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PublicouSebastião Palma Coelho Alterado mais de 8 anos atrás
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LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
“A Educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.” (Título V, Capítulo II, Seção I)
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PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Matemática Resolução de Problemas História da Matemática Jogos estratégicos Tecnologias da Comunicação Objetivos para o ensino fundamental Conteúdos propostos para o ensino fundamental Avaliação em Matemática
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RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS A proposta:
NÃO DA DEFINIÇÃO, MAS PELA EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS INTERPRETAÇÃO DO ENUNCIADO DA QUESTÃO SITUAÇÕES SUCESSIVAS DE MESMO CONCEITO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PROPORCIONA O CONTEXTO EM QUE SE PODE APRENDER CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E ATITUDES MATEMÁTICAS. Partir não da definição, mas pela exploração de problemas, a fim de que o aluno desenvolva uma estratégia; O aluno estará interpretando o enunciado da questão para estruturar a situação; Situações sucessivas de mesmo conceito são construídas para resolver certo tipo de problemas, para mais tarde ocorrer as transferências, rupturas, segundo um processo análogo que ocorre na História da Matemática; Um conceito matemático se constrói articulado com outros conceitos, por meio de uma série de retificações e generalizações; A resolução de problemas não é uma atividade para ser desenvolvida em paralelo ou com aplicação da aprendizagem, mas uma orientação para a aprendizagem, pois proporciona o contexto em que se pode apreender conceitos, procedimentos e atitudes matemáticas.
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RESOLVER UM PROBLEMA PRESSUPÕE QUE O ALUNO:
elabore um ou vários procedimentos de resolução (como, por exemplo, realizar simulações, fazer tentativas, formular hipóteses); compare seus resultados com os de outros alunos; valide seus procedimentos.
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HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
A MATEMÁTICA, CRIAÇÃO HUMANA, SEUS CONCEITOS E PROCESSOS MATEMÁTICOS DO PASSADO E DO PRESENTE; INSTRUMENTO DE RESGATE DA PRÓPRIA IDENTIDADE CULTURAL; SUGERE CAMINHOS AMPLIA OS CAMPOS NUMÉRICOS Revela a Matemática como criação humana, através das culturas em diferentes momentos históricos, estabelecendo comparações entre os conceitos e processos matemáticos do passado e do presente; é um instrumento de resgate da própria identidade cultura; sugere caminhos de abordagem dos próprios conceitos e os objetivos pretendidos amplia os campos numéricos historicamente associada à resolução de problemas que envolvem medidas.
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JOGOS ESTRATÉGICOS O PROFESSOR ANALISA E AVALIA
COMPREENSÃO: facilidade para entender o processo do jogo, assim como o autocontrole e o respeito a si próprio; FACILIDADE: possibilidade de construir uma estratégia vencedora; POSSIBILIDADE DE DESCRIÇÃO: capacidade de comunicar o procedimento seguido da maneira de atuar; ESTRATÉGIA UTILIZADA: capacidade de comparar com as previsões ou hipóteses.
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JOGOS ESTRATÉGICOS O ALUNO
Forma atitudes, enfrenta desafios, lançando-se à busca de soluções; pratica o debate, permitindo o exercício da argumentação e organização do pensamento; desenvolve os processos psicológicos básicos, com o estímulo para o desenvolvimento do raciocínio lógico; participando em grupo, apresenta uma conquista cognitiva, emocional, moral e social.
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JOGOS ESTRATÉGICOS O PROFESSOR ANALISA E AVALIA
COMPREENSÃO: facilidade para entender o processo do jogo, assim como o autocontrole e o respeito a si próprio; FACILIDADE: possibilidade de construir uma estratégia vencedora; POSSIBILIDADE DE DESCRIÇÃO: capacidade de comunicar o procedimento seguido da maneira de atuar; ESTRATÉGIA UTILIZADA: capacidade de comparar com as previsões ou hipóteses.
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TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
INSTRUMENTOS MAIS RÁPIDOS E EFICIENTES IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA LINGUAGEM GRÁFICA E DE NOVAS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO INTERESSE PELA REALIZAÇÃO DE PROJETOS E ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO E EXPLORAÇÃO VERDADEIRA NATUREZA DA ATIVIDADE MATEMÁTICA E DESENVOLVAM ATITUDES POSITIVAS.
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O computador na educação
Como fonte de informação, poderoso recurso para alimentar o processo de ensino-aprendizagem; como auxiliar no processo de construção do conhecimento; como meio para desenvolver autonomia pelo uso de softwares que possibilitem pensar, refletir e criar soluções; como ferramenta para realizar determinadas atividades-uso de planilhas eletrônicas, processadores de texto, banco de dados etc.
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AVALIAÇÃO Na atual perspectiva de um currículo de Matemática para o ensino fundamental, novas funções são indicadas à avaliação, na qual se destacam uma dimensão social e uma dimensão pedagógica. Podendo, assim, atribuir funções variadas à avaliação: Auxiliar e orientar os estudantes sobre o desenvolvimento das capacidades e competências que são exigidas socialmente, bem como auxiliar os professores a identificarem os objetivos atingidos, os conteúdos incorporados e as iterações implementadas, com vistas a reconhecer a capacidade matemática dos alunos, para que possam inserir-se no mercado de trabalho e participar da vida sociocultural. Fornecer aos professores as informações sobre como está ocorrendo a aprendizagem: os conhecimentos adquiridos, os raciocínios desenvolvidos, as crenças, hábitos e valores incorporados, o domínio de certas estratégias, para que ele possa propor revisões e reelaborações de conceitos e procedimentos ainda parcialmente consolidados.
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AVALIAÇÃO CRITÉRIOS IMPORTANTES:
Um resultado correto pode comprovar que houve compreensão e bom aproveitamento no tema estudado; Um resultado correto de uma questão pode refletir apenas o adestramento frente a certos modelos de exercícios; Um resultado incorreto pode tento indicar total incompreensão do assunto, como uma compreensão parcial do mesmo o que representa qualidades diferentes e importantes;
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AVALIAÇÃO CRITÉRIOS IMPORTANTES:
Todo registro feito pela criança é expressão do seu raciocínio que não necessariamente está visível ou é captado no resultado final solicitado em uma prova ou teste; Os resultados apresentados, os caminhos utilizados pelo aluno e que conduzem às soluções podem diferir passo a passo do processo adotado pelo professor, mas, podem revelar uma maneira própria do aluno, muitas vezes criativa, que são manifestações e representações do seu processo de compreensão.
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AVALIAÇÃO Tais processos são válidos observando-se os objetivos previstos e metas estabelecidas no desenvolvimento das noções matemáticas por série ou em período maior.
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Blocos Tais processos são válidos observando-se os objetivos previstos e metas estabelecidas no desenvolvimento das noções matemáticas por série ou em período maior.
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Blocos Temáticos Números e Operações Espaço e Forma
Grandezas e Medidas Tratamento da Informação
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CICLO BÁSICO (1.ª e 2.ª séries) NÚMERO OBJETIVOS
Espera-se que o aluno: Perceba que cada número natural designa uma coleção de coleções com a mesma quantidade de elementos e que ocupa um lugar na série numérica. Realize a contagem dos elementos de uma coleção e represente simbolicamente (de 1 a 9), bem como, desenvolva o conceito do zero. Compreenda a estrutura do sistema de numeração decimal.
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CICLO BÁSICO NÚMERO OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
Construa os fatos fundamentais relativos às quatro operações. Utilize as propriedades das operações na realização de cálculos. Domine as técnicas operatórias da adição, multiplicação e subtração com números naturais menores que
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CICLO BÁSICO MEDIDA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
Adquira noções intuitivas de grandeza, através de comparações: “grande e pequeno”, “longe e perto”, “quente e frio”, “maior e menor”, “mais cedo e mais tarde” etc. Adquira noções intuitivas de medida de tempo.
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CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
Identifique as semelhanças e diferenças entre objetos, bem como, desenvolva a percepção de “forma”, como um atributo dos objetos físicos familiares às crianças. Represente e construa objetos de diferentes formas. Classifique figuras, segundo diferentes critérios.
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