A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acolhida Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acolhida Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental"— Transcrição da apresentação:

1 Acolhida Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
PREFEITURA DE SANTOS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Acolhida Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Janeiro/2009

2 Pauta do dia Diretrizes gerais da SEDUC Eixos estratégicos Organograma
"Há mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos, do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça." (José Estáquio de Souza) Diretrizes gerais da SEDUC Eixos estratégicos Organograma Livretos de Orientações pedagógicas - vol. I a VI Plano de curso Sistema de avaliação Pauta da semana - orientações

3 EIXOS ESTRATÉGICOS Gestão Democrática Qualidade
Assegurar condições que permitam a participação da comunidade (interna e externa) nas decisões: Garantindo a comunicação e a coesão das diretrizes internas da Seduc; Adotando diretrizes para as UMEs e acompanhando a sua aplicação; Proporcionando autonomia administrativa, financeira e pedagógica para as UMEs; Fornecendo subsídios teóricos e práticos para atuação participativa e democrática; Promovendo a participação da comunidade na tomada de decisão relativa à gestão escolar. Qualidade Garantir educação de qualidade: Valorizando os profissionais da educação; Promovendo formações continuadas em todos os níveis de educação; Disponibilizando recursos materiais, financeiros e humanos para a efetivação das ações das escolas e da Seduc; Desenvolvendo um currículo adequado à realidade da sociedade.

4 Educação de Jovens e Adultos
Acesso e Permanência Atender a demanda de alunos e proporcionar atividades sociais, culturais, educacionais e esportivas Assegurando as instâncias de participação da comunidade escolar e da sociedade civil; Proporcionando condições para inclusão social; Garantindo projetos e programas que permitam educação integral; Promovendo ações para aprimorar a qualidade do ensino público. Educação de Jovens e Adultos Criar meios para permitir acesso à educação Desenvolvendo currículo e formas alternativas de permanência adequadas a essa realidade; Viabilizando parcerias para ampliar as oportunidades dessa modalidade de educação; Erradicando os índices de analfabetismo do município; Criando oportunidades para a certificação e qualificação profissional básica.

5 Secretaria de Educação
SEDUC Secretaria de Educação Suely Maia DEPLAN Departamento de Planejamento DEPED Departamento Pedagógico COSUP Coordenadoria de Supervisão COPED Coordenadoria de Políticas Educacionais COFORM Formação COVIDA Vida Escolar Legislação e Normas Educacionais COPLANE Coordenadoria de planejamento da rede de ensino COMARE Coordenadoria de manutenção e recurso COAFI Coordenadoria Administrativa e de controle orçamentário e financeiro- educação COMERE Merenda Escolar COSUP – 40 Supervisores de Ensino DEAFIN Departamento Administrativo e Financeiro

6 Coordenadoria de Formação Educacional
COFORM Coordenadoria de Formação Educacional SENUTEC SEFORM SEBIBLI SEPROJE

7 Coordenadoria de Políticas Educacionais
COPED Coordenadoria de Políticas Educacionais SEANE SEFEP SEJA SEINF

8 ONDE NOS ENCONTRAR... Site da PMS – www.santos.sp.gov.br
Site da Educação – – SEDUC Rua Assis Corrêa, 20. Tel.: COFORM ( seções ) Centro de formação Biblioteca Mário Quintana Videoteca Equipe Interdisciplinar ( SEFEP ) ESCOLA TOTAL/JORNADA AMPLIADA R. Assis Corrêa, 9. Fone:

9 Núcleo de Educação a Distância
SEDUC Rua Frei Gaspar, 25. Tel.: Gabinete DEAFIN DEPED DEPLAN COSUP CEMID Av. Ana Costa, 285 Fone: Núcleo de Educação a Distância ( NuED ) SENUTEC

10 Plano de curso Plano (Sistema) ≠ planejamento (UME e professor)
Organização: dos níveis de ensino: Educação Infantil Infantil I a VI Ensino Fundamental Fase inicial – 1º ao 3º ano Fase complementar – 4º e 5º ano Fase final – 6º ao 9º ano EF na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos Ciclo I – Termos 1 a 4 Ciclo II – Termos 1 a 4

11 dos conteúdos: em conceituais, procedimentais e atitudinais
Ed. Infantil anual, por eixos, com orientações didáticas EF – 1º a 5º ano anual, por disciplina, com orientações didáticas EF – 6º a 9º ano bimestral, por disciplina EJA semestral, por disciplina

12 Classificação dos conteúdos
(M. D. Merrill, 1983; Coll, 1986) Conceituais – da ordem do “saber” (compõem-se de fatos, dados, conceitos) Procedimentais – da ordem do “saber fazer” (compõem-se de métodos, técnicas, habilidades, estratégias) Atitudinais – da ordem do “ser” (compõem-se de normas, regras e atitudes) Referências bibliográficas COLL, C. et al. Os conteúdos na reforma. Porto Alegre: Artmed, 1998. ZABALA, A. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.

13 Sistema de Avaliação Regimento escolar ( título IV - cap. VI )
Ensino Fundamental / EJA instrumentos variados avaliação institucional diagnóstica (SEDUC) avaliação bimestral ( UME ) síntese bimestral 1º ano – ficha de avaliação individual Educação infantil – avaliação semestral – ficha de avaliação individual

14 Pauta da semana 3ª f – ( SEDUC Gonzaga, R. Assis Corrêa, 20 – 8h/10h ou 14h/16h, em escala ) Ambientação on line – Site da Educação 4ª f – ( Jardim Botânico, R. João Fraccaroli, s/n.- 8h ou 14h ) Estudo do meio, com reflexão e socialização dos conteúdos do plano – levar xerox distribuída 5ª f – ( Centro Histórico, FAMS, R. Visconde de Rio Branco, 48 – 8h ou 14h ) Estudo do meio, com reflexão e socialização dos conteúdos do plano. 6ª f – ( SEDUC Gonzaga, R. Assis Corrêa, 20 – 8h ou 14h ) Reflexão teórica: Como avaliar ?

15 Bem-vindos e obrigada ! Equipe da SEDUC Janeiro/2009


Carregar ppt "Acolhida Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google