A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PAPEL DA MÍDIA NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Lynara Ojeda PAIR CAPACITAÇÃO DA REDE LOCAL Ladário, 10 de maio de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PAPEL DA MÍDIA NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Lynara Ojeda PAIR CAPACITAÇÃO DA REDE LOCAL Ladário, 10 de maio de."— Transcrição da apresentação:

1 O PAPEL DA MÍDIA NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Lynara Ojeda PAIR CAPACITAÇÃO DA REDE LOCAL Ladário, 10 de maio de 2010

2 Comunicação Origina-se do latim: communis, comum, communicare. Tornar comum, partilhar. Origina-se do latim: communis, comum, communicare. Tornar comum, partilhar. Comunicação é algo fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento do homem. Comunicação é algo fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento do homem. Possibilitou uma melhor organização da sociedade. Possibilitou uma melhor organização da sociedade. Processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte. Processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte.

3 Comunicação Relação entre comunicador e receptor – entendimento entre os dois, diálogo. Relação entre comunicador e receptor – entendimento entre os dois, diálogo. Comunicação de qualidade (?) Comunicação de qualidade (?)Mídia Rádio, televisão, jornal impresso, internet, revista, outdoor, programas de auditório. Rádio, televisão, jornal impresso, internet, revista, outdoor, programas de auditório.

4 Papel do jornalismo Atividade de natureza social e de finalidade pública. Atividade de natureza social e de finalidade pública. A informação pública divulgada pelos meios de comunicação se pautará pela real ocorrência dos fatos e terá por finalidade o interesse social e coletivo. A informação pública divulgada pelos meios de comunicação se pautará pela real ocorrência dos fatos e terá por finalidade o interesse social e coletivo. (Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros)

5 Cobertura do tema Crescimento quantitativo da abordagem feita pela mídia. Crescimento quantitativo da abordagem feita pela mídia. I, II e III Congresso Mundial de Combate às Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, ocorridos respectivamente em 1996 na Suécia, em 2001 no Japão e 2008 no Rio de Janeiro – Brasil. I, II e III Congresso Mundial de Combate às Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, ocorridos respectivamente em 1996 na Suécia, em 2001 no Japão e 2008 no Rio de Janeiro – Brasil. Criação do Disque Denúncia Nacional. Criação do Disque Denúncia Nacional. Elaboração do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual. Elaboração do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual. 18 de maio. 18 de maio.

6 Fontes e jornalistas Co-responsabilidade entre fontes de produzem a informação e os jornalistas. Co-responsabilidade entre fontes de produzem a informação e os jornalistas. Fontes precisam de jornalistas e jornalistas precisam de fontes. Fontes precisam de jornalistas e jornalistas precisam de fontes. Possibilidade de avançar na mobilização e discussão da sociedade para as questões relacionadas ao tema. Possibilidade de avançar na mobilização e discussão da sociedade para as questões relacionadas ao tema.

7 Entendendo o jornalismo Linha editorial; Linha editorial; Velocidade; Velocidade; Pós-reportagem; Pós-reportagem; Terminologias; Terminologias; Assessoria de imprensa; Assessoria de imprensa; Plano de Comunicação; Plano de Comunicação;

8 Uma boa comunicação garante... Visibilidade e transparência às atividades desenvolvidas pela Rede de Proteção; Visibilidade e transparência às atividades desenvolvidas pela Rede de Proteção; Que as instituições e profissionais sejam conhecidos e valorizados na sociedade; Que as instituições e profissionais sejam conhecidos e valorizados na sociedade; Cumprimento do papel educativo de orientar a população; Cumprimento do papel educativo de orientar a população; Maior envolvimento da sociedade no enfrentamento das violências cometidas contra crianças e adolescentes; Maior envolvimento da sociedade no enfrentamento das violências cometidas contra crianças e adolescentes; Maior reflexão acerca dos Direitos Humanos. Maior reflexão acerca dos Direitos Humanos.

9 Dicas para um bom relacionamento Relação profissional; Relação profissional; Não discrimine veículos ou jornalistas; Não discrimine veículos ou jornalistas; Saiba orientar o jornalista, principalmente acerca dos termos técnicos e jurídicos; Saiba orientar o jornalista, principalmente acerca dos termos técnicos e jurídicos; Avalie com atenção o que será notícia; Avalie com atenção o que será notícia; Prepare-se bem para a entrevista; Prepare-se bem para a entrevista; Não fuja de notícias desagradáveis, essa postura acaba virando notícia no dia seguinte. Não fuja de notícias desagradáveis, essa postura acaba virando notícia no dia seguinte.

10 Na hora da entrevista É fundamental estar bem preparado; É fundamental estar bem preparado; Fator tempo deve ser levado em conta sempre; Fator tempo deve ser levado em conta sempre; Esteja preparado para perguntas ruins ou mal- formuladas; Esteja preparado para perguntas ruins ou mal- formuladas; Reúna material de consulta. Reúna material de consulta.

11 Comunicação alternativa Lembre-se que a comunicação não é somente aquela feita pela grande mídia. Jornais murais, panfletos, sites, blogs, entrevistas em rádios comunitárias podem gerar resultados tão positivos quanto uma matéria veiculada no maior meio de comunicação do seu município. Lembre-se que a comunicação não é somente aquela feita pela grande mídia. Jornais murais, panfletos, sites, blogs, entrevistas em rádios comunitárias podem gerar resultados tão positivos quanto uma matéria veiculada no maior meio de comunicação do seu município. O objetivo maior é a mobilização. O objetivo maior é a mobilização.

12 "A sociedade é maior do que o mercado. O leitor não é consumidor, mas cidadão. Jornalismo é serviço público, não espetáculo." (Alberto Dines) "A sociedade é maior do que o mercado. O leitor não é consumidor, mas cidadão. Jornalismo é serviço público, não espetáculo." (Alberto Dines)

13 Contato lynara_ojeda@yahoo.com.br lynara_ojeda@yahoo.com.br lynara_ojeda@yahoo.com.br Obrigada!


Carregar ppt "O PAPEL DA MÍDIA NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Lynara Ojeda PAIR CAPACITAÇÃO DA REDE LOCAL Ladário, 10 de maio de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google