A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DA PESQUISA Material didático de suporte ao Professor Material didático de suporte ao Professor ELIANE MINERVINA DE CASTRO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DA PESQUISA Material didático de suporte ao Professor Material didático de suporte ao Professor ELIANE MINERVINA DE CASTRO."— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DA PESQUISA Material didático de suporte ao Professor Material didático de suporte ao Professor ELIANE MINERVINA DE CASTRO

2 METODOLOIA DA PESQUISA Apresentação Pretendemos colaborar no ensino da disciplina Metodologia da Pesquisa oferecendo material de Suporte ao livro METODOLOGIA DE LA INVESTIGACÓN, de interesse do curso que poderá ser utilizado como consulta ou também material para uso em aulas. Nosso propósito é transmitir a nossa maneira de “pensar” a disciplina no sentido de facilitar o aprendizado dos alunos. Também esperamos que seja um meio de comunicação entre os autores e as pessoas interessadas no assunto, proporcionado espaço para críticas, sugestões e esclarecimentos sobre a obra. Agradecemos a sua consulta e esperamos que encontre bastante utilidade no nosso conteúdo. Um forte abraço, Eliane Minervina de Castro Apresentação Pretendemos colaborar no ensino da disciplina Metodologia da Pesquisa oferecendo material de Suporte ao livro METODOLOGIA DE LA INVESTIGACÓN, de interesse do curso que poderá ser utilizado como consulta ou também material para uso em aulas. Nosso propósito é transmitir a nossa maneira de “pensar” a disciplina no sentido de facilitar o aprendizado dos alunos. Também esperamos que seja um meio de comunicação entre os autores e as pessoas interessadas no assunto, proporcionado espaço para críticas, sugestões e esclarecimentos sobre a obra. Agradecemos a sua consulta e esperamos que encontre bastante utilidade no nosso conteúdo. Um forte abraço, Eliane Minervina de Castro

3 Parte I: Semelhança e Diferenças entre os Enfoques Quantitativos e Qualitativos

4 ALGUNS ENFOQUES-CORRENTES DE PENSAMENTO NA BUSCA DO CONHECIMENTO O conhecimento empírico (EMPIRISMO) é também chamado de conhecimento popular ou comum. É aquele obtido no dia a dia, independentemente de estudos ou critérios de análise. Foi o primeiro nível de contato do homem com o mundo, acontecendo através de experiências casuais e de erros e acertos. Materialismo dialético: a partir de uma tese, se estabelece uma antítese, para se chegar a uma síntese, que é uma nova tese, e, assim, amplia-se continuamente o conhecimento humano. É um método de interpretação dinâmica e totalizante da realidade. Considera que os fatos não podem ser considerados fora de um contexto social,político, econômico, etc. Empregado em pesquisa qualitativa(GIL, 1999; LAKATOS; MARCONI, 1993) Materialismo dialético: a partir de uma tese, se estabelece uma antítese, para se chegar a uma síntese, que é uma nova tese, e, assim, amplia-se continuamente o conhecimento humano. É um método de interpretação dinâmica e totalizante da realidade. Considera que os fatos não podem ser considerados fora de um contexto social,político, econômico, etc. Empregado em pesquisa qualitativa(GIL, 1999; LAKATOS; MARCONI, 1993)

5 ESTRUTURALISMO: Parte de um modelo simbólico da estrutura de um fenômeno, descreve e quantifica as relações entre os objetos do modelo com base na realidade. FENOMENOLOGIA: Preocupa-se com a descrição direta da experiência tal como ela é. A realidade é construída socialmente e entendida como o compreendido, o interpretado, o comunicado. Então, a realidade não é única: existem tantas quantas forem as suas interpretações e comunicações.

6 QUANTITATIV O MULTIMODAL OU ENFOQUE MIST O MULTIMODAL OU ENFOQUE MIST O ENFOQUES A PARTIR DA METADE DO SÉCULO XX QUALITATIVO

7 Enfoque Quantitativo  PESQUISA QUANTITATIVA  A pesquisa realiza os seguintes passos:  Define um problema de estudo – delimitado e concreto.  Revisão de literatura.  Construção do marco teórico  Hipóteses  Coleta de dados  Análise dos dados mediante procedimentos estatísticos.

8 CARACTERÍSTICAS DA PESQUISA QUALITATIVA Em uma pesquisa quantitativa se pretende generalizar os resultados encontrados em um grupo(amostra) a uma coletividade maior (universo ou população). Ao final da pesquisa se pretende explicar e predizer os fenômenos investigados, buscando regularidades e relações causais entre os elementos O dados gerados possuem os modelos de validez e confiabilidade. As conclusões derivadas contribuirão para a geração de conhecimento. O método quantitativo ocorre na realidade externa do indivíduo. Isto nos conduz a uma explicação sobre como se concebe a realidade com esta aproximação da investigação.

9 Define o problema, porém não segue um processo claramente definido. ENFOQUE QUALITATIVO O enfoque se baseia no método de coleta não padronizado, que consiste em obter a perspectiva do ponto de vista dos participantes (suas emoções, experiências, significados e outros aspectos subjetivos). O pesquisador começa examinando o mundo social e nesse processo desenvolve uma teoria coerente com a sua observação. Fundamenta-se mas em um processo indutivo- do particular para o geral. Na maioria dos estudos qualitativos não se provam hipóteses,estas se geram durante o processo e vão redefinindo-se conforme a coleta dos dados.

10 Parte II: O Plano de Pesquisa O Plano de Pesquisa Definindo o Problema de pesquisa e determinando os objetivos do estudo.

11 Passos fundamentais: Planejamento de Pesquisa : Definição do Problema de Pesquisa Definição do Problema de Pesquisa Determinação dos objetivos Indagação básica do estudoIndagação básica do estudo Indica o propósito da PesquisaIndica o propósito da Pesquisa Levanta ás hipóteses envolvidasLevanta ás hipóteses envolvidas Decisões envolvidas a partir dos resultadosDecisões envolvidas a partir dos resultados Indagação básica do estudoIndagação básica do estudo Indica o propósito da PesquisaIndica o propósito da Pesquisa Levanta ás hipóteses envolvidasLevanta ás hipóteses envolvidas Decisões envolvidas a partir dos resultadosDecisões envolvidas a partir dos resultados Informações que serão levantadas no estudoInformações que serão levantadas no estudo Áreas de abordagemÁreas de abordagem “Promessa dos resultados”“Promessa dos resultados” Informações que serão levantadas no estudoInformações que serão levantadas no estudo Áreas de abordagemÁreas de abordagem “Promessa dos resultados”“Promessa dos resultados”

12 Objetivo Primário 2 posse de telefone celular por operadora 2 perfil do usuário de celular (sexo,idade, classe,renda) 2 intenção de compra de telefone celular nos próximos seis meses 2 satisfação com o sistema/ operadora 2 troca de operadora 2 critério para decisão de escolha de operadora 2 valor médio gasto conta de celular 2 percepção do preço das contas 2 Critérios para decisão de escolha de uma operadora de telefonia celular 2 posse de telefone celular por operadora 2 perfil do usuário de celular (sexo,idade, classe,renda) 2 intenção de compra de telefone celular nos próximos seis meses 2 satisfação com o sistema/ operadora 2 troca de operadora 2 critério para decisão de escolha de operadora 2 valor médio gasto conta de celular 2 percepção do preço das contas 2 Critérios para decisão de escolha de uma operadora de telefonia celular Objetivos Secundários (ou áreas de abordagem) 2 O principal objetivo da pesquisa será o de identificar hábitos de uso e atitudes em relação ao telefone celular.

13 Definição do Problema de Pesquisa Após a privatização e abertura do mercado de telefonia celular as operadoras vêm disputando um mercado novo e em crescimento constante. A Tele A, operando há três anos no mercado Paulista, supõe que é a líder em participação/ número de usuários e que o grau de satisfação com o sistema como um todo é satisfatório com relação aos serviços e também ao preço cobrado. A pesquisa deve trazer dados a respeito da atual dimensão do mercado de telefonia celular em São Paulo, identificando hábitos de uso, satisfação e expectativas com as operadoras. Os resultados do estudo devem possibilitar a adequação da oferta de produtos e serviços assim como das estratégias de preço da Tele A. Após a privatização e abertura do mercado de telefonia celular as operadoras vêm disputando um mercado novo e em crescimento constante. A Tele A, operando há três anos no mercado Paulista, supõe que é a líder em participação/ número de usuários e que o grau de satisfação com o sistema como um todo é satisfatório com relação aos serviços e também ao preço cobrado. A pesquisa deve trazer dados a respeito da atual dimensão do mercado de telefonia celular em São Paulo, identificando hábitos de uso, satisfação e expectativas com as operadoras. Os resultados do estudo devem possibilitar a adequação da oferta de produtos e serviços assim como das estratégias de preço da Tele A.

14 Parte III: Os métodos de Pesquisa Os métodos de Pesquisa Determinando os procedimentos metodológicos para a realização do projeto e o tipo de análise desejada.

15 O segredo da representatividade da amostra:  distribuição probabilística  número de unidades amostrais  margem de erro (possível variação dos resultados da pesquisa, para mais ou para menos) Pesquisa Quantitativa : 200 unidades amostrais, em um universo infinito, possibilitará o erro máximo de 7,0 pontos percentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%.

16 População - SP Exemplo de Pesquisa Quantitativa Metodologia e principais resultados

17 MetodologiaMetodologia  Pesquisa quantitativa  Entrevistas pessoais - população 18 anos ou mais  Ponto-de-fluxo populacional  amostra = 500 entrevistas  Erro amostral = 4,0 pontos percentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%.  Pesquisa quantitativa  Entrevistas pessoais - população 18 anos ou mais  Ponto-de-fluxo populacional  amostra = 500 entrevistas  Erro amostral = 4,0 pontos percentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%.

18 Posse de telefone celular (Estimulada e única, em %) Base: Total da amostra = 1000 entrevistas POSSUI NÃO POSSUI

19 Perfil da amostra (Espontânea e única, em %) Base: Total da amostra = 502 entrevistas SexoIdade Escolaridade

20 Perfil da amostra (Espontânea e única, em %) Base: Total da amostra = 502 entrevistas Renda mensal familiar Situação profissional Classificação sócio-econômica (Critério Brasil)

21 Empresas operadoras dos sistemas de telefonia celular (Espontânea e múltipla, em %) Base: Total da amostra = 502 entrevistas

22 Incidência de troca de aparelho de telefone celular Base: Total da amostra = 502 entrevistas (Espontânea e única, em %)

23 Incidência e razões de troca de operadora de telefone celular (Estimulada e múltipla, em %) Base: Total da amostra = 502 entrevistas Operadora anterior à troca (Espontânea e única, em %) Tele B Celular - 11 casos Tele A - 8 casos

24 Pagamento das contas do telefone celular Base: Total da amostra = 502 entrevistas (Espontânea e múltipla, em %)(Espontânea e única, em %) Responsável pelo PagamentoValor Médio Mensal da Conta Média = 115 Mediana = 80 Moda = 50

25 Percepção do valor da conta telefônica do celular utilizado (Espontânea e única, em %) Base: Total da amostra = 502 entrevistas

26 Grau de satisfação com os serviços prestados pela empresa de telefonia celular (Espontânea e múltipla, em %) Base: Total da amostra = 502 entrevistas 33

27 Para conhecer opiniões não-mensuráveis, procurando entender os “ Por quês” do comportamento, utilizamos a metodologia de Pesquisa Qualitativa. Para conhecer opiniões não-mensuráveis, procurando entender os “ Por quês” do comportamento, utilizamos a metodologia de Pesquisa Qualitativa. Para alguns objetivos de Pesquisa, necessitamos compreender “em profundidade” as motivações e atitudes das pessoas, não havendo a necessidade de quantificar as respostas.

28 PesquisaQualitativaPesquisaQualitativa Entender os aspectos sociais e culturais envolvidos na relação de consumo Descobrir os valores e preconceitos estabelecidos Interpretar o comportamento de acordo com as experiências e explicações dos movimentos/ ações.

29 Metodologia de Pesquisa Qualitativa: 10 a 12 pessoas Perfil Homogêneo (sexo, idade, classe sócieconômica, consumidor de... não-usuário...) 10 a 12 pessoas Perfil Homogêneo (sexo, idade, classe sócieconômica, consumidor de... não-usuário...) Utilização de roteiro Duração média: 60 a 90 minutos Presença do Moderador Sala de espelho: reuniões gravadas em vídeo Discussão em Grupo:

30 Metodologia de Pesquisa Qualitativa: Relação intimista com o entrevistado = entrevistas individuais Utilização de roteiro Entrevistas em Profundidade: Técnica utilizada:  quando o público é de difícil acesso  assuntos que podem ser constrangedores/ polêmico para Discussão em Grupo  deseja-se maior foco na informação individual Técnica utilizada:  quando o público é de difícil acesso  assuntos que podem ser constrangedores/ polêmico para Discussão em Grupo  deseja-se maior foco na informação individual

31 Exemplo de Pesquisa Qualitativa Metodologia e principais resultados O mundo dos adolescentes

32 Introdução: Objetivos Investigar o universo de valores do público adolescente, buscando identificar códigos, sinais, símbolos e ícones que compõem os padrões de linguagem desse público. Este estudo deverá subsidiar o desenvolvimento de futuras campanhas de comunicação voltadas a este target. Metodologia: Estudo Qualitativo através de Discussões em Grupo “ Desestruturadas”. Universo Adolescente de ambos os sexos com idade entre 12 e 17 anos, pertencentes às classes ABC, residentes na cidade de São Paulo.

33 Introdução: Discussões em grupo “Desestruturadas Discussões em grupo “Desestruturadas “ Considerações Metodológicas: grupos mistos com10 participantes. Amostra Idade B/C 12/13 anos2 14/15 anos2 16/17 anos2

34 Principais Resultados Viver contradições Viver contradições  Começar a Viver muitas experiências novas mas conservar um pé na infância.  Relacionar-se com o sexo oposto; ansiar pela aproximação e ao mesmo tempo ter ondas de arrepio e suor diante da possibilidade de contato.  Buscar sua independência sem sentir-se totalmente livre.  Ter desejos nem sempre fáceis de realizar... Ser adolescente é...  Ter um dia “estressantemente” monótono onde insatisfação é a palavra de ordem.  Reclama-se da falta do que fazer - tudo é muito chato! Ser insatisfeitoSer insatisfeito

35 Ser adolescente é... Relacionar com o mundo de forma virtual Relacionar com o mundo de forma virtual  Trancafiados dentro da pretensa “segurança doméstica”, nossos adolescentes assistem o mundo através dos recursos disponíveis: TV Computador Telefone Música Estudos e lições Experiências dos irmãos mais velhos.  Na verdade, os instrumentos domésticos acabam por projetar os jovens para fora de casa, como veículos da sensação de liberdade; ou como diriam os “Nativus” - “... Liberdade prá dentro da cabeça...”

36 Enfim, Ser adolescente é...  Ser experimentalista  Ser volúvel e imediatista  Ser globalizado e ao mesmo tempo doméstico  Ser rígido na obediência das regras grupais  Ser inconformado com a rigidez das regras paternas e sociais  Procurar ter a sensação de liberdade  Reconhecer as diferenças e ter muita dificuldade em conviver com elas.

37 DIFERENCAS ENTRE AMBOS OS ENFOQUES COM UM EXEMPLO: ESTUDO DAS MINORIAS ETNICAS

38 CONTINUAÇÃO

39

40 PROCESSO QUANTITATIVO

41 PROCESSO QUALITATIVO

42


Carregar ppt "METODOLOGIA DA PESQUISA Material didático de suporte ao Professor Material didático de suporte ao Professor ELIANE MINERVINA DE CASTRO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google