Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMarta Canejo Estrela Alterado mais de 8 anos atrás
1
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO
2
ACOLHIDA
3
APRESENTAÇÃO DO VÍDEO EX.ET
4
5
COMO VOCÊ SE SENTIU
6
A diversidade é norma da espécie humana: seres humanos são diversos em suas experiências culturais, são únicos em suas personalidades e são também diversos em suas formas de perceber o mundo. Seres humanos apresentam, ainda, diversidade biológica. Algumas dessas diversidades provocam impedimentos de natureza distinta no processo de desenvolvimento das pessoas (as comumente chamadas de “portadoras de necessidades especiais”). Elvira de Souza Lima (2006, p.17) CONCEITO
7
O que entendemos sobre educação inclusiva? Que concepções de diversidade permeiam as nossas práticas, a nossa relação com os alunos e suas famílias e as nossas relações profissionais? PARA REFLETIR...
8
Educação com caráter democrático(...) Comprometida com a Educação de Qualidade Para Todos, na qual a diversidade deve ser entendida e promovida como elemento enriquecedor da aprendizagem e catalizador do desenvolvimento pessoal e social. (DUK, 2007)
9
SOMOS TODOS IGUAIS NA DIFERENÇA
10
O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO?
11
O QUE DIZ A LEI?
12
13
Conferência Mundial sobre Educação para Todos Educação; Jomtien, Tailândia (1990), o Brasil assume o compromisso de lutar pelo ensino inclusivo; Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994)- Acesso e Qualidade: dispõe sobre a obrigatoriedade das escolas de acolher todas as crianças, independentemente de suas condições pessoais; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96 - garante a educação e o atendimento especializado na rede regular de ensino, com apoios necessários; UM POUCO DA HISTÓRIA
14
É um processo em que se propõe ampliar a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular; Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas, de modo que estas respondam à diversidade de alunos; É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos. A Educação Inclusiva:
15
Nas décadas de 60 e 70, estiveram em voga os termos "defeituosos", "deficientes" e "excepcionais", focalizando as deficiências sem reforçar o real potencial da pessoa. Na década de 80, a expressão mais utilizada foi "pessoas deficientes". Aqueles que tinham deficiência passaram a ter o status de "pessoa" com direitos. A deficiência passou a ser uma qualidade, o que contribuiu para a melhoria da autoimagem. Por volta de 1988, houve protestos ao termo "pessoa deficiente", alegando que ele sinalizava que a pessoa inteira era deficiente. Assim, surgiu o termo "pessoas portadoras de deficiência" ou apenas "portadores de deficiência". Nomenclatura: Como designar pessoas/alunos que têm deficiência?
16
Na década de 90, passou-se a usar a expressão "portadoras de necessidades especiais". A ideia era substituir a palavra deficiência por outra, pois eles não portam a deficiência, ela apenas faz parte de suas vidas. São incluídas também as pessoas com problemas de aprendizagem ou superdotadas. Ainda nesta década surge o termo "pessoas com deficiência", que passou a ser preferido pela comunidade internacional, inclusive pelas próprias pessoas com deficiência. Nomenclatura: Como designar pessoas/alunos que têm deficiência?
17
Ter uma equipe de professores e funcionários preparada para lidar com situações inusitadas, como levar um aluno ao banheiro ou permitir que outro fique a maior parte do tempo fora da sala. Matricular os alunos com NEE nas classes correspondentes à sua idade cronológica para que construam uma idade social. A convivência com colegas da mesma faixa etária possibilita sua inserção em um grupo social que lhe é próprio. Segundo Ramos (2006), para uma efetiva inclusão escolar dos alunos com NEE é preciso:
18
Não priorizar a aprendizagem dos conteúdos educacionais em detrimento da aprendizagem da vida. Portanto, elaborar o plano didático levando em conta a realidade. Avaliar a aprendizagem considerando o potencial do aluno, e não as exigências do sistema escolar. Não deixar de apresentar determinados temas supondo que eles não vão "aprendê-los". Observar atentamente os alunos para avaliar a aula e planejar ações futuras. Aconselhar os pais a buscarem ajuda médica quando o aluno apresentar alta agressividade ou passividade absoluta. Segundo Ramos (2006), para uma efetiva inclusão escolar dos alunos com NEE é preciso:
19
Precisamos derrubar crenças:
20
Refere-se a um contexto que diz respeito ao aluno, sua família, o professor, sua experiência, a instituição escolar com suas regras, o plano curricular, as regulamentações estaduais, as expectativas dos pais etc. Portanto, não é possível pensar em adaptações gerais para alunos em geral, mas em ajustes que são pensados enquanto adaptações de grande e de pequeno porte. As adaptações curriculares
21
"Compreendem ações que são da competência e atribuição das instâncias político-administrativas superiores, já que exigem modificações que envolvem ações de natureza política, administrativa, financeira, burocrática etc." (BRASIL, 2000). Adaptações curriculares de grande porte
22
"Compreendem modificações menores, de competência específica do professor. Elas constituem pequenos ajustes nas ações planejadas a serem desenvolvidas no contexto da sala de aula" (BRASIL, 2000). Adaptações curriculares de pequeno porte
23
Diferenças principais entre a Integração e a Inclusão (Porter, 1997)
24
Os sinos de Enya * Nenhum a menos A primeira vista * Ana e o Rei Sempre Amigos * A Cura 12 Homens e uma Sentença Homens de Honra Sociedade dos Poetas Mortos O Milagre de Helen Sulivan O Adorável Professor FILMES
25
O Demolidor * Oitavo Dia Óleo de Lorenzo * Perfume de Mulher Frida *Clube do Imperador Shreck *A Princesinha A Era do Gelo * Tigrão A Bela e a Fera *Vida de Insetos FILMES
26
Roda Amarela Corrida Rumo ao Sol Fernão Capelo Gaivota Pathy Adams Diário de um Adolescente Duelo de Titãs Meu nome é Rádio Revolução dos Bichos Chocolate O Campeão O Sorriso de Monalisa Filadélfia A Fábrica de Chocolate Meu Filho e meu mundo As duas faces de um professor O céu de Outubro Uma lição de vida FILMES
27
A política de educação inclusiva implementada pelo MEC tem como foco a garantia do acesso de todos à escolarização, a implementação das condições de acessibilidade necessárias e o fortalecimento dos serviços da educação especial para atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos, visando reverter os quadros históricos de exclusão educacional. POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
28
Condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. Decreto Nº 5296/04 ACESSIBILIDADE
29
30
1.Identificar o perfil de seu alunado; 2.Identificar o conjunto das necessidades educacionais presentes nesse conjunto; 3.Desenvolver experiências piloto para aprendizagem; 4.Desenvolver um projeto pedagógico condizente com os resultados dessas avaliações ESCOLA INCLUSIVA- Cada município organize para
31
Qualificação das equipes de apoio especializado; Qualificação do pessoal docente com investimento em nível de graduação e especialização; Estrutura curricular com métodos, técnicas e recursos educativos; Treinamento para lidar com a estruturação e organização curricular e com técnicas especializadas; Instrumentalização das escolas para o uso de novos recursos educativos. Necessidade das Seguintes Modificações
32
Fornecimento de informações apropriadas a respeito das dificuldades da criança, de seus processos de aprendizagem e de seu desenvolvimento social e individual aos professores da classe comum; Compreensão, por parte dos professores, da necessidade de ir além dos limites que as crianças se colocam, no sentido de levá-las a alcançar o máximo de suas potencialidades; Oferecimento de novas alternativas aos professores, no sentido de implementar formas mais adequadas de trabalho. A ESCOLA INCLUSIVA REQUER
33
" O universalismo que queremos hoje é aquele que tenha como ponto em comum a dignidade humana. A partir daí, surgem muitas diferenças que devem ser respeitadas. Temos direito de ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza." (Boaventura de Souza Santos)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.