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TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

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Apresentação em tema: "TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES
TRANSPORTES – CIRCULAÇÃO DE MERCADORAS E DE PESSOAS.

2 Importância dos transportes
Os transportes e as comunicações caracterizam-se, atualmente, como elementos vitais para o desenvolvimento das diversas regiões do planeta, pois aceleram a circulação de mercadorias, pessoas, informações e serviços, favorecem o comércio, aumentam a competitividade das empresas, enfim vencem as rugosidades presentes no espaço geográfico.

3 Rugosidade e fluidez do espaço
As rugosidades se materializam no tempo gasto no transporte de pessoas e mercadorias e na circulação de informações e, por isso, as novas tecnologias conseguem diminuir tais rugosidades e conferir maior fluidez no espaço. Os espaços de maior fluidez são aqueles em que a circulação de pessoas, de mercadorias e de informações realiza-se em menos tempo e com menor custo.

4 Leitura cartográfica. Legenda: $ X/t = quantidade de dólares gastos por tonelagem transportada; X km = distância entre o porto de Sepetiba e outros lugares. Nota: Os custos do esquema acima se referem ao transporte de minério de ferro para o porto de Sepetiba e a sua exportação. 11 - Considerando a distância física X distância econômica do transporte de cargas do Porto de Sepetiba para os EUA e para São Simão, estabeleça a relação entre a rugosidade e a fluidez nos dois trajetos. Justifique.

5 Matriz de trransportes
A matriz de transportes refere-se ao conjunto de estruturas de transporte utilizadas em um país com o objetivo de favorecer a circulação de mercadorias e pessoas. Quanto mais eficiente e equilibrada for a matriz de transportes, menores são os custos para transportar mercadorias e pessoas, favorecendo a economia, a competitividade das atividades industriais e agropecuárias e a população em geral, visto que esta poderá adquirir produtos e deslocar-se de um lugar para outro com maior rapidez, segurança e menor preço.

6 Modalidades de transporte
São três as modalidades de transportes: terrestres – cujos modais são: rodoviários, ferroviários e dutoviários; aquáticos ou hidroviários podem ser: fluviais, lacustres e oceânicos (de longo curso e de cabotagem); os aéreos que são realizados em rotas nacionais e internacionais.

7 - entrega de porta em porta - ideal para curtas distâncias.
RODOVIÁRIO FERROVIÁRIO HIDROVIÁRIO AEROVIÁRIO - maior rapidez - entrega de porta em porta - ideal para curtas distâncias. - transporta: 30t/L/km - curta duração das vias. - menor duração do material rodante e maior reposição de peças. - usa mais combustível e emite mais GEE. - mais lento - necessita de outro modal para entregas de porta em porta - ideal para longas distâncias. - 125t/L/km - grande duração das vias. - maior duração do material rodante e menor reposição de peças. - menos combustível e emite menos GEE necessita de outro modal para entregas de porta em porta. - ideal para longas distâncias - 575 t/L/km - grande duração dos portos. - maior duração dos navios, barcos e barcaças e menor reposição de peças - muito menos diesel e emissão de GEE -muito rápido - necessita de outro modal para entregas de porta em porta. - é o de maior custo. - grande duração dos aeroportos. - maior duração das aeronaves e altos custos de manutenção das mesmas. - mais combustível e emite mais GEE.

8 Interpretando gráficos
Os países de grande extensão territorial apresentam uma matriz de transportes que lhes conferem maior competitividade e maior sustentabilidade ambiental, exceto o Brasil. Explique a razão pela qual a matriz de transportes brasileira é menos competitiva e menos sustentável em relação aos outros países indicados no gráfico.

9 PNLT O Plano Nacional de Logística e Transportes do Ministério dos Transportes (PNLT) prevê a redistribuição da matriz de transporte para obter maior equilíbrio entre os principais modais para 2025, como mostra o gráfico: Se a meta para a matriz de transportes mais equilibrada para 2025 é de 29% para o modal hidroviário, 35% para o ferroviário e 30% para o rodoviário, indique as vantagens dessa nova estrutura.

10 Intermodalidade e Multimodalidade
Transporte Intermodal e Multimodal – ocorrem quando o transporte de cargas pode ser feito com a utilização de mais de um modal de transporte, ou seja, utilizam-se duas ou mais modalidades de transporte para transportar e entregar uma mercadoria desde o seu lugar de origem até ao destino final. Tanto a Intermodalidade como a multimodalidade diminuem os custos do transporte.

11 Diferenças entre os dois modos.
No transporte intermodal verifica-se a emissão de documento individual para cada modal que transporta a carga e, também se verifica a divisão de responsabilidades entre os transportadores pela integridade, segurança, trajeto e destino de tal carga, enquanto que o Transporte Multimodal de Cargas é aquele que:utiliza duas ou mais modalidades de transporte;é executado sob a responsabilidade única de um Operador de Transporte Multimodal – OTM e é regido por um único contrato.

12 Exercício de aprofundamento.
(PUCRIO) Os problemas com a infraestrutura de transportes são apontados como um dos principais responsáveis pelo elevado custo das mercadorias fabricadas no Brasil, com participação diferenciada de acordo com o meio de transporte utilizado (quadro abaixo). Para a Agência Nacional de Transporte Terrestre, a utilização do transporte multimodal de cargas (duas ou mais modalidades de transporte, do recebimento da carga na origem até seu destino final) é uma solução para esses problemas. a) Com base na composição da matriz de transportes no Brasil, explique uma razão política para a elevada participação dos transportes no custo final dos produtos.  b) Apresente uma vantagem do transporte rodoviário sobre o ferroviário que justificaria a opção pela multimodalidade.

13 Transporte aquático. É a modalidade de transporte realizada em oceanos, rios e lagos. O transporte oceânico é classificado como: internacional ou e longa distância e de cabotagem (realizado ao longo do litoral de um país). O transporte oceânico é o principal meio de transporte em escala global e depende de fatores como a disponibilidade, qualidade e capacidade das embarcações, bem como da construção de portos mais eficientes.

14 Maiores portos do mundo em transporte por conteineres.

15 Contêineres O uso de contêineres para transporte de cargas vem aumentando constantemente no mundo. Contêineres são grandes caixas de metal feitas em tamanho padrão em múltiplos de 20 pés (6 metros) chamadas twenty foot equivalent units (unidades equivalentes a 20 pés – TEUs). O transporte usando contêineres apresenta diversas vantagens entre as quais: menor uso de embalagens, maior segurança da carga, pois evita estragos, possibilita a remoção da carga entre diferentes modais, ou seja, do navio para o caminhão ou vagão e vice-versa, favorece as operações de carga e descarga e minimização de problemas com roubo e adulterações das cargas.

16 Contêneres A utilização crescente de contêineres exige a modernização das instalações portuárias, como a ampliação dos pátios para armazenamento e adaptações mecânicas para operação de carga e descarga das caixas.

17 Portos brasileiros – problemas e soluções.
- dificuldade de acesso aos terminais de carga – responsável pelos atrasos na entrega, aumento dos preços e prejuízos às empresas envolvidas nas operações; - congestionamentos em rodovias que levam aos portos;

18 Portos brasileiros - problemas
- falta de pátios para estacionamento de caminhões; - planos de movimentação ineficientes; - restrições para a navegação dos navios por conta da baixa profundidade; - entraves burocráticos - de cada navio que embarca ou desembarca nos terminais do país são exigidos, em média, 112 documentos. A papelada reúne, muitas vezes, as mesmas informações, distribuídas a diferentes órgãos de fiscalização que atuam nos portos, em várias vias. -embaraço na execução de obras.

19 Portos brasileiros - soluções
Criação da nova Lei dos Portos que foi sancionada pelo executivo federal em 05/06/2013 com o objetivo de modernizar os portos brasileiros. Estabelece novos critérios para a exploração e arrendamento (por meio de contratos de cessão para uso) para a iniciativa privada de terminais de movimentação de carga em portos públicos. A intenção do governo é ampliar investimentos privados e modernizar os terminais, a fim de baixar custos de logística e melhorar condições de competitividade da economia brasileira.

20 Cabotagem no Brasil A cabotagem é a navegação realizada entre portos ou pontos do território nacional, utilizando a via marítima ou essa e as vias navegáveis interiores. pontos positivos : maior eficiência energética, maior capacidade de transporte maior vida útil da infraestrutura, maior vida útil dos equipamentos e veículos, maior segurança da carga, menor emissão de poluentes, menor número de acidentes, menor nível de avarias, menor custo operacional e menor impacto ambiental.

21 Cabotagem - entraves altas tarifas incidentes no setor (como carregamento, descarregamento e armazenagem de mercadorias), grande nível de burocracia nas operações nos portos, alta carga tributária (tanto em número de tributos quanto em total pago), carência em infraestrutura portuária (baixa profundidade dos canais, má qualidade dos acessos aos terminais portuários), idade elevada da frota e número limitado de embarcações.

22 Soluções para destravar os obstáculos à cabotagem no Brasil
estimular a construção naval no Brasil e investir em obras de infraestrutura logística (acessos aos terminais portuários), obras de dragagem, revitalização dos equipamentos e da infraestrutura dos portos, aumento das áreas portuárias (construção de novos portos e criação de novas rotas). implantar a desburocratização das atividades de fiscalização de mercadorias e o aumento da eficiência dos serviços desenvolvidos neles, como as operações para movimentação e acondicionamento de cargas.

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24 Leitura cartográfica O Brasil apresenta um litoral extenso (7.367 Km), navegável em todas as estações do ano e, pouco afetado por fenômenos climáticos, como os furacões e tempestades tropicais. Enfim, apresenta um litoral com condições favoráveis para a navegação de cabotagem. Com base na leitura do texto e observação do mapa, responda:- a – O que é navegação de cabotagem? - b – Liste três aspectos positivos desse modal de transportes e três entraves que dificultam a elevação do uso desse modal de transportes no Brasil.

25 Corredores de exportação no Brasil
Os corredores de exportação são áreas dotadas de infraestrutura que envolve o transporte, a armazenagem e a comercialização de produtos, desde as áreas produtoras até os portos de exportação. A implantação desses corredores decorreu da necessidade de o Brasil escoar sua produção com maior rapidez e eficiência, de reduzir custos e de aumentar a competitividade no mercado externo.

26 http://interna. educacao. com

27 Transporte Fluvial Transporte fluvial – exige presença de rios profundos e caudalosos, sem grandes desníveis e livres de congelamentos extensos no outono-inverno. Rios com desníveis exigem a construção de eclusas, que funcionam como um elevador de água para as embarcações. No mundo, hidrovias são usadas no transporte multimodal com o objetivo de diminuir custos do transporte. Ex: hidrovia Reno – Meno – Danúbio na Europa que liga o Mar Negro ao Mar do Norte e, a hidrovia que liga o Atlântico ao Golfo do México via Rio São Lourenço – Grandes Lagos – Rio Mississipi – Golfo do México nos EUA.

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30 Eclusas de Tucurui

31 Transporte lacustre

32 Transporte lacustre É realizado em lagos.
Pode ser interno quando liga as margens de um lago no interior de um mesmo país. Pode ser externo, quando liga margens de lagos entre dois países.

33 Transporte terrestres
Ferroviário – predominou no século XIX, teve grande expansão até meados do século XX. Canadá, EUA, Rússia construíram as ferrovias transcontinentais. Ex. E.F Transiberiana na Rússia.

34 Transporte ferroviário
Estagnou a partir de 1940, devido à evolução da indústria automobilística e voltou a expandir a partir de 1973 – crise do petróleo. Vivenciou grande modernização com a construção dos Trens de Alta Velocidade – TAV ou Trem Bala, que é usado, sobretudo, para transporte de passageiros. Maglev Xangai, China km/h e faz o percurso de 30 quilômetros em apenas sete minutos, embora possa chegar a bem mais de 500 km/h. ICE 3, Alemanha - corre entre Franfkurt e Colônia, no Vale do Reno, e entre Munique e Nuremberg, na Bavária, com nove linhas que atingem velocidades de até 320 km/h. Sinkansen E5, Japão - opera a até 320 km/h na linha de 670 km entre Tóquio e Aomori, no norte da ilha de Honshu. TGV POS, França - os TGV POS operam em duas linhas, no leste e no oeste da França, com velocidades que atingem 320 km/h em operações normais e até 575 km/h em testes, a maior velocidade registrada para um trem.

35 Transporte ferroviário no Brasil
O Brasil voltou a investir em ferrovias, depois dos anos de estagnação no século XX, mas em função da defasagem do modal, diferenças de bitola, atrasos em obras e outros problemas revelam que o País precisará de muito tempo para atingir a eficiência neste transporte. TAV Brasileiro – Trajeto previsto – Rio de Janeiro – São Paulo – Campinas – 511 km. Tempo previsto da viagem 99 minutos.

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37 Transporte rodoviário no Brasil
Principal modal de transportes no país. Por meio do Programa de Integração Nacional (PIN) – foram construídas grandes rodovias – Transamazônica, Cuiabá-Santarém, Perimetral Norte, Cuiabá-Porto Velho. A partir de 1990 – programa de privatização das rodovias – administração das rodovias por empresas particulares por meio do sistema de concessões. As concessionárias fazem a manutenção das rodovias e capitalizam-se cobrando pedágios.

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39 Transporte aéreo no Brasil
Vantagens – maior rapidez. Desvantagens – alto preço, maior emissão de gases do efeito estufa, poluição sonora, grandes espaços para a construção de aeroportos. No Brasil, o aumento da demanda em função da diminuição dos preços das passagens, não foi acompanhada de modernização dos aeroportos – solução: privatização.

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41 Novo pacote de privatizações de 09-06-2015
Novo pacote de medidas do Programa de Investimento em Logística (PIL). O programa, chamado de "concessão" pelo governo e de "privatização" por opositores, prevê a entrega à iniciativa privada de obras de infraestrutura.  os principais pontos do pacote pode atingir até R$ 198 bilhões em financiamento de logística e infraestrutura no país.

42 Novo pacote de privatizações
Aeroportos: O governo já confirmou o leilão de quatro aeroportos: Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Florianópolis. Juntos, eles devem receber investimentos de R$ 8,5 bilhões. O leilão deverá acontecer no começo de 2016. Ferrovias: O governo prevê investimentos de R$ 86,4 bilhões em ferrovias. A maior parte será do projeto do trecho brasileiro da Ferrovia Bioceânica (chamada inicialmente de Transoceânica ou Transcontinental). Essa ferrovia sairá do litoral do Rio de Janeiro, passará por seis Estados e chegará ao Acre, no trecho brasileiro, seguindo para o Peru até o litoral, ligando, desta forma, dois oceanos – o Atlântico e o Pacífico. Esse projeto poderá receber financiamento da China, após acordo bilateral com o Brasil.

43 Novo pacote de privatizações.
Rodovias: São 16 leilões de trechos de estradas previstos para 2015 e 2016, além de recursos investidos na modernização, duplicação e melhorias de rodovias federais. O governo espera atrair R$ 66,1 bilhões em investimentos. O modelo de concessão continua sendo o do pedágio: ganha a empresa que oferecer o menor pedágio. Como essas obras serão financiadas? O BNDES continua participando dos financiamentos das obras, mas o modelo será diferente. Desta vez, o governo estimulará as empresas a buscar crédito no mercado, por meio de financiamento privado. Quanto maior o financiamento privado, melhores serão as condições oferecidas pelo BNDES à empresa concessionária.

44 Comunicações Internet – a revolução das comunicações.
Relatório da União Internacional de Telecomunicações (UIT)- 2014: Cerca de 4,3 bilhões de pessoas não têm acesso à Internet. Os excluídos estão principalmente em zonas rurais de países em desenvolvimento, mesmo tratando-se de zonas que nos últimos cinco anos duplicaram o número de usuários. Em 2014, segundo o documento, 44% dos lares do mundo tinham acesso à internet, acima dos 40% registados em 2013 e dos 30% em 2010. Mas a distribuição é desigual. Nos países desenvolvidos, 78% dos lares têm acesso à rede. Nos países de rendimentos médios e baixos são apenas 31% e nos países mais pobres 5%. “É errado pensar que todo o mundo está conectado”, escrevem no relatório os analistas da UIT.

45 Nativos digitais O custo de estar conectado no Brasil é um dos mais altos do mundo: O minuto das ligações por celular, o principal serviço de telefonia do país e motor da expansão da banda larga móvel, chega a US$ 0,74. A quantia é mais de setenta vezes o valor de US$ 0,01, cobrado na Coreia do Sul, país mais barato. a banda larga fixa é apenas a 55ª mais barata do mundo, custando, em média, US$ 17,20, cerca de R$ 40. Até no envio do SMS, o país esta entre os maiores: cobrando US$ 0,23 o torpedo, é o segundo mais caro.

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