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PROJETO PELIM.

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Apresentação em tema: "PROJETO PELIM."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO PELIM

2 O PROJETO “ O Projeto de Estimulação de Linguagem através da Musicalização – PELIM, desenvolvido na Apae de Bauru - (SP). O projeto caracteriza a linguagem de bebês com Síndrome de Down e Encefalopatia Crônica da Infância Não-progressiva e atua na estimulação global através da música e elementos da musicoterapia, e na orientação aos pais sobre condutas funcionais independentes.

3 O PROJETO A equipe conta com um professor de Educação Musical, uma fonoaudióloga, especializada em linguagem, e os seis bebês participantes, juntamente com suas mães. Ao decorrer do projeto foi verificado um aumento significativo em nível de expressividade, gestos indicativos, Comportamentos Comunicativos Intencionais (CCI) etc, dos bebês, demonstrando a eficácia da musicalização como mais um recurso terapêutico”. SILVA,Eder Ricardo. Projeto de Estimulação de Linguagem Através da Musicalização com usuários do Centro de Reabilitação Física da APAE de Bauru: faixa etária de 0 a 3 anos.In:I Simpósio Internacional Linguagens Educativas,1,2005,Bauru.Resumos... USC-Bauru:CDRom, 26 a 29 de Outubro. 

4 O PROJETO O projeto teve início no ano de 2003, no Centro de Reabilitação Física da Apae de Bauru, Atendendo bebês de 0 a 3 anos que apresentam Síndrome de Down (S.D.) e Encefalopatia Crônica Infantil não-Progressiva (ECINP) Com atendimentos realizados em grupo juntamente com os pais, professor de Educação Musical e Fonoaudióloga.

5 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL
 Ampliar o desenvolvimento da linguagem de bebês com deficiência através da musicalização associada à fonoaudiologia.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS Desenvolver a musicalidade; a sensibilidade, a percepção auditiva, visual, sensorial, a psicomotricidade e possivelmente o senso rítmico durante as aulas    Melhorar o desempenho dos órgãos fonoarticulatórios (OFAs), com massagens orofaciais, canções, jogos e brincadeiras musicais Oferecer modelos de interação musical, fornecendo um repertório para a mãe/responsável trabalhar com o filho.

6 METODOLOGIA O PELIM é realizado semanalmente, com uma hora de duração, na qual crianças do Centro de Reabilitação Física da instituição, entre oito meses a três anos de idade, que apresentam Síndrome de Down, Encefalopatia Infantil Crônica não-Progressiva e Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor, têm iniciação musical por meio de jogos e brincadeiras. Durante as aulas, os pais/responsáveis, recebem orientações para que ampliem o seu repertório de canções e pequenas danças, melhorando assim o seu grau de desafinação para que estejam aptos a usar a música para um melhor desenvolvimento de linguagem de seus filhos, e melhorar o seu relacionamento afetivo com a criança. O protocolo de avaliação e evolução dos usuários participantes do projeto foi construído pelos profissionais responsáveis por sua aplicação.O processo do trabalho com bebês, inclusive a do PELIM, segue uma estruturação para que os objetivos e estratégias dos atendimentos não se percam durante o seu curso

7 Estruturação das Aulas
OS ATENDIMENTOS Compreendem atividades de musicalização para bebês, simultaneamente com estimulação orofacial realizada com o apoio da fonoaudióloga e orientações na área de comportamento por uma psicóloga voluntária. Estruturação das Aulas Canto de entrada Rodas cantadas percussão corporal movimentação espontânea Conjunto de percussão Relaxamento Canto de despedidas Sociabilização: incentivo ao apego e maior ligação afetiva entre mãe e filho

8 RESULTADOS O trabalho realizado nos atendimentos demonstra que os bebês tiveram: Aumento significativo em seu desenvolvimento global, mais especificamente, em nível de atenção visual e auditiva Expressividade Sociabilização Vocalizações espontâneas Dança e movimentos corporais

9 RESULTADOS Isso prova que a aplicação da música juntamente com a fonoaudiologia trouxe uma outra forma de terapia funcional e positiva para usuários que eram atendidos individualmente. De acordo com os itens deste projeto, verificamos e constatamos que uma criança que apresenta alguma patologia encefálica, esta compromete o esquematismo sensório-perceptual e a funcionabilidade de um campo cerebral, seja ele parietal, frontal, temporal ou occipital, ocasionando em inabilidades. Na região frontal localiza-se a área responsável pela linguagem, no córtex cerebral situam-se os centros responsáveis pela audição e visão, e a memória tem sua regulação situada na região temporal. Devido às funções cerebrais estarem deficientes em relação a sua funcionabilidade, as crianças que possuem uma encefalopatia ou uma síndrome genética, neste caso a Síndrome de Down, apresentam dificuldades para lidar com os estímulos recebidos em: (perceber – organizar – processar – compreender – responder).

10 CONSIDERAÇÕES FINAIS A utilização da música e seus elementos confirmam que seus efeitos no ser humano são benéficos e o auxiliam no tratamento juntamente a outros objetos terapêuticos relevantes. É necessário um maior acreditar na música, na musicoterapia e na musicalização para que gradativamente as escolas e instituições possam fazer uso desta magnífica terapia. Sabendo que a música, assim como outros agentes culturais, são fatores determinantes no crescimento do Homem, sua aplicação simultaneamente à fonoaudiologia contribuiu para o desenvolvimento de crianças com necessidades especiais melhorando sua qualidade de vida e propiciando a inclusão social.

11 EXEMPLO DE COMO FAZER UMA CITAÇÃO DESTE SITE:
RESPONSÁVEIS Eder Ricardo da Silva Professor da APAE de Bauru.Licenciado em Música com Habilitação em Educação Musical Juliana Almeida Cardoso Fonoaudióloga da APAE de Bauru com Especialização em Linguagem Não deixe de citar a fonte. Diga não ao plágio. O uso dos materiais publicados neste site é livre. Pedimos apenas que todos respeitem a ética acadêmica citando a fonte e informando o endereço do site, para que outros possam também explorá-lo bem como, ter acesso às atualizações e complementações.Observe que ao citar textos encontrados na Internet, é necessário colocar a data de consulta, devido às freqüentes alterações que os mesmos podem sofrer. EXEMPLO DE COMO FAZER UMA CITAÇÃO DESTE SITE: SILVA, Eder Ricardo.; CARDOSO, Juliana Almeida. Projeto de Estimulação de Linguagem através da Musicalização. Disponível em: s.d. Acesso em 30 dezembro 2006.

12 APAE-BAURU JOSÉ HENRIQUE FERRAZ 20-20 JARDIM OURO VERDE- BAURU-SP CEP-17.054-697 TEL:(14) 3236-1100
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