denisi Lins
PROMOÇÃO A SAÚDE PROTEÇÃO ESPECIFICA
Leishmaniose Visceral
Revisão do 2º Congresso sobre DST-AIDS Wim Vandevelde - EATG/GAT Investigação de uma vacina para o VIH o papel de Portugal e dos seus parceiros lusófonos.
DENGUE ABRIL 2008.
Programa Nacional de Controle da Malária Reunião da CAMS
Vigilância Epidemiológica
PROFESSOR: SANDRO RIBEIRO FERNANDES
INTRODUÇÃO DO VÍRUS CHIKUNGUNYA NO ESTADO DA BAHIA:
Aula 4 Viajar é preciso?. Febre chikungunya 2010 – primeiros casos importados.
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
Agente Voltaire Merques Fernandes
Documentos de Referência Febre do Chikungunya
DRIBLANDO A TUBERCULOSE
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Chikungunya.
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
CABO VERDE fim de um ciclo : II PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE LUTA CONTRA O VIH-SIDA
Panorama da Situação Epidemiológica na Bahia: Dengue, Febre Chikungunya e Doença Exantemática (ZIKA) DIVEP 28/09/2015.
CEJLL-NAVE Biologia Prof: Aline Lima
Vigilância Epidemiológica
Situação de microcefalia em Goiás
EVD PREPAREDNESS AND RESPONSE TRAINING PACKAGE Capacities at Points of Entry 1 |1 | Capacidades nos Pontos de Entrada.
CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO: DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPTY
Aedes: criadouros e soluções
DENGUE A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Doença infecciosa aguda causado por um vírus Há quatro sorotipos do vírus DenV.
Aedes aegypti Mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e da febre de chikungunya
Controle aedes na ufrgs
DENGUE CHIKUNGUNYA ZIKA
Fevereiro de 2016 Ação Emergencial de Controle do Aedes aegypti.
Ministério da Saúde Sala Nacional de Coordenação e Controle e Secretaria de Vigilância em Saúde 19 de maio de 2016 Saneamento e a prevenção de doenças.
“ Eu, um cidadão olímpico.”. Zika: Presidente de comitê olímpico do Quênia considera desistir dos Jogos Olimpíada do Rio ameaça reexportar o zika "O COI.
Dengue, zika e chikungunya
O que é o Aedes Aegypti? O Aedes aegypti é um mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes. Entre.
VIGILÂNCIA DE AIDS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Entre 1982 e 2014, o ERJ registrou : casos de Aids, sendo: casos (SINAN) SISCEL/SICLOM.
Brasil vem registrando um aumento significativo de recém-nascidos com suspeita de microcefalia, uma malformação congênita grave em que o cérebro não se.
DENGUEZIKA CHIKUNGUNYA Aedes aegypti Superintendência de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador Belo Horizonte, 29 de fevereiro de.
Há razões para se temer uma epidemia da gripe A H1N1?
Francisco George DIRECÇÃO-GERAL DA SAÚDE Gripe A(H1N1)2009.
RAIVA DOS HERBÍVOROS NO BRASIL
Diretor Geral de Controle de Doenças e Agravos
Clique para editar o título mestre Clique para editar o texto mestre – Segundo nível Terceiro nível – Quarto nível » Quinto nível Programa de Controle.
Resultados Goiás contra o Aedes Decidimos erradicar o Aedes Janeiro à Abril / 2016 Goiânia, 05 de Maio de 2016.
DENGUE CHIKUNGUNYA ZIKA
Situação epidemiológica do VIH/SIDA em Cabo Verde Praia, Fevereiro de 2007 Direcção Geral de Saúde Programa de Luta contra a SIDA/ Serviço de Epidemiologia.
Medida Provisória nº /03/2016 Amanda Borges.
Vigilância Epidemiológica e Farmacoepidemiologia no Brasil.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA DENGUE Curitiba, 28 de Março de /2016 Semana epidemiológica 31/2015 a 12/2016.
Epidemiologia Descritiva
BVS Brasil: Panorama da Rede Avanços do Espaço Colaborativo Cláudia Guzzo, Coordenadora Bárbara Uehara, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião do Comitê.
. Organização Mundial da Saúde. A OMS é uma agencia especializada subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU) que foi fundada no dia 7 de abril.
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Sua principal bandeira é o direito à educação, independentemente do gênero, fazendo.
Por Joára Mágna Alves Ferreira Entenda mais sobre o Zika Vírus.
AVIAÇÃO AGRÍCOLA NO COMBATE A VETORES. QUEM SOMOS - SINDAG o 25 anos em 2016; o Atuação em todo o território nacional; o 125 empresas associadas; o Total.
Dengue Chikungunya Zika
Clique para editar o nome do autor Clique para editar o cargo do autor Clique para editar local e data Raquel Lisbôa GGRAS / DIPRO / ANS COSAÚDE – EXTRAORDINÁRIO.
Transcrição da apresentação:

Clique para editar o nome do autor Clique para editar o cargo do autor Clique para editar local e data Raquel Lisbôa GGRAS / DIPRO / ANS COSAÚDE – EXTRAORDINÁRIO VÍRUS ZIKA Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 2016

2  Introdução  Ações da ANS no combate à Dengue, Chikungunya e Zika  Próximas ações  Apresentações do Ministério da Saúde – SAS e SVS Agenda

3 3 HISTORICAL TIMELINE MAP (1947 – 2016) TIMELINE OF COUNTRIES Fonte: OMS, 2016.

4 4 HISTORICAL TIMELINE MAP (1947 – 2016) TIMELINE OF COUNTRIES Fonte: OMS, 2016.

5 Introdução Fatos importantes:  O vírus Zika tem a epidemiologia, a apresentação clínica e o ciclo de transmissão em ambiente urbano semelhantes aos vírus da febre chikungunya e da dengue, apesar de geralmente causar uma doença mais branda.  Não existe tratamento específico.  Em 22 de janeiro de 2016 o Brasil reportou um aumento de casos de Sindrome de Guillan Barré em nível nacional.  Em 27 de janeiro de 2016 o Brasil reportou 4180 casos suspeitos de microcefalia, contrastando com a média de163 casos reportados nacionalmente por ano.  Após a eclosão Zika na Polinésia Francesa, autoridades de saúde relataram um aumento anormal do número de malformações congênitas em bebês nascidos entre março de 2014 e maio de Dezoito casos foram notificados, nove dos quais foram diagnosticados como microcefalia.  Outros países com surtos atuais (Cabo Verde, Colômbia, El Salvador e Panamá) não relataram um aumento na microcefalia. Fonte: OMS, 2016

6 Introdução Fatos importantes:  O Comitê de Emergência da OMS declarou, em fevereiro de 2016, que os recentes surtos de microcefalia e outras desordens neurológicas no Brasil configuravam “Estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional”.  Destaca-se que as epidemias pelo vírus Zika podem ocorrer globalmente, devido às tendências recentes, incluindo as alterações climáticas, a rápida urbanização e a globalização.  Para as Américas, prevê-se que o vírus Zika continue a se espalhar e provavelmente vai chegar a todos os países e territórios onde o Aedes aegypti é encontrado.  Acredita-se que outras espécies de Aedes possam ser vetores competentes para o vírus Zika e têm um alcance geográfico muito maior. Por exemplo, o Aedes albopictus é encontrado em climas temperados. Fonte: OMS, 2016

7 Recomendações OMS – fev  The Zika situation is particularly serious because of the potential for further international spread, given the wide geographical distribution of the mosquito vector, the lack of population immunity in newly affected areas, and the absence of vaccines, specific treatments and rapid diagnostic tests.  WHO has activated its Emergency Operations incident management system to coordinate the international response to this outbreak. Margaret Chan / Director-General

8 Recomendações OMS – fev VIGILÂNCIA Fornecer informações epidemiológicas atualizadas e precisas sobre a doença do vírus Zika, síndromes neurológicas e malformações congênitas. 2. RESPOSTA Envolver as comunidades para comunicar os riscos associados e promover comportamentos de proteção, reduzir a ansiedade, o estigma, dissipar rumores e equívocos culturais. Aumentar esforços para controlar a propagação do Aedes e outras espécies de mosquitos, bem como fornecer acesso a equipamentos de medidas de proteção pessoal e suprimentos. Fornecer orientação e mitigar o impacto potencial nas mulheres em idade fértil e aquelas que estão grávidas, bem como famílias com crianças afetadas pelo vírus Zika. 3. PESQUISA Investigar o aumento relatado na incidência de microcefalia e síndromes neurológicas, incluindo a sua possível associação com a infecção pelo vírus Zika. Acelerar as pesquisas e o desenvolvimento de novos produtos (por exemplo, diagnósticos, vacinas, terapêuticas).

Clique para editar o nome do autor Clique para editar o cargo do autor Clique para editar local e data AÇÕES DA ANS - CAMPANHA COMBATE ZIKA, DENGUE E CHIKUNGUNYA

10 Objetivos Disseminação de informações confiáveis sobre Zika, Dengue e Chikungunya (diagnóstico, tratamento e prevenção) oriundas do Ministério da Saúde :  Para a População em geral  Setor Saúde Suplementar – Prestadores de Serviços, Operadoras e beneficiários

11 Ações desenvolvidas Destinadas às Operadoras  Disseminação de texto no Portal da ANS com link para o portal do Ministério da Saúde.Portal da ANS  direcionado às Operadoras convidando-as a disseminarem as ações de prevenção descritas no site do Ministério da Saúde e ANS para os seus prestadores de serviços, beneficiários e colaboradores.  Hot Site

12 Ações desenvolvidas Utilização das peças publicitárias criadas pelo Ministério da saúde nas redes sociais e no portal da ANS Veiculadas para a população pela ANS

13 Ação proposta Reunião com Representantes do Setor Saúde Suplementar - COSAÚDE Reunião 24 de fevereiro de 2016 com a participação do Ministério da Saúde e representantes do setor.

14 Próxima ação Reunião com Grupo Técnico - COSAÚDE (Incorporação) Data: 08 de março, as 10h Enviar para o até dia 04 de  Nome de 01 representante (técnico) por instituição  Material técnico atualizado

15 Obrigada! | Disque ANS: ansreguladora ans_reguladora