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ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Rossilene Araújo Guzzo 01 “ Líder é o que tem capacidade de conseguir que outras pessoas façam o que não querem e, ainda.

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1 ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Rossilene Araújo Guzzo 01 “ Líder é o que tem capacidade de conseguir que outras pessoas façam o que não querem e, ainda assim, gostem de fazê-lo.” Harry Truman 09 AULA GESTÃO DE PROCESSOS

2 02 09 AULA Gestão de Processos é uma tendência moderna da administração que define a organização como um sistema dinâmico, transformando insumos em produtos e serviços, e implica em: Reformular os conceitos de gestão. Leva as organizações, em buscar novas estruturas. Busca de novos mecanismos que auxiliem o entendimento do negócio sob o ponto de vista do mercado, do cliente e do usuário de seus produtos e serviços.

3 GESTÃO DE PROCESSOS PROCESSO FATOR-CHAVE PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL 09 AULA

4 CADEIA DE RELAÇÕES CAUSAIS DO SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES Considerando: SUCESSO= OBJETIVO ESTRATÉGICO Sucesso depende da SATISFAÇÃO DO CLIENTE que depende do VALOR AGREGADO PELO PRODUTO 09 AULA que depende de CUSTOS/PRAZOS/QUALIDADE/MARCA Os quais dependem dos PROCESSOS

5 ELEMENTOS BÁSICOS PARA GESTÃO POR PROCESSO GESTÃO DE PROCESSOS 09 AULA OBJETIVOS a serem alcançados RECURSOS disponíveis PROCESSOS existentes PROCESSOS existentes devem ser: Alinhados com a estratégia global Eficazes (para atingir os objetivos) Eficientes (para otimizar o uso dos recursos)

6 Gestão por Processos Repetindo: É importante! Todo trabalho é viabilizado através de uma rede de processos. Toda pessoa faz parte de um processo Todo processo gera um produto (saídas) Todo processo tem um cliente (interno ou externo) Todo processo requer entradas * Todo processo tem fornecedores 09 AULA

7 O que a empresa deve fazer para tornar o redesenho de processos viável e funcional? Os gestores deverão estar dispostos, principalmente, a romper com o passado e quebrar alguns paradigmas de gestão e de comportamento. Essa mudança deve ser monitorada e requer uma estruturação passo a passo, que começa pela conscientização e capacitação dos envolvidos. Por que o redesenho é uma boa solução? Porque os ganhos da organização estão sendo contabilizados pela eliminação das atividades desnecessárias, adequando e concentrando os esforços nas operações que realmente alavancam a vantagem competitiva, agregando valor ao cliente, trazendo também, resultados as pessoas que nela trabalham, que passam a conhecer e a entender a cadeia de valor e sua importância no processo, o que tem sido um grande fator de motivação e comprometimento. 09 AULA 05 GESTÃO DE PROCESSOS

8 Organização Horizontal - Uma organização horizontal ou achatada é a que minimiza o número de níveis hierárquicos de modo a estar mais perto dos clientes e em que os trabalhadores estão também mais próximos dos níveis de decisão. É um conceito que propõe acabar com a pirâmide hierárquica das organizações tradicionais. A sua vantagem principal é tornar os circuitos de decisão mais curtos, logo mais rápidos. Os empregados, sentindo-se menos vigiados, revelam maior empenho e criatividade. Este tipo de organização tornam-se mais leves e flexíveis, uma vez que existe uma maior descentralização das responsabilidades. 09 AULA GESTÃO DE PROCESSOS

9 GESTÃO DO CONHECIMENTO O Conhecimento se tornou a principal vantagem competitiva de uma empresa, e esse conhecimento, está na mente das pessoas que compõe essas organizações, logo, as pessoas mais qualificadas são mais valorizadas. Capital Intelectual É a soma de informações, conhecimentos e experiências de todos os componentes de uma empresa, que ao utilizarem, geram riquezas e vantagens competitivas. Ele sendo um capital intangível, permite que a empresa reaja bem mais rápido a concorrência. GESTÃO DO CONHECIMENTO 09 AULA

10 09 AULA GESTÃO DO CONHECIMENTO É o conjunto de esforços que ordenados e sistematizados criam novo conhecimento, que será transmitido aos que dele precisam na organização, com a finalidade de incorporá-lo aos seus produtos, serviços e sistemas. ESTRATÉGIAS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO Definir os critérios de escolha do tipo de conhecimento que a empresa planeja obter; A forma de consegui-lo e distribuí-lo.

11 09 AULA GESTÃO DO CONHECIMENTO Tipos de conhecimentos: Conhecimento tácito : É muito pessoal e difícil de formalizar, transmitir e compartilhar; está enraizado nas ações e experiências de uma pessoa, assim como, em suas emoções e valores. Para que ele seja comunicado e compartilhado dentro da empresa, terá que ser convertido em palavras ou números que qualquer pessoa possa compreender. Conhecimento explicito: Pode ser expresso sob a forma de números e palavras, processado por um computador, transmitido eletronicamente ou mesmo, armazenado em bancos de dados.

12 09 AULA GESTÃO DO CONHECIMENTO PROCESSOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO No centro desse tipo de gestão, existem quatro processos: Geração, Organização; Desenvolvimento e Distribuição do Conteúdo. Geração: incentivar as pessoas a identificar o conteúdo desejado, e a contribuir com suas idéias, vencendo barreiras tecnológicas, culturais e psicológicas. Organização: ao ser coletada a informação, ela deve ser organizada e ordenada para ser representada e recuperada eletronicamente com rapidez e facilidade.

13 09 AULA GESTÃO DO CONHECIMENTO Desenvolvimento: é a seleção e refinamento do material para aumentar seu valor ao usuário. Há três tipos de conhecimento que devemos armazenar na rede:  páginas amarelas da empresa: contratos da empresa, quais os fornecedores e clientes atuais e potenciais, quais as habilidades e os conhecimentos disponíveis na empresa e por quem.  lições aprendidas: o conhecimento adquirido nos projetos, decisões que foram tomadas de maneira correta ou errada e por quê.  inteligência do concorrente: planos, produção, produtos, clientes, preços e processos de venda. Distribuição: como as pessoas acessam o material. Tornando fácil o material de ser encontrado ou encorajando seu uso.

14 09 AULA GESTÃO DO CONHECIMENTO A maneira de recuperação desse material deve ser bem elaborada, usando as técnicas disponíveis das ciências das informações, de forma a obter rápido e facilmente esse material de trabalho aos que dele precisam.

15 GESTÃO DO CONHECIMENTO 09 AULA

16 Referências CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística.-7.ed. São Paulo: Atlas, 2000. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria da administração: 6.ed.Rio de Janeiro:Elsevier,2000. LACOMBE, Francisco José Masset. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003. MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Introdução à administração.- 6.ed. São Paulo: Atlas, 2004. MONTANA, Patrick J. Administração. 2º ed. São Paulo: Saraiva, 2003. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebolsas de. Sistemas, organizações e métodos: uma abordagem gerencial.-13.ed. São Paulo: Atlas,2002.


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