Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVitorino Flores de Miranda Alterado mais de 9 anos atrás
1
Fábrica de gelo UFAL – Universidade Federal de Alagoas
Campus Arapiraca – Polo Penedo Instalação Pesqueira e Engenharia Sanitária André Gentelini Fábrica de gelo Equipe Jaime André Calumby Pereira James Dantas Costa Lucas Melo Alves Priscila Rezende
2
Introdução O gelo sempre foi usado para preservar alimentos. Escavações arqueológicas realizadas no vale do rio Indo – região atualmente constitui o Paquistão e a Índia - mostraram que antigas culturas já conheciam um processo de fabricação de gelo. Estas escavações revelaram diversas "fábricas de gelo": milhares de fôrmas com tampas, feitas de material poroso.
3
Introdução Gelo é o estado sólido da água, seu aspecto é vítreo, semitransparente e sua densidade é inferior à da água ficando em 0,92 g/cm³. O estado de fusão do gelo é de 0º C a uma atmosfera de pressão.
4
Introdução A mesma massa de água em estado líquido ou em estado sólido têm volumes diferentes, pois ao passar de um estado para outro o volume aumenta cerca de 9%; ao contrário de todos os outros sólidos, o gelo, no seu ponto de fusão, apresenta-se mais dilatado do que a sua forma líquida até atingir os 4º C.
5
Introdução O gelo pode ser empregado em fins terapêuticos, na conservação de alimentos e também como ingrediente para realçar o paladar a bebidas, além de outros diversos usos O seu ponto de formação é usado como valor de referencia em termodinâmica.
6
Fábrica de Gelo Mercado
O mercado oferece condições de inserção de novos empreendimentos. Um dos pontos primordiais a ser avaliado será o valor do investimento inicial, aliado ao tempo de retorno, e o custo de comercialização do produto.
7
Fábrica de Gelo Mercado
Esse segmento de mercado tem a demanda sazonal, ou seja , o consumo forte em determinadas épocas do ano e em outras nem tanto.
8
Fábrica de Gelo Localização
Na definição da localização do empreendimento deverá ser considerado a proximidade aos pólos de grandes consumidores, por exemplo: bares, lanchonetes, padarias, restaurantes, sorveterias, peixarias, frigoríficos, hotéis, etc.
9
Fábrica de Gelo Exigências Legais Específicas
Registro da empresa nos seguintes órgãos: 1. Junta Comercial; 2. Secretaria da Receita Federal (CNPJ); 3. Secretaria Estadual de Fazenda; 4. Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento; 5. Enquadramento na Entidade Sindical Patronal
10
Fábrica de Gelo Exigências Legais específicas
6. Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”; 7. Corpo de Bombeiros Militar; 8. Visitar a prefeitura da cidade onde pretende montar a sua fábrica de gelo para fazer a consulta de local e emissão das certidões de Uso do Solo e Número Oficial.
11
Fábrica de Gelo Exigências Legais específicas
Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº. 274, de 22 de setembro de Resolução da ANVISA que define e aprova o “Regulamento Técnico para Águas Envasadas e Gelo”.
12
Fábrica de Gelo Exigências Legais específicas
Portaria nº. 326/SVS/MS/97. Aprova o Regulamento Técnico; "Condições Higiênico-sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores e Industrializadores de Alimentos"
13
Fábrica de Gelo Exigências Legais específicas
Lei Federal nº , de 20 de agosto de Configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências.
14
Fábrica de Gelo O Projeto
Projeto Arquitetônico , em arquivo para AutoCAD (.dwg) (pranchas em formato A0 ou A1), com: - Planta Baixa da Construção; - Layout dos Equipamentos; - Cortes; - Fachada; Planta de Situação das Construções no terreno; - Planta dos Escritórios, Vestiários, Refeitórios e outros Anexos do Empreendimento.
15
Fábrica de Gelo O Projeto
Memorial Básico da Construção; Lista de Equipamentos; Lista de Fornecedores de Equipamentos; Projeto em 3D; Lista de Materiais da Construção e Orçamento da Obra; Cronograma Físico-Financeiro da Obra.
16
Fábrica de Gelo Estrutura
O tamanho da estrutura física varia de empresa para empresa, segundo o interesse e expectativa do empreendedor, no entanto deverá se atentar a disponibilização de alguns espaços específicos, conforme segue:
17
Fábrica de Gelo Estrutura
1. Área destinada à fabricação de gelo em cubos; 2. Área de fabricação de gelo em barras; 3. Área de fabricação de gelo em escamas; 4. Setor de embalagem;
18
Fábrica de Gelo Estrutura
5. Área para as câmaras frias - armazenamento; 6. Área para carga e descarga; 7. Vestiários; 8. Área para montagem do setor administrativo-financeiro e comercial.
19
Fábrica de Gelo Estrutura
Esse espaço deverá ser dotado de no mínimo 100m² de área privativa, além de um pátio para circulação e manobras de caminhões e outros veículos que atuarão na distribuição do gelo pronto para ser comercializado.
20
Fábrica de Gelo Equipamentos
Equipamentos necessários para a montagem de uma empresa de fabricação de gelo de porte médio: 1. Equipamento da área industrial: 2. Fabricadores de gelo em escamas 3. Fabricadores de gelo em cubos 4. Fabricadores de gelo em barras 5. Câmara frigorífica
21
Fábrica de Gelo Equipamentos
6. Freezeres horizontal 7. Geladeira 8. Filtros industriais 9. Britadores (para moer o gelo) 10. Seladoras (para sacos de polietileno) 11. Veículo com baú térmico
22
Fábrica de Gelo Matéria Prima
A principal matéria-prima para esse tipo de empreendimento é a água. Claro que não poderá ser uma água em estado natural, tem que ser devidamente tratada, filtrada, visando atingir os patamares requeridos pela legislação inerente a produção de gelo.
23
Fábrica de Gelo Matéria Prima
A água para produção de gelo para uso humano deverá ser preparada, segundo os parâmetros microbiológicos, químicos e radioativos atendam à Norma de Qualidade de Água para Consumo Humano.
24
Fábrica de Gelo Processo de Fabricação
GELO EM BARRA: A água é colocada em formas especiais de 10Kg, que são mergulhadas em solução de cloreto de sódio ou álcool hidratado, a uma temperatura de 15ºC. Dez horas depois, o gelo está formado. Basta passar a forma em água corrente para que o gelo desprenda.
25
Fábrica de Gelo Processo de Fabricação
GELO EM BARRA
26
Fábrica de Gelo Processo de Fabricação
GELO EM CUBOS: A água filtrada passa pela geradora de gelo em cubo. Quando o gelo fica pronto, é automaticamente jogado num depósito, ligado a máquina. Os cubos são pesados e colocados em uma embalagem plástica, que é lacrada e colocada no freezer.
27
Fábrica de Gelo Processo de Fabricação
GELO EM ESCAMAS: A água filtrada passa pela geradora de gelo em escamas. Quando o gelo fica pronto, é automaticamente jogado num depósito, ligado a máquina. As escamas são pesadas e colocadas em uma embalagem plástica, que é lacrada e colocada no freezer.
28
Fábrica de Gelo Processo de Fabricação
4. GELO ECOLÓGICO Não molha, economiza água, é reciclável e não tóxico; Feito com água tratada, envolvido por uma membrana transparente de polietileno e silicone cirúrgico, em formas de bolinhas de tamanhos variados; Suporta pressão de até 80Kg;
29
Fábrica de Gelo Processo de Fabricação
A água é congelada e purificada em filtros de carvão mineral e areia; Higienização feita com água e sabão; Tempo de descongelamento 40% maior que o gelo comum; Tempo de congelamento também maior, na geladeira em torno de 16 horas, enquanto o comum cerca de 12 horas.
30
Fábrica de Gelo Fluidos Refrigerantes
O mercado, nestes últimos anos, tem disponibilizado uma grande gama de fluídos refrigerantes. Hoje no mercado encontramos basicamente três famílias de fluidos; são elas os CFSs, HCFCs e HFCs.
31
Fábrica de Gelo Fluidos Refrigerantes
32
Fábrica de Gelo Fluidos Refrigerantes
33
Fábrica de Gelo Máquinas de Fabricação
MÁQUINA PARA FABRICAÇÃO DE GELO EM BLOCOS (Amônia ou Freon) Desempenho: Permite, através de controle, produção total ou parcial de sua capacidade, adaptando-se de acordo com a demanda. Permite fabricação de blocos com temperaturas mais baixas.
34
Fábrica de Gelo Máquinas de Fabricação
Não há quebra de produção. Fácil remoção e transporte do produto. Permite paletização, eliminando plataforma de gelo/plataforma de serviço. Fácil operação, não requer técnica.
35
Fábrica de Gelo Máquinas de Fabricação
MÁQUINA PARA FABRICAÇÃO DE GELO EM ESCAMAS Para embutidos, peixes, frangos e outras aplicações. Fabricação rápida e econômica. Vários modelos (de 0,5 até 5 toneladas/dia). Mecanismo contido em um cilindro de camisa dupla fixa, na qual circula o refrigerante (amônia ou freon).
36
Fábrica de Gelo Máquinas de Fabricação
Camisa externa, de chapa de ferro, é isolada com poliuretano expandido a fim de evitar perdas, e revestida com alumínio. Camisa interna é de aço inox, polida com acabamento de espelho. Dentro desta, gira uma fresa helicoidal que raspa continuamente as paredes onde se forma o gelo, produzindo assim a verdadeira escama.
37
Exemplos de Estrutura Física e Maquinário Comunidade Marcílio Dias – RJ e Pontal do Peba – AL
41
Fábrica de Gelo Referências Bibliográficas
SEBRAE/SC: RECEITA FEDERAL: GEMASO COMERCIAL LTDA: AMBIENTE GELADO:
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.