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RNP/PAL/0200 © 2003 – RNP Inclusão Digital 3a. Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 17 de novembro de 2005.

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1 RNP/PAL/0200 © 2003 – RNP Inclusão Digital 3a. Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 17 de novembro de 2005

2 Agenda Como (e quando) chegar a inclusão digital dos brasileiros? Cenário Amplo O que é Inclusão Digital Cenário no Brasil Sugestões de debates anteriores Um desafio válido e urgente

3 O cenário global A convergência é uma realidade ! Telecomunicações, Informática e Conteúdos estão já indissociáveis na oferta de bens e serviços O momento favorece avanços expressivos com o uso de tecnologias inovadoras O marco regulatório desta sociedade do conhecimento não está pronto

4 Ministério da Educação Outras iniciativas: Piraí, Mangaratiba

5 Redes mais eficientes Fibra óptica Tecnologia simples um cabo, dezenas de fibras, centenas de s, centenas de Gbps (WDM) Rede Ethernet (“rede local”) Tecnologia LAN atinge longa distâncias (ex. 100 Km) Simplicidade para implantação e uso Não requer outros equipamentos tradicionais de telecomunicações Baseada em abundância de capacidade X otimização de capacidade 10 Mbps, 1 Gbps, 10 Gbps

6 Rede MetroBel 12 participantes 29 pontos de acesso 42 Km de cobertura

7 MetroBel Custo x Benefício Caso da Rede Comunitária Metropolitana de Belém Serviços de Telecom – atual 256Kbps = R$ 20 mil/ano 1.0 Mbps = R$ 42 mil/ano Investimento em infra própria R$ 1.1 milhões / 5 anos R$ 120 mil / ano (manutenção) ~ R$ 11.3 mil para 1Gbps!!

8 OC-12 MAN Scale 100 Km CANARIE - RISQ Fiber Network Dark fiber Leased bandw. 250 Km 450 Km OC-48

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11 O cenário global O trabalho mudou na sociedade do conhecimento Novas habilidades são requisitos essenciais para o desenvolvimento pessoal e o emprego O modelo educacional precisa ser capaz de lidar com estas necessidades da sociedade As empresas são profundamente afetadas pela sua condição de acesso e (re)uso das informações e conhecimento disponíveis

12 A Indústria de TIC no Brasil Indústria com importância crescente na maioria dos países (década de 90) –2,7% PIB para 2,1% PIB (BR) –5,8% PIB para 8,3% PIB (US) –Três maiores ocupações no Brasil 23%doméstico 15% vendedor 10%construção –Deficit comercial relacionado à nova economia aumentou $ 300 milhões/ano para $ 5 bilhões/ano Fonte: Pochmann

13 O que fazer? A possibilidade da inclusão social passa necessariamente pelas políticas e estratégias de inclusão digital para empresas, escolas e para o cidadão Criar as condições para inclusão na sociedade do conhecimento –permitir acesso e capacitação para as novas formas de produção –facilitar a autonomia destes atores para expressão e a geração de conhecimento Necessidade de políticas públicas que definam diretrizes e promovam a articulação dos vários atores

14 O que é Inclusão Digital ÊInfra-estrutura Física –Acesso universal de disponibilidade e qualidade assegurada, inclusive de plataformas para acesso –Não é um fim em si, mas tem a capacidade de limitar o uso, criar barreiras para cobertura global –Requer um modelo de sustentabilidade Fonte: Terra, Silveira ËDesenvolvimento de Habilidades –Cria capacidade e autonomia no indivíduo para selecionar, definir, analisar, organizar, colaborar, dissemininar ÌGestão Eficiente –Determinação de política, diretrizes e prioridades para as ações em alto nível –Execução baseada em parcerias e descentralizada em larga escala

15 Cenário no Brasil - Barreiras Capacitação dos pro-motores –O pequeno empresário e o professor não tem acesso e tampouco dominam/conhecem estas habilidades Regulação –incentivo à criação e uso de redes inovadoras –acesso ao espectro sem licença para aplicações em educação e pesquisa –desagregação de infra-estrutura Preço –determina a rapidez de adoção de novas tecnologias –custo dos terminais é muito maior que o acesso

16 Cenário no Brasil - Barreiras Gestão ineficiente –Ações importantes em curso mas com descontinuidade no tempo e impacto fragmentado –Falta consenso sobre políticas para inclusão digital Infra-estrutura de acesso –disponibilidade e abrangência “FTTD (fiber to the dense) ou FTTR (fiber to the rich)”

17 Cenário no Brasil - Impulsionadores Interesse público –recursos para iniciativas de universalização de acesso (FUST) –subsídios para comunidades especiais –redes comunitárias ou regionais/estaduais Tecnológicas –novos materiais e sistemas, novos software e protocolos Competição, onde há lucro –xDSL, cabo, rádio 2,5 milhões conexões banda larga para Internet 90% de aumento de 2003 para 2004

18 Cenário Brasil - Internet Empresas –17% micro-empresas no setor de distribuição SP (FIESP/USP 2005) Cidadãos –15% da população tem acesso regular (EBIT 2005) 0,5 % na classe E (PNAD 2003) Escolas –19% das 179.000 escolas (MEC)

19 Sugestões de Debates Anteriores  Conectividade Física ou Infra-estrutura -Infra-estrutura eficiente para acesso ao interior; -Criação de postos de reciclagem de materiais de informática dentro dos telecentros; -Estímulo ao desenvolvimento de tecnologias assistivas; -Fomentar a pesquisa para conversão de softwares especiais para plataforma Linux;

20 Dedos dos P é s Dedos dos P é s a Internet é o ú nico espa ç o em que esse fato é evidente “ Como você pode ver, uso o computador de uma maneira diferente, com os dedos dos p é s. A razão disso é que, devido a um acidente de parto em que me faltou oxigênio, fiquei com uma paralisia cerebral. Apesar disso, minhas fun ç ões mentais não foram prejudicadas e sou mental e psicologicamente normal – a Internet é o ú nico espa ç o em que esse fato é evidente: em geral, as pessoas têm uma imensa dificuldade em acreditar que não tenho retardo mental, problemas de percep ç ão ou pelo menos uma ingenuidade elefantina. ” “ Superar essa dificuldade de comunica ç ão foi um longo processo, o qual foi da compra de uma m á quina de escrever el é trica – que hoje me parece algo da Idade da Pedra – at é o ingresso na Internet, cuja etapa mais importante foi a confec ç ão de uma t á bua com letras e n ú meros, coisa simples mas que me permitiu conversar em tempo real – uso todos esses meios do mesmo modo, com os dedos dos p é s. ” http://www.truenet.com.br/ronaldo/ Tecnologias Assistidas - Acessibilidade

21 INOVA NORDESTE INICIATIVAS TRANSVERSAIS AOS SEGMENTOS TRANSPOSIÇÃO DO CONHECIMENTO –Criação de programas diferenciados de capacitação, fixação e mobilização de Recursos Humanos no interior –Infra-estrutura de comunicação ótica para Educação, Pesquisa e Inovação no Nordeste Redes inovadoras - acesso para APLs

22 Sugestões dos Debates Anteriores  Desenvolvimento de Habilidades -Criação de telecentros temáticos para potencialização das vocações; -Formar multiplicadores em tecnologias assistivas para escolas e empresas; -Formação de equipes multidisciplinares para assessoria em acessibilidade; -Difusão de fóruns e seminários para sensibilização; -Estruturar ambientes digitais, em todos os níveis de ensino, rompendo as relações hierarquizadas de saber existentes nas estruturas tradicionais -Trabalhar a Cibercidadania e conflito: a natureza dos crimes digitais e os conflitos on-line deles decorrentes como um dos ônus da cibercidadania; -Consciência e capacitação para uso de tecnologias – boas universidades

23 Sugestões dos Debates Anteriores ÌGestão Eficiente -Disponibilizar o FUST para fomentar pesquisa e desenvolvimento para Inclusão Social; -Estimular a criação e desenvolvimento de Centros de Inclusão Social e Digitais, com sede própria ou dentro das escolas públicas e entidades da sociedade civil com o objetivo de promover um programa extra-classe de formação complementar; -Progresso na apropriação das empresas de software de TI, com barreiras: lei de informática e necessidade de regras para uso do FUST; -Trabalho em conjunto com os diversos órgãos governamentais; -Difusão de telecentros; -Formas de incentivo no uso de laboratórios de informática em instituições públicas e privadas; -Bolsas para monitores e profissionais multidisciplinares; -Incentivos fiscais; -Construção de indicadores e métricas para acompanhamento; -Sensibilização e possibilidades de inclusão em empresas e instituições de ensino;

24 Sugestões dos Debates Anteriores  Gestão Eficiente -Inclusão sócio-digital; -Fomento de cooperativas populares para a produção e difusão das tecnologias assistivas; -Fomento de pesquisas para desenvolvimento de TA com menor custo e facilidade de acesso; -Trabalhar com RBC (Reabilitação Baseada na Comunidade) como meio de fomento das tecnologias assistivas; -Criação de cotas para projetos para tecnologias assistivas nos editais; -Premiação ou concurso para tecnologias assistivas; -Inclusão de idosos e pessoas com deficiências nos infocentros; -Fomento a produção de tecnologias em Braille.

25 Diretriz Estratégica: Livro Branco da C&T&I, 2002 “Educar para a sociedade da informação” –Induzir um ambiente favorável a um aprendizado permanente –Difundir a cultura científica e tecnológica da sociedade –Ampliar as condições de acesso e uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para os distintos segmentos da sociedade –Estimular a utilização da TIC na universalização do acesso à educação científica e tecnológica –Incentivar o envolvimento dos meios de comunicação na cobertura dos assuntos de C&T&I –Contribuir para modernizar e aperfeiçoar o ensino de ciências –Promover e apoiar a implantação de museus e exposições de C&T

26 Um desafio válido e urgente Um acesso banda larga por escola de ensino básico –179 mil escolas, com 145 mil sem acesso 60% rurais, 89.000 com telefone, 49 milhões de alunos –1,5 milhões de computadores (10 computadores por escola) –145 mil acessos de 256 Kbps Os terminais são 80% do custo total em 3 anos –R$ 2,100 bilhões (1 PC = R$ 1,4 mil) –R$ 522 milhões (1 Acesso = R$ 100/mês) Há recursos, mas não conseguimos consenso –Brasil conseguiu um grande feito ao universalizar o ensino fundamental –Nosso desafio maior é o capital humano –Conteúdo Web em português: 2% em 1999; 1% em 2002 –Não existe cliente mais rentável que uma escola! –Uma solução para as escolas se aplicará a bibliotecas, postos de saúde e telecentros

27 Redes Estaduais: ex. Santa Catarina - RCT-SC Outras iniciativas: Paraná Digital, PE Digital, RedeRio, Infovias GO, REPAM, Escolas em BH

28 Prover acesso universal para as Escolas Difundir a implantação de redes Gigabit de educação em áreas metropolitanas como uma prioridade Definição de banda larga > 64 Kbps é claramente inadequada Permitir que sejam eliminadas barreiras anticompetitivas legais e regulatórias para a implantação de redes comunitárias Permitir que municípios que implementem redes comunitárias tenham acesso aos recursos de universalização Permitir que existam áreas de outorga do SCD em nível municipal

29 Conteúdos em Português na Web: OCLC Trends in the Evolution of the Public Web 1998 - 2002 Regulatel - Panorama General de la Banda Ancha en AL y su Evolución Temporal - ago 2005 Redes Comunitárias Metropolitanas de Educação e Pesquisa - www.redecomep.rnp.br Parcerias Estratégicas - Inclusão Social - CGEE - http://www.cgee.org.br/parcerias/p20.php#p1 Inclusão Social - IBICT - http://www.ibict.br/revistainclusaosocial/ Obrigado! Referências:


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