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MATERIAIS DIDÁTICOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA): UMA INVESTIGAÇÃO NO COMPLEXO LAGUNAR. Ciências Biológicas/Ciências Biológicas, Campus Tubarão BITTENCOURT,

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Apresentação em tema: "MATERIAIS DIDÁTICOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA): UMA INVESTIGAÇÃO NO COMPLEXO LAGUNAR. Ciências Biológicas/Ciências Biológicas, Campus Tubarão BITTENCOURT,"— Transcrição da apresentação:

1 MATERIAIS DIDÁTICOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA): UMA INVESTIGAÇÃO NO COMPLEXO LAGUNAR. Ciências Biológicas/Ciências Biológicas, Campus Tubarão BITTENCOURT, Suele( Orientadora Bolsa Artigo 170, Pesquisa), MENDONÇA, Ana Waley (Orientadora). Ciências Biológicas, Campus Tubarão. Introdução O presente artigo é uma pesquisa financiada pelo Projeto Bolsa Pesquisa do Artigo 170, no que concerne a um novo olhar no processo educativo, sobre a implementação de materiais didáticos nas atividades de Educação Ambiental (EA). Estes devem ser mais significativos no processo de ensino e aprendizagem, apontando para a formação de cidadãos, com um novo modo de pensar, agir e interagir no mundo. Neste sentido, bibliografias de autores como Sato( 1997; 2003) Loureiro (2004), Cascino (2003), Guimarães (2004), Telles et al (2002), entre outros, serviram como suporte teórico para as discussões neste estudo. Estratégias utilizadas pelo professor devem oportunizar e possibilitar a formação de cidadãos críticos, participativos e mais comprometidos com o meio ambiente. Nessa direção, os meios utilizados nas atividades escolares em EA possibilitarão mudanças nas ações humanas, em prol do meio ambiente. Objetivos Objetivo geral: Avaliar materiais didáticos empregados para sensibilização ambiental em Educação Ambiental, visando identificar se respondem a processos educativos que considerem à formação de valores e de uma conduta ética, comprometida com uma melhor qualidade de vida e com o desenvolvimento de sociedades sustentáveis. Metodologia A pesquisa foi realizada no período entre julho e agosto de 2008. Segundo Gil (2002), esta é caraterizada como pesquisa exploratória e bibliográfica e quantitativa. Contribuindo, Rauen (2006) salienta que as pesquisas quantitativas consistem em informações. O estudo foi desenvolvido a partir de pesquisas, em sites, livros, biblioteca universitária, acervo do grupo de pesquisa AnPAP-EA, trabalhos de conclusão de curso de graduação, de Pedagogia, Licenciatura em Ciências Biológicas, Agronomia, Licenciatura em Geografia e respostas de professores (9) que participaram do projeto FAPESC, sobre a utilização de matérias didáticos nas atividades escolares que abordam a EA. Nos sites foram selecionados nove (9) trabalhos, entre projetos e artigos. Na biblioteca universitária e acervo do grupo de pesquisa AnPAP-EA, oito (8) livros, também na biblioteca universitária duas (2) monografias em nível de latu senso, os trabalhos de conclusão de curso de graduação consultados não apresentaram tal abordagem. Por último nas respostas dos nove professores questionados. Resultados Quadro 1- sugestões de matérias didáticos em EA nas fontes pesquisadas. Fonte: dados da pesquisa realizada em julho e agosto de 2008. Conforme (Quadro 1) os jogos estão presentes nas seguintes fontes pesquisadas: livros, monografias e sites. A estratégia de utilizar jogos em atividades que contemplam a EA, além de material escrito, mostra-se bastante efetiva com crianças, até mesmo com jovens e adultos. “O conhecimento adquirido pelo experimentar, que é o modelo da criança é mais forte e transformador, por ser mais criativo” (TELLES et al, 2002, p. 45).Outras sugestões de materiais didáticos que são comuns, nos livros, nos sites e nas respostas dos professores são os livros didáticos, revistas, jornais, cartazes, textos e cartilhas. Todos são válidos, desde que a utilização dos mesmos sejam adequados a cada situação de ensino e aprendizagem, evitando que virem sucatas, gerando mais lixos jogados no meio ambiente. A tecnologia, como sugestão de material didático, multimeios e Internet apontada por todas as fontes pesquisadas, também contribui de forma positiva em atividades de EA. Acompanhar as inovações tecnológicas deve ser uma prática sempre adotada pelo professor, pois facilita o processo de ensino e aprendizagem, já que a tecnologia é fator presente na vida da grande maioria dos alunos. Cabe ao docente verificar as reais necessidades de sua clientela, adotando materiais didáticos nas práticas escolares que atendam as necessidades da demanda, permitindo assim que o ser humano compreenda a natureza complexa do meio ambiente, resultante das interações sociais e culturais (CASCINO, 2003). Materiais didáticos como: canções, poesias e painéis, são ainda apresentados nos livros pesquisados. São sugestões que também podem ser acatadas nas atividades de EA, pois são de fácil acesso. As poesias e canções são válidas, pois podem ser aproveitadas em momentos pontuais ou em disciplinas específicas que contemplam conteúdos relacionados a este tipo de material didático. Maquetes, mapas, ilustrações coloridas, portfolios e quebra-cabeças, são sugeridos pelos sites citados, considerados também como estratégias positivas nas atividades de EA. São materiais que enriquecem as aulas, ao mesmo tempo podem ser articulados com várias disciplinas, fortalecendo o exercício da cidadania ambiental. Nas monografias pesquisadas ainda aparece como sugestões manuais e módulos, estratégias que podem ser escolhidas e adequadas também nas atividades que contemplam a EA. Desde que, também, alcance o objetivo estabelecido da atividade planejada pelo docente. A reflexão deve ser constante, sobre a utilização de materiais didáticos nas ações pedagógicas, a fim de que estes promovam e possibilitam mudanças de comportamentos que contribuam para a preservação do ambiente. Conclusões Promover a sensibilidade em benefício do meio ambiente é umas das características da EA, como processo de mudança nos cidadãos. Neste sentido, é de fundamental importância que estratégias, sejam pensadas, refletidas, avaliadas e modificadas, quando necessárias nas atividades de EA. Nesta perspectiva, toda estratégia utilizada, principalmente, nos espaços escolares, já que são considerados mais viáveis para a transformação social, favorece a formação de cidadãos comprometidos com o meio local, e, consequentemente, global. Todos os mecanismos utilizados em atividades de EA, devem ser meios que levem os indivíduos a adotar novas posturas consideradas ecologicamente corretas. Bibliografias CASCINO, Fábio. Educação ambiental: princípios história formação de professores. 3. ed. São Paulo: SENAC, 2003. GIL, A. C. Métodos e técnicas em pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2002. GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. São Paulo: Papirus, 2004. LOUREIRO, Carlos Frederico B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004. RAUEN, Fábio. Projeto de Pesquisa. In: ______. Roteiros de pesquisa. Rio do Sul: Nova Era, 2006. p. 37-54. SATO, M. Educação para o ambiente amazônico. 239 p. 1997. Tese (Doutorado) Ecologia e Recursos Naturais – Universidade federal de São Carlos. – UFSCar. ______. Educação Ambiental. São Carlos: RIMA, 2003. TELLES, Marcelo de Queiroz et al. Vivências integradas com o meio ambiente. São Paulo: Sá, 2002. Apoio Financeiro: Unisul Tipo de fonte pesquisadaSugestões de Materiais didáticos em EA Livros, monografias e sitesJogos Livros, monografias, sites e respostas dos professores que participaram do Projeto FAPESC Livros didáticos, textos, revistas, jornais, cartazes e cartilhas Livros, monografias, sites e respostas dos professores que participaram do Projeto FAPESC Multimeios e Internet LivrosCanções, poesias e paineis SitesMaquetes, mapas, folhetos, ilustrações coloridas, portfolios e quebra-cabeças. MonografiasManuais e módulos


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