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VII Fórum CiViNET Sistema de Gestão da Mobilidade CM Porto Adequação aos novos paradigmas da Mobilidade 15 de abril de 2015 Divisão Municipal de Gestão.

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1 VII Fórum CiViNET Sistema de Gestão da Mobilidade CM Porto Adequação aos novos paradigmas da Mobilidade 15 de abril de 2015 Divisão Municipal de Gestão da Mobilidade e Tráfego

2 SGMCMP – Arquitetura ITS Tráfego GERTRUDE SAEM SMARTGUARD SIEMENS 282 instalações luminosas,138 de gestão centralizada 106 Câmaras de vídeo 36 dissuasores automáticos, 17 de gestão centralizada para controlo de acessos 15 VMS em túneis

3 SGMCMP - Semáforos

4 SGMCMP – Vídeo

5 SGM.CMP – ITS

6 SGMCMP – UTC Central Digital Analógico (Até 2015)

7 SGMCMP – Existente Infraestrutura de telecomunicações baseada em tecnologias obsoletas Ativos da rede obsoletos e sem peças de substituição Grande susceptibilidade a avarias de comunicação Protocolos de comunicação proprietários Ausência de mecanismos de redundância ITS Tráfego sem adaptação aos novos paradigmas da mobilidade Oferta (concorrência) limitada

8 SGMCMP – 2016 a 2021 Substituição de 265 controladores de tráfego Interligação e gestão remota de todos os controladores de tráfego Implementação de um novo ITS de Gestão de Tráfego Substituição de 70 câmaras de vídeo analógicas Construção e implementação de 42 ilhas de acesso à rede principal de comunicações APD Rede em fibra ótica com elevada cobertura da cidade Capacidade para servir a função de rede de dados ao atual ITS Gestão, segurança e eficiência com controlo do município Utilização da rede por outros serviços

9 SGMCMP – Objetivos Monitorização totalmente remota Deteção automatizada de anomalias/avarias Aposta em sensorização com base em fluxos de vídeo Sistemas com manutenção reduzida Protocolos normalizados/abertos: Entre ITS e equipamentos de rua Entre centros de controlo Flexibilidade para adicionar novos serviços e evoluir interfaces de utilizador Maior quantidade de fornecedores: Maior concorrência Menor custo Segregação de competências Implementação de planos de regulação de tráfego feitos à medida Redução em tempos de viagem (até 10% em horas de ponta) Redução em emissões de CO2 (2-10%) e redução em outras emissões Outros sistemas integráveis: Transportes públicos, ambiental, fiscalização (radares, red light enforcement, etc…)

10 SGMCMP – COM Rede SGM Rede APD

11 SGMCMP – Ilhas e futuro

12 Obrigado! brunoeugenio@cm-porto.pt


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