A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Wildson Luiz Pereira dos Santos UnB,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Wildson Luiz Pereira dos Santos UnB,"— Transcrição da apresentação:

1 Wildson Luiz Pereira dos Santos UnB, wildson@unb.br
Ciclo de conferências: teoria crítica da tecnologia II Wildson Luiz Pereira dos Santos UnB, Programa de Pós-Graduação em Educação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

2 Wildson Luiz Pereira dos Santos UnB, wildson@unb.br
Educação científica sob abordagem CTS – ciência, tecnologia, sociedade: desafios, tendências e resultados de pesquisa Wildson Luiz Pereira dos Santos UnB, Programa de Pós-Graduação em Educação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

3 SUMÁRIO Educação científica CTS Tendências Pesquisas Química Cidadã
Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos SUMÁRIO Educação científica CTS Tendências Pesquisas Química Cidadã

4 EDUCAÇÃO CIENTÍFICA CTS
Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos Tendências Pesquisas Química Cidadã EDUCAÇÃO CIENTÍFICA CTS

5 Ciclo Conferência CTS - UnB
Wildson Santos Movimento CTS O movimento CTS surgiu, em meados do século XX, em resposta à insatisfação: concepção tradicional da ciência e da tecnologia, problemas políticos e econômicos relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico; e degradação ambiental. (GONZÁLEZ GARCÍA, CEREZO, LUJÁN,1996).

6 Origem Movimento CTS no Ensino de Ciências (Aikenhead, 2003)
Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos Origem Movimento CTS no Ensino de Ciências (Aikenhead, 2003) Necessidade de inovar a educação científica: influência dos movimentos sociais e acadêmicos (CTS – campo); descontentamento com o ensino de ciências (CTS – slogan: educação científica para cidadania / educação humanística).

7 Currículos com ênfase em CTS
Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos Currículos com ênfase em CTS Segundo Roberts (1991), tratam das inter-relações entre explicação científica, planejamento tecnológico e solução de problemas, e tomada de decisão sobre temas práticos de relevância social.

8 Para Roberts (1991), currículos CTS apresentam uma concepção de
Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos Para Roberts (1991), currículos CTS apresentam uma concepção de Ciência: como atividade humana que é intimamente relacionada à tecnologia e às questões sociais; Sociedade: com uma visão sofisticada de como são tomadas decisões sobre problemas sociais relacionados à ciência e tecnologia;

9 Para Roberts (1991), currículos CTS apresentam uma concepção de
Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos Para Roberts (1991), currículos CTS apresentam uma concepção de Aluno: como alguém preparado para tomar decisões e que compreenda a base científica da tecnologia e a base prática das decisões; e Professor: como aquele que desenvolve o conhecimento comprometido com as inter-relações complexas entre ciência, tecnologia e decisões.

10 Ciclo Conferência CTS - UnB
Wildson Santos Educação CTS A proposta curricular de CTS corresponde a uma integração entre educação científica, tecnológica e social, em que os conteúdos científicos e tecnológicos são estudados juntamente com a discussão de seus aspectos históricos, éticos, políticos e socioeconômicos (López-Cerezo, 1996).

11 Ensino Clássico e Ensino CTS (Zoller e Watson, 1974)
Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos Ensino Clássico e Ensino CTS (Zoller e Watson, 1974) ENSINO CLÁSSICO ENSINO DE CTS 1. Organização conceitual da matéria a ser estudada. 1. Org. em temas tecnológicos e sociais. 2. Método científico (Inv., obs., exp., coleta de dados e descob.). 2. Potencialidades e limitações da tecnologia. 3. Ciência como modo de explicar o universos. 3. Exploração, uso e decisões são submetidas a julgamento de valor. 4. Busca da verdade científica. 4. Prevenção de consequências. 5. Ciência como processo, ativ. univ., corpo de conhecimento. 5. Desenvolvimento tecnológico depende das decisões humanas.

12 Ensino Clássico e Ensino CTS (Zoller e Watson, 1974)
Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos Ensino Clássico e Ensino CTS (Zoller e Watson, 1974) ENSINO CLÁSSICO ENSINO DE CTS 6. Ênfase à teoria para articulá-la com a prática. 6. Ênfase à prática para chegar à teoria. 7. Lida com fenômenos isolados do ponto de vista discip. (análise dos fatos, exata e imparcial). 7. Lida com problemas no seu contexto real (abordagem interdisciplinar). 8. Busca novos conhecimentos para compreensão do mundo natural (ânsia de conhecer). 8. Busca implicações sociais dos problemas tecnológicos; tecnologia para a ação social.

13 Ensino de ciências com enfoque CTS
Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos Ensino de ciências com enfoque CTS CIÊNCIA SOCIEDADE TECNOLOGIA

14 Educação para cidadania
Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos CTS (SANTOS e AULER, 2011) Ensino de Ciências C T Educação tecnológica S Educação para cidadania

15 Educação para cidadania
Wildson Santos CTS Ensino de Ciências C C T S T Educação tecnológica S Educação para cidadania Ciclo Conferência CTS - UnB

16 Ciclo Conferência CTS - UnB
Wildson Santos Educação CTS A proposta curricular de CTS corresponde a uma integração entre educação científica, tecnológica e social, em que os conteúdos científicos e tecnológicos são estudados juntamente com a discussão de seus aspectos históricos, éticos, políticos e socioeconômicos (López-Cerezo, 1996).

17 Objetivos do Ensino CTS
Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos Objetivos do Ensino CTS Auxiliar o aluno no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e qualidades afetivas necessárias para tomar decisões responsáveis sobre questões de CTS e atuar naquelas decisões que caminhem na solução de tais questões (Rubba e Wiesenmayer, 1988).

18 Objetivos do Ensino CTS
Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos Objetivos do Ensino CTS O propósito da educação CTS é promover o letramento em ciência e tecnologia, de maneira que se capacite o cidadão a participar no processo democrático de tomada de decisão e se promova a ação cidadã encaminhada à solução de problemas relacionados à tecnologia na sociedade industrial (Walks).

19 Objetivos do Ensino CTSA
Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos Objetivos do Ensino CTSA Tomada de decisão para a ação social responsável, desenvolvendo um senso de responsabilidade nos alunos para os problemas sociais e ambientais, tanto os atuais como os futuros. Nessa perspectiva, a ação social nos cursos CTS incorpora o mesmo ideal das propostas curriculares de educação ambiental.

20 Ciclo Conferência CTS - UnB
Wildson Santos

21 Categorias de cursos de CTS (Aikenhead, 1994)
1. Estudo de conteúdo de CTS como elemento de motivação. 2. Incorporação eventual do conteúdo de CTS ao conteúdo programático. 3. Incorporação proposital do conteúdo de CTS ao conteúdo programático. 4. Estudo de disciplina científica específica (Química, Física e Biologia) por meio de conteúdo de CTS. 5. Estudo de Ciências por meio do conteúdo de CTS. 6. Estudo de Ciências totalmente desenvolvido pelo conteúdo de CTS. 7. Incorporação do estudo de Ciências ao conteúdo de CTS. 8. Estudo de conteúdo de CTS. Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos

22 Classificação do ponto de vista das implicações da tecnologia:
Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos Classificação de cursos de ciências com enfoque CTS (Auler e Delizoicov, 2001) Classificação do ponto de vista das implicações da tecnologia: Visão reducionista. Visão ampliada.

23 DC DT DE DS AULER (2010): MITOS TECNOCRÁTICOS - NEUTRALIDADE
Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos AULER (2010): DC DT DE DS SUPERIORIDADE MODELO DE DECISÕES TECNOCRÁTICAS PERSPECTIVA SALVACIONISTA/REDENTORA ATRIBUÍDA À CT DETERMINISMO TECNOLÓGICO MITOS TECNOCRÁTICOS - NEUTRALIDADE

24 Tendências PESQUIsAS Química Cidadã Ciclo Conferência CTS - UnB
Wildson Santos Química Cidadã Tendências PESQUIsAS

25 Trajetória CTS no Brasil
Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos Trajetória CTS no Brasil 1970: Preocupação com aplicações da Ciência no currículo (Krasilchick, 1987). 1990: Conferência Internacional sobre Ensino de Ciências para o século XXI: ACT – Alfabetização em ciência e tecnologia. Década de 90: Primeiras dissertações e teses.

26 Estado da arte do estado da arte em CTS (Strieder, 2012)
Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos Estado da arte do estado da arte em CTS (Strieder, 2012) 10 trabalhos publicados entre 2008 e 2009 (revisão de 2000 a 2009). Poucos trabalhos em CTS: “Os números mostram que a produção acadêmica em CTS ou CTSA ainda é pouco expressiva nos periódicos nacionais em relação à produção total do campo de pesquisa em ensino de ciências. Em um universo de 2921 artigos levantados, apenas 23 artigos se declaravam CTS ou CTSA, ou seja, apenas cerca de 0,78 % da produção.” (Abreu et al., 2009, p. 5).

27 Produção Brasileira em Ensino de CTS
Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos Produção Brasileira em Ensino de CTS Produção Observação Livros 4 Dissertações 158 Palavras-chaves: CTS, CTSA (até 2011) Teses 19 Artigos 88 Revisão Álvaro et al em 22 periódicos (1996 a 2010)

28 CTS e o Sistema Educacional no Brasil
Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos CTS e o Sistema Educacional no Brasil Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (1997): Temas transversais. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (1998): Temas transversais. Exame Nacional do Ensino Médio – Enem: Provas contextualizadas. Livro Química Cidadã – 2010 (Química na Sociedade, 1998, 2000; Química e Sociedade, 2003, 2004, 2005).

29 Comunidade de Pesquisa em Educação em Ciências
Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos Comunidade de Pesquisa em Educação em Ciências Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ (SBQ) Encontro Nacional de Ensino de Biologia – ENEBIO (SBEnBio) Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF (SBF) Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC (ABRAPEC)

30 Revistas Brasileiras de Ensino de Ciências
Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos Revistas Brasileiras de Ensino de Ciências Acta Scientiae Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia Caderno Brasileiro de Ensino de Física Ciência & Educação Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências Investigações em Ensino de Ciências Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia

31 Revistas Brasileiras de Ensino de Ciências
Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos Revistas Brasileiras de Ensino de Ciências Revista Brasileira de Ensino de Física Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências Revista Química Nova na Escola Revista de Ensino de Biologia Revista Ciência em Tela Revista Científica Revista Experiências em Ensino de Ciências

32 Educação humanizadora
Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos Educação humanizadora Pedagogia humanística centrada no contexto real das condições humanas: “a educação deve ocorrer por meio da mediação do mundo” (Freire, 1972). O objetivo desta educação é transformar o contexto da sociedade científica e tecnológica.

33 Para Freire, Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos
a educação deve ocorrer por meio da mediação do mundo. Em sua proposta o educador deve buscar temas geradores que permitam que o aluno faça uma leitura do mundo em que vive. Leitura essa que passa não apenas pela compreensão fenomenológica do processo envolvido, mas pela significação social do conhecimento.

34 Freire propõe uma práxis educativa,
Ciclo Conferência CTS - UnB Wildson Santos Freire propõe uma práxis educativa, que ao invés de reproduzir o mundo vai transformá-lo. As palavras geradoras, repletas de sentido para os educandos, são instrumento de repensar o mundo. Sua proposta é educação para a conscientização, que vai além do ato de ensinar a ler e a escrever. O educando deve usar a leitura e a escrita para desencadear um processo social de transformação de sua realidade.

35 Ciclo Conferência CTS - UnB
Wildson Santos Química Cidadã

36 MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO! wildson@unb.br


Carregar ppt "Wildson Luiz Pereira dos Santos UnB,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google