A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marketing Operacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marketing Operacional"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing Operacional
Vasco Jorge Marketing Operacional 5. Politica da comunicação

2

3 Marketing Operacional
Vasco Jorge Marketing Operacional Comunicação é materializar uma informação, ideia ou atitude Têm por objectivo: - Informar - Persuadir - Relembrar - Re-informar

4 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Definição /Conceito de comunicação:  Política de Comunicação – na área de comunicação dever-se-á definir a estratégia de media e meios promocionais a usar; Também se entende a comunicação como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objectos; Numa semiótica o acto de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas. Estes símbolos são então transmitidos e reinterpretadas pelo receptor. Utiliza-se para isso vários meios, nalguns casos sistemas híbridos, que combinam comunicação de massa e comunicação pessoal e comunicação horizontal;

5 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Os 5 m´s da comunicação ( Advertising):

6 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Processo de Comunicação: Emissor codificador Feed Back Feed Back ruído Mensagem descodificador Meios Receptor

7 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Elementos a ter em conta no processo de comunicação: Quem comunica?; Fontes ( publicidade, os produtos, os dirigentes , distribuidores, pessoas da empresa, diversos grupos de pressão) As fontes que dominamos e a imagem dessas fontes A quem?; Quem são os alvo Qual o alvo global A direcção da comunicação ( segmentação e posicionamento) O quê?; - Que mensagem transmitir

8 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Elementos a ter em conta no processo de comunicação: Como?; Que canais e quantos? Canais sem grandes ruídos? Com que vectores ( relações públicas, packaging, sponsoring,publicidade, merchandising) Com que resultado?; Os objectivos foram alcançados? Como poderemos explicar os desvios? O que será necessário para ser mais eficaz? Diagnóstico da comunicação; estudo do orçamento; análise de acções da concorrência; plano de contingência

9 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Conteúdo da Comunicação em Marketing; Comunicação de Institucional (corporate): Fontes são a instituição e as suas marcas (demonstração de resultados) Direccionado para diversos e diferentes públicos Comunicação de Produtos: Pode estar alinhada para um produto Pode estar alinhada para o produto mais a instituição

10 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Importância do acto de comunicar: Decisão de compra ou não, depende da imagem que se tenha dos produtos ou da instituição Imagem institucional e não somente dos seus produtos é um seguro em tempos de crise As empresas estão sempre a comunicar, mesmo de forma involuntária e desordenada ( deixam de ter grau de controlo)

11 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Regras elementares para uma boa comunicação: 1- Não dizer de mais ( mensagem simples, directa) 2- Repetição e Redundância Comunicação publicitária Relações Públicas 3- Continuidade e duração Podem mudar mas têm uma continuidade um alinhamento

12 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Regras elementares para uma boa comunicação: 4- Coerência Global Convergente e complementar ao nível da mensagem mas também ao nível do alinhamento produto – instituição 5- A obrigação a verdade Verdade no produto ( performance essenciais) Verdade da empresa ( identidade e cultura) Verdade dos consumidores ( adaptada às expectativas do consumidor) Exemplo que não cumpre esta regra ( campanhas políticas)

13 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Estratégia para uma comunicação eficaz ( dois níveis); Comunicação global ao nível de marketing ( mix da comunicação): Diferentes meios de comunicação: Above the Line( nos media): Imprensa TV Outdoors Rádio Cinema Bellow the Line fora dos media): MKT directo Sponsoring/ mecenato Relações pública Feira, salões, exposições Promoções Esforço pull – médio prazo Esforço push- curto prazo

14 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Elementos a ter em conta para um bom mix de comunicação: Definir se opta por uma estratégia pull (estratégia de atracção do consumidor), ou estratégia push ( estratégia de estimulação – FV; distribuidores-) Importância das fontes de comunicação (pessoais ou impessoais) Conteúdo informativo da comunicação Importância da imagem das fontes de comunicação

15 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Comunicação global ao nível da empresa: Politica de nomes e marcas; logótipos linha gráfica Sistema de identificação Sistema de identificação Ser reconhecido, conhecido Inside/Outside Sistema de comunicação comercial Sistema de comunicação de pertença Comunicar para vender Sistema de auditoria e controlo Comunicar(interna e externa para partilhar valores e interesses Organizar feed back

16 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação 7 Etapas da elaboração de uma estratégia de comunicação; 1-Auditório de comunicação - diagnóstico sobre os 4 subsistemas - hierarquização dos principais problemas de comunicação 2- Definição de uma política global de comunicação - esquema director da imagem a médio/longo prazo - definição do papel da comunicação de mkt na comunicação da empresa 3- da estratégia de marketing à estratégia de comunicação - definição da comunicação no mkt mix - objectivos e alvos da comunicação - escolha de um eixo de comunicação

17 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação 7 Etapas da elaboração de uma estratégia de comunicação; 4 - Mix da comunicação - arbitragem entre diferentes meios de comunicação - estratégia de investimento 5 - Concepção dos programas de comunicação - publicidade nos media - comunicação vendedora ; mkt directo, promoção embalagem - relações publicas, mecenato, relações com imprensa 6- Realização dos programas 7- mediação dos resultados e correcção de desvios

18 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing: Publicidade nos media permite: Alcançar muitos públicos Acesso aos media caro, custo de contacto baixo Principio da repetição Mensagem forte, simples e única Mensagem controlada pelo anunciante

19

20 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing (publicidade): Mecanismos de acção da publicidade nos media: Notoriedade – objectivo tornar o nome familiar, principio da repetição- - Informação factual- abertura de uma nova loja- Persuasão ( convencer por intermédio de outros) – Simpatia pela marca ( tetra pack defesa pelo ambiente) A emoção, desejo, o sonho ( procura que as pessoas se identifiquem)-

21 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Elaboração de uma campanha de publicidade: Actores e as suas acções Os anunciantes devem ter em consideração os elementos a ter em conta no processo de comunicação Agências de publicidade ( agências de serviço completo) Realizar suporte no conselho estratégico Conceber as mensagens Propor planos nos media Comprar espaços Produzir as campanhas de publicidade

22 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Regulamentação da publicidade: Código da publicidade & Lei da defesa do consumidor - leis de natureza proibitiva - leis de natureza restritiva leis de natureza condicionante Etapas e responsabilidade de uma campanha: Redacção do briefing Concepção da campanha Execução da campanha Avaliação a posteriori da sua eficácia

23 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Briefing; Documento que contém todas as informações e orientações de que agência têm necessidade para trabalhar na concepção da campanha por isso deve conter: Contexto Produto/mercado - Descrição do produto - Histórico da comunicação anterior da marca - Descrição da concorrência (características e estratégias de comunicação) - Análise do mercado ( dimensão e evolução dos segmentos) - Comportamento e atitudes dos consumidores (critérios de escolha do consumidor)

24 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Briefing; Estratégia de marketing do anunciante; -Objectivos de marketing (volume de vendas e quotas de mercado) -Opções estratégica fundamentais: posicionamento, segmentos alvo e fontes de mercado - Mix de comunicação ( que outras acções além da publicidade como complemento) Orientações gerais da campanha a realizar; - Alvos publicitários - Objectivos da publicidade ( missão da publicidade, efeito esperado com a publicidade é ≠ de objectivos de marketing - Eventuais limitações ( exemplo limite orçamental)

25 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Elaboração das mensagens publicitárias: 3 fases: - estratégia de criação (copy strategy) - criação - execução Qualidade de boa copy strategy; - simples - estratégia - não substituir criativos Conteúdo das mensagens forma Caderno de encargos

26 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Plano de trabalho criativo: utilidade, função e conteúdo Fonte: Mercator teoria e prática de marketing

27 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Outras considerações a ter em conta na publicidade; Efectuar pré testes publicitários Escolha dos canais de comunicação (planeamento dos media) Estratégia para cada média Plano para cada média

28 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Avaliação do impacto das campanhas; O que medir? - Memorização da campanha (quantas pessoas se lembram e o quê) - Atribuição ( quantas reconhecem o objecto da campanha) - Compreensão da campanha - Credibilidade - Aceitação - incitação à compra Métodos de inquéritos; - inquéritos antes e depois ( sobre a mesma amostra) - tracking ( avaliam de forma permanente a evolução da notoriedade)

29 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing (Relações Públicas): Noção de relações públicas: Esforço, planeado para manter e melhorar entendimento mutuo entre organização e o público Procura delinear uma imagem favorável e melhorá-la Objectivo de estabelecer relações de confiança entre a empresa e os seus públicos, baseados num conhecimento e compreensão recíprocas. Relações públicas fonte mensagem codificador receptor descodificador feedback

30 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing (Relações Públicas): Noção de relações públicas: Objectivos das relações públicas: Prevenir e minimizar o impacto das crises Orientar a gestão da empresa em função do feed back Atrair investidores Relançar contributos da empresa para o desenvolvimento do país ou região Capitalizar o goodwill da empresa junto da entidades governamentais, fornecedores Desenvolver uma atmosfera de confiança Aumentar credibilidade Criar sentimento de pertença Manter os colaboradores informados Gerar partilha de valores Estimular força de vendas e Distribuidores Criar/aumentar a notoriedade

31 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing (Relações Públicas): Públicos de uma organização: Públicos internos: Público externo: Consumidores Distribuidores Comunicação social Prescritores Fornecedores Público em geral Trabalhadores Quadros Gestores Accionistas Persuadir a mudar de opinião Reforçar opiniões Cristalizar opiniões não formadas ou pouco desenvolvidas

32 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing (Relações Públicas): Meios: Contactos pessoais Eventos Publicações Patrocínios Mecenato Actividades de serviço público

33 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing (Relações Públicas): Tipos de comunicação: Comunicação Institucional Comunicação Produto Relações com os media Comunicação Interna: (a sua importância) Público interno são veiculo de divulgação externa da imagem da empresa Têm de existir coerência entre a comunicação interna e externa A empresa que não consiga motivar e envolver a nível interno, não consegue a nível externo

34 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing (Relações Públicas): Relações com a comunidade local ( apoio a um lar) Relações governamentais Comunicação financeira ( apresentação dos resultados globais da empresa) Comunicação ambiental ( responsabilidade social/ambiental) Comunicação de crise

35 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing (Relações Públicas): Plano de relações públicas 1-Caracterizar o ambiente de negócio 2-Identificar objectivos( negócio, comunicação e de relações públicas) 3-Públicos alvo ( identificar, classificar, caracterizar) 4- Definir o eixo de comunicação de acordo com os objectivos 5- Definir acções 6- Seleccionar os meios com base na informação disponível 7- Calendarizar e Orçamentar ações 8- Implementar e avaliar

36 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Força de vendas: Importância da Venda e da força: Uma ou mais pessoas Deve estar alinhada com estratégia de marketing A escolha mais credível, de maior confiança gera a venda Tem todo um processo por trás ( pagamentos, prazos de entrega,pós venda) Deve ser um portador de informação a montante a jusante Transmite os valores da empresa, desenvolve o marketing relacional

37 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Força de vendas: Processo de vendas Confiança 40% Necessidades 30% Tempo Novo modelo vendas (BRIAN TRACY) Apresentação 20% Fecho 10% Relacionar 10% Tempo Qualificar 20% Velho modelo vendas (HARD SELLING) Apresentação 30% Fecho 40%

38 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Força de vendas: Atitude dos vendedores; Ver-se a si como empresário Assumir a postura de conselheiro Orientado para resultados Treinar continuamente Ser persistente Postura integra Ver o lado positivo Deve reflectir valores e a cultura da empresa

39 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Força de vendas: Funções dos vendedores: Natureza dos destinatários - prescritor - consumidores finais O lugar onde é exercida actividade de vendas - loja - porta a porta - telefone /escritório Os objectivos apresentados - qualitativos - quantitativos

40 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Força de vendas: Gestão da força vendas, Atribuição da funções vendedores A dimensão da força vendas Estrutura da força de vendas -áreas de geográficas -especialização por produto -especialização por clientes - especialização por missões Formação, Formação em procedimentos Formação em teorias pedagógicas profundas

41 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Força de vendas: Remuneração, Salários fixo Prémios Comissões Animação, controlo e avaliação dos vendedores, Fixação de objectivos e das quotas Métodos de animação Métodos de controlo (Relatório de visitas, planeamentos de actividade) Avaliação dos vendedores ( ROI, Vendas, nº de novos clientes); comparação entre vendedores ou face a anos anteriores)

42 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Promoções e Merchandising: Merchadising; “ conjunto de estudos e técnicas de aplicação utilizadas, separadamente ou em conjunto pelos distribuidores e produtores com vista aumentar a rentabilidade do local de venda e escoamento dos produtos, através de uma adaptação às necessidades do mercado e da apresentação apropriada da mercadoria” Instituto Francês de Merchandising Venda em livre serviço ( elevado números de produtos disponíveis sem que exista a intervenção de um vendedor) É a disposição, que deve gerar o impulso e desejo de compra Merchandising de sedução e de rentabilidade do espaço ( o mesmo fim)

43 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Promoções e Merchandising: Do produtor e distribuidor Ambos ligados ao produto Maximizar vendas Venda do conjunto dos produtos Valorizar a imagem dos produtos Maximizar a rentabilidade dos invest. Máximo de satisfação aos clientes

44 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Promoções e Merchandising: Organização linear, Implantação de secções depende de vários factores: - Objectivos da empresa ( imagem, prestigio, volume de vendas) - Comportamento do consumidor ( local de passagem, classe social) - Limitações técnicas ( dimensão, geometria da superfície) - Circulação dos clientes no ponto de venda ( ter em conta velocidade e circuito) A dimensão de cada secção têm em conta a política de sortido em profundidade e largura.

45 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Promoções e Merchandising: Organização linear, Definição e descrição linear de venda: gôndolas ( 3 a 4 parteleiras com 1,80m) comprimento total das gôndolas Função do linear: Papel de armazenagem ( quanto mais importante o linear < será o risco de ruptura de stock) 2. Papel de atracção quanto mais o cumprimento do linear maior será a possibilidade de ser visto e identificado

46 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Promoções e Merchandising: Organização linear, Formas de apresentação do linear, Nível dos Olhos Nível da Mãos Nível do solo Margens elevadas Grande notoriedade Grande rotação de stocks

47 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Promoções e Merchandising: Organização linear, Formas de apresentação: 1- Apresentação vertical (agrupa produtos da mesma família) por linear 2- Apresentação horizontal (coloca uma família de produtos diferentes por cada nível) 3- Apresentação dos produtos em paletes (grande exposição, cria ideia de quantidade) 4- Apresentação em topo ou ilhas (destaque, gera impulso de compra)

48 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Promoções e Merchandising: Organização linear, Elasticidade das vendas em função do linear, Forte elasticidade das vendas em relação a extensão de linear desenvolvido Cálculo: (volume de vendas/ metro 2) ou ( margem bruta/ metro 2) rentabilidade Linear óptimo, - spaceman ( modelo informático) da Nielsen - modelo balanceado Tem em conta 4 factores ( margem bruta, volume de vendas, custos directos de armazenagem , satisfação dos clientes)

49 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Promoções e Merchandising: Definição geral: consiste em associar a um produto uma vantagem temporária, de forma a facilitar ou estimular a sua utilização, compra e distribuição A que nível podemos ter as Promoções: Consumidor Distribuidor Rede de vendas (prémio)

50 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Promoções e Merchandising: Promoção ≠ Publicidade, Procuram influenciar comportamentos Efeitos mais rápidos/imediatos Efeitos mais duradouros / mudanças de hábitos

51 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Promoções e Merchandising: Importância da Promoção, - Dependendo dos sectores e dos produtos pouco diferenciados, é dificil criar uma preferência pela marca - Pressão publicitária próxima da saturação - Existe uma procura por resultados no imediato - Pressão constituída pelos distribuidores, Objectivos de uma promoção, Aumento das vendas Perigos Aumento de custos, < das vendas em períodos seguintes, degradação da imagem da marca

52 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Promoções e Merchandising: Principais Técnicas de Promoção, Experimentação gratuita ( distribuição de amostras, prova do produto, ensaio- demonstração) Reduções temporárias dos preços Redução directa de preços Reembolso diferido- prova de compra Desconto sobre quantidade Couponing ( bónus de redução)

53 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Promoções e Merchandising: Principais Técnicas de Promoção, (continuação) Prémios, ofertas e brindes Concursos, jogos e sorteios Colocar em destaque o produto

54 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Promoções e Merchandising: Medição da eficácia de uma operação promocional, Medida da taxa de participação ( numero de participações por parte dos consumidores); couponing o facto de 5 % dos cupões distribuidos serem apresentados, pode não reflectir uma 1 compra Medição directa dos efeitos de uma operação em relação a objectivos que foram atribuidos,permite - determinar o numero de consumidores em 1 compra - determinar o numero de consumidores que aumentaram a freq de compra - aumento da notoriedade da marca - aumento da rotação do produto no ponto de venda Inquéritos aos consumidores, venda nos estabelecimentos

55 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Promoções e Merchandising: Medição da eficácia de uma operação promocional,( continuação) Medição da rentabilidade financeira de uma operação promocional Rent= Margem bruta suplementar – ( custos técnicos + perda de lucro) Despesas de organização, logística, preço dos prémios e ofertas Parte das vendas a preço reduzido que, sem promoção, teria sido conseguida, ao preço normal

56 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Marketing Directo: Técnicas de comunicação individualizada e interactiva Inicio com a venda de livros Definição: Uma forma que reúne um conjunto de meios técnicos e variados, capaz de procurar uma interacção junto de potenciais ou actuais clientes, é de uma forma geral um complemento as diversas estratégias de comunicação existentes, com custos mais reduzidos.

57 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Marketing Directo: Principais formas de marketing directo: Correio directo (direct mail ou mailling) Telemarketing ( marketing telefónico) Direct response ( apresentação de produtos em emissões televisiva, e na qual existe encomenda por via telefónica) - Marketing decision making futurecast Uma nova abordagem La redoute

58 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Marketing Directo: Características das técnicas de marketing directo, Meio de comunicação, têm objectivo de transmitir mensagens Procuram estabelecer relações directas ( sem intermediários), personalizadas e continuas São interactivas ( permitem comunicação nos dois sentidos, não é de mass Procura sempre uma resposta concreta e imediata ( uma encomenda, assinatura, adesão) São facilmente mensuráveis (conhecem-se o número de destinatários e as suas respostas)

59 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Marketing Directo: A importância crescente do marketing directo, Teve um grande crescimento na década de 90 Avanço tecnológico determina a existência e exploração de novas abordagens Procura de um marketing mais interactivo e personalizado Um aumento do numero de empresas a explorar este meio concomitantemente com outros Permite constituir uma base de dados com diferentes informações, capaz de segmentar

60 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Marketing Directo: Informação como factor de sucesso do marketing directo, A sustentabilidade das acções de marketing directo serão suportadas com base na recolha de informação permanente, afim de se segmentar e desenvolver posteriores contactos, dessa forma permite: - constituição de base de dados - e optar pelo melhor meio técnico As fontes podem ser desde: -Listas de livre acesso -Sociedades especializadas no aluguer de ficheiros -Troca e aluguer entre sociedades de base de dados -Os mass media

61 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Marketing Directo: Direct mail, Deve ter em consideração: Mensagem ( ganhe uma viagem a marte, um jantar com spielberg) Grafismos Personalização Deve ter elementos facilitadores ( rsf, help desk gratuito) Criatividade e interactividade são fundamentais para conseguir novos insighit’s

62 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Marketing Directo: Telemarketing, Mais oneroso Mais nobre , é mais interactivo Exige formação e treino específico Permite apresentação de vários produtos num mesmo contacto Produtos/ serviços intangíveis Permite um maior follow-up Callcenters

63 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Marketing Directo: Direct mail, Deve ter em consideração: Mensagem Grafismos Personalização Deve ter elementos facilitadores ( rsf, help desk gratuito) Criatividade e interactividade são fundamentais para conseguir novos insighit’s (tv cabo; operadoras móveis como optimus)

64 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Marketing Directo: Aplicações de marketing directo, Teste de mercado Prospecção Conquista de novos clientes Promoção de vendas Pesquisa de mercado Aceitação de encomendas Distribuição de produtos Acompanhamento pós venda Sensibilização e informação do público interno

65 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Ferramentas da comunicação da global de marketing Marketing Directo: Rendibilidade das operações de custo marketing directo, - CUSTOS - CÁLCULOS DE RENDIMENTO - CÁLCULOS DE RENDIBILIDADE - OBRIGA A VÁRIOS TESTE AFIM DE DETERMINAR O MEIO MAIS RENTÁVEL Objecto das campanhas de marketing directo têm vindo alargar-se: - Governos - Editoras - Serviços financeiros - Retalho - Telecomunicações

66 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Desafios actuais da comunicação global de marketing: ?

67

68 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Desafios actuais da comunicação global de marketing:

69 Politica de Comunicação
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Desafios actuais da comunicação global de marketing: Os principais desafios da comunicação de marketing são: Comunicação segmentada, dinâmica e diferenciada Atingir grupos específicos Classificar com atributos próprios Atingir um maior numero de pessoas, mas mais específico ao nível de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor. Exploração da tecnologia Conhecer e explorar melhor os aspectos sociais, econômicos, políticos, tecnológicos e cognitivos

70 Fim do 5 Ponto do Programa Duvidas?
Vasco Jorge Marketing Operacional Politica de Comunicação Fim do 5 Ponto do Programa Duvidas?


Carregar ppt "Marketing Operacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google