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INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.

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1 INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão vinculadas ao Projeto de Extensão “V Seminário Estadual de Educação - Docência e alteridade” realizado pelo Curso de Pedagogia da Unidade em Cruz Alta e pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid/Capes. O presente projeto, classificado na categoria de evento, constitui-se em um projeto de formação continuada de professores ocorrido de 02 a 07 de junho de 2014, com duração de 40 horas. A perspectiva teórica que fundamenta o projeto e a sua implementação orienta-se pelos estudos de Nóvoa (1995) e Imbernón (2004), que entre outros, vêm estudando as questões da formação inicial e continuada de docentes e pelos artigos de Ludwig & Trevisan (2006), Furtado (2012) e Fleuri (2003) que discutem e propõem a inserção da alteridade como objetivo educacional. OBJETIVOS  Refletir sobre os saberes e fazeres da docência na contemporaneidade com foco nos Direitos Universais da Pessoa Humana numa atitude alteritária exercitando a aceitação plena das diferenças e, consequentemente, a construção da noção de alteridade.  Consolidar o Seminário Estadual de Educação na comunidade local e regional, como um curso de formação de professores que possibilita a ação/reflexão/ação da prática pedagógica e a abordagem de temas contemporâneos relacionados à docência. RESULTADOS Dentre os resultados, o evento ocorreu em junho deste ano e teve um publico de 452 participantes. Até o presente momento já construímos o relatório final do evento, tabulamos os dados coletados no instrumento avaliativo e os resultados do instrumento de pesquisa aplicado junto aos docentes visando conhecer o impacto qualitativo na prática educativa. Também se encontra em fase final de construção os Anais do Evento. A construção do artigo sobre os resultados do Curso de Formação Continuada “Docência e Alteridade” será realizado posteriormente. Dos participantes, 100 pessoas preencheram o formulário de avaliação e o instrumento de pesquisa. O gráfico 1 e 2 mostram que 73% dos docentes avaliaram o curso de formação continuada e a palestra de abertura como ótimo, muito bom ou bom contribuindo para a profissão docente. Destaca-se que 83% dos professores entrevistados sinalizaram que os temas debatidos no evento contribuíram para sua prática, modificando ou ampliando saberes e fazeres. REFERÊNCIAS IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar- se para a mudança e a incerteza. 2º ed. SP: Cortez, 2004. FURTADO, Júlio. Docência e alteridade (2012). Disponível em: http://juliofurtado.com.br/Docencia%20e%20Alteridade.pdf. Acesso em: 27 dez. 2013. http://juliofurtado.com.br/Docencia%20e%20Alteridade.pdf LUDWIG, Cristiane; TREVISAN, Amarildo Luiz. Cultura da alteridade na educação: de objetos a sujeitos (2006). Disponível em: http://coral.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/031e3.pdf. Acesso em 03 jan. 2014. http://coral.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/031e3.pdf MOLAR, Jonathan de Oliveira. Alteridade: uma noção em construção. Revista NUPEM, Vol. 3, No 5 (ago./dez. 2011). Campo Mourão, Pr. NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Publicações Dom Quixote, Lisboa, 1992. V Seminário Estadual de Educação: Docência e alteridade METODOLOGIA As ações previstas no projeto de extensão em sua totalidade, abrangem o período de nove meses, prevendo ações em três frentes: 1) Atividades de organização para o Curso de formação continuada dos professores; 2) A execução do Curso de Formação Continuada de professores de 40 horas para acadêmicos e professores de profissão; 3) Pesquisa nas Escolas de Educação Básica, através de realização de entrevistas com professores que realizaram a formação, com o objetivo de verificar o impacto do mesmo nas práticas destes professores; organização dos Anais do evento; elaboração de um artigo e relatório. Patrícia Montério da Silva 1 ; Maria da Graça Prediger Da Pieve 2 1 Discente do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura e bolsista Probex (UERGS) 2 Docente Orientador (UERGS) CONCLUSÕES Público do V Seminário Oficina: Jogos Boole Oficinaa: Sensibilizando para a inclusão A oferta do Seminário Estadual de Educação propiciou a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão e a interação entre a comunidade interna e externa, divulgando e propagando os saberes produzidos na e para a comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento na área educacional. A avaliação realizada durante o evento e a pesquisa realizada após o término indicou a possibilidade da VI edição do Seminário Estadual de Educação apontando temáticas relacionadas a profissionalidade docente. Gráfico 1 Gráfico2


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