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cenários e perspectivas.

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Apresentação em tema: "cenários e perspectivas."— Transcrição da apresentação:

1 cenários e perspectivas.
Currículo : cenários e perspectivas.

2 Tomaz Tadeu da Silva O que é uma teoria do currículo? Quando se pode dizer que se tem uma “teoria do currículo”? Onde começa e como se desenvolve a história das teorias do currículo? O que distingue uma teoria do currículo? Da teoria educacional mais ampla?

3 Quais são as principais teorias do currículo?
O que distingue as teorias tradicionais das teorias críticas do currículo? O que distingue as teorias críticas do currículo das teorias pós-críticas?

4 Teoria – representa, reflete, espelha a realidade;
É uma imagem, um reflexo, um signo de uma realidade que – cronologicamente, ontologicamente – a precede “Ao descrever um objeto, a teoria, de certo modo, inventa-o”. T. Tadeu Teoria * Discurso

5 Bobbit – 1918 Currículo visto como um processo de racionalização de resultados educacionais, cuidadosa e rigorosamente especificados e medidos. O modelo institucional dessa concepção de currículo é a fábrica.Sua inspiração teórica é a administração científica, de Taylor. Neste modelo, os estudantes devem ser processados como um produto fabril.

6 Para Bobbit o currículo é a especificação precisa de objetivos, procedimentos e métodos para a obtenção de resultados que possam ser precisamente mensurados. Aquilo que Bobbit dizia ser currículo passou, efetivamente, a ser o currículo.

7 “Uma definição não nos revela o que é, essencialmente, o currículo: uma definição nos revela o que uma determinada teoria pensa o que o currículo é.” O quê ? Pergunta chave... As diferentes teorias de currículo recorrem a discussões sobre a natureza humana, sobre a natureza da aprendizagem ou sobre a natureza do conhecimento, da cultura e da sociedade. O que eles ou elas devem saber? Qual conhecimento ou saber é considerado importante ou válido ou essencial para merecer ser considerado parte do currículo?

8 O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai constituir, precisamente, o currículo. O quê? Por quê? O que eles ou elas devem ser? O que eles ou elas devem se tornar? Qual o tipo de ser humano desejável para um determinado tipo de sociedade?

9 Uma teoria define-se pelos conceitos que utiliza para conceber a realidade.
Os conceitos de uma teoria organizam e estruturam nossa forma de ver a realidade.

10 Teorias tradicionais Ensino Aprendizagem Avaliação Metodologia Didática Organização Planejamento Eficiência Objetivos

11 Reprodução cultural e social Poder Classe social capitalismo
Teorias Críticas Ideologia Reprodução cultural e social Poder Classe social capitalismo Relações sociais de produção Conscientização Emancipação e libertação Currículo oculto Resistência

12 Identidade, alteridade, diferença Subjetividade
Teorias pós-críticas Identidade, alteridade, diferença Subjetividade Significação e discurso Saber-poder Representação Cultura Gênero,raça, etnia, sexualidade Multiculturalismo

13 O currículo é lugar, espaço, território.
O currículo é relação de poder. O currículo é trajetória, viagem, percurso. O Currículo é autobiografia, nossa vida, curriculum vitae: no currículo se forja nossa identidade. O currículo é texto, discurso, documento O currículo é documento de identidade.

14 Muitos caminhos existem...
Cabe ao educador, decidir, escolher criticamente e... trilhar com ética e competência...

15 Segundo as imagens... Que diferenças existem entre estas duas práticas pedagógicas?

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17 Somos todos iguais?

18 Segundo as imagens... Pensem... Que homem queremos formar?

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