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Escola Secundária Manuel Cargaleiro Projeto Nós propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2015/16 Universidade de Lisboa, 26 de abril de 2016.

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1 Escola Secundária Manuel Cargaleiro Projeto Nós propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2015/16 Universidade de Lisboa, 26 de abril de 2016 Beatriz Martins – Inês Vaz – Leandro Gonçalves – Raquel Rei – Sofia Santos, 11º G Professora – Fátima Veríssimo

2 Introdução Delimitação da área em estudo Análise SWOT Razões para apoiar a implementação da ciclovia Inquérito Proposta de ciclovia Exemplos Resultado dos inquéritos

3 O nosso grupo tem como objetivo a criação de uma ciclovia entre a Amora e a Praia Fonte da Telha. A sua inexistência afeta maioritariamente a população jovem que vive entre as duas zonas em questão. Os transportes públicos até à praia são uma opção pouco gratificante devido ao grande fluxo populacional que os utilizam e também aos horários reduzidos. Em termos ambientais, o uso da bicicleta seria também uma melhor opção. O seu uso é gratuito e pode ser utilizada em qualquer momento, ao contrário dos transportes públicos, dos quais ficamos dependentes.

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5 Pontos fortes Gratuito Promove a independência Não é poluente Disponibilidade a tempo inteiro Não contribui para o sedentarismo Mais seguro Pontos Fracos Pertence a dois municípios (o que dificulta a sua realização) Distância média/longa Oportunidades Melhoria da qualidade de vida e ambiental Ameaças Acidente rodoviário

6 Construir ciclovias e reduzir limites de velocidade significa preservar vidas, pois a bicicleta é frágil frente ao tamanho e velocidade dos demais veículos nas ruas. Queremos uma cidade onde idosos e crianças possam ocupar as ruas sem medo. Ciclovias promovem ocupação do espaço público, tornando-o espaço de convivência e não apenas de passagem. Espaços ociosos, pouco frequentados e abandonados pelo poder público e pelos cidadãos têm maior índice de criminalidade. Por isso, investir na bicicleta aumenta a segurança pública.

7 O uso da bicicleta é benéfico à saúde dos cidadãos, pois o simples facto de usar a bicicleta como transporte afasta-os do sedentarismo e de todos os problemas de saúde deles decorrentes. A atividade física regular previne doenças cardíacas e AVCs, hipertensão, ajuda a controlar o diabetes, aumenta a resistência aeróbica, reduz a obesidade, ativa a musculatura de todo o corpo, diminui a incidência de doenças crônicas, faz bem para a saúde do idoso e aumenta a expectativa de vida.

8 O uso da bicicleta melhora a qualidade de vida de quem a utiliza, não só pelo ganho em saúde mas também pela diminuição do stress, melhorando os relacionamentos interpessoais e humanizando o trânsito e a cidade. As ciclovias proporcionam uma retomada do uso das ruas pelas crianças, sendo uma opção de lazer que recupera uma faceta da infância há muito esquecida nas regiões mais urbanizadas da cidade. Já temos crianças que utilizam as ciclovias junto dos pais e, conforme a sua aceitação, abrangência e conectividade aumentarem, esse fenómeno tende a crescer, com o potencial de permitir que pedalem sozinhas até a escola.

9 Quem opta pela bicicleta economiza tempo, sobretudo nos horários de ponta, quando a velocidade média dos automóveis chega a meros 8 km/h em alguns casos – a mesma de alguém caminhando com pressa. A bicicleta traz economia para o cidadão, pois os custos com compra, utilização e manutenção são muito menores que o do automóvel, representa uma redução de gastos até para quem a utiliza em substituição ao transporte público. Além de ser um fator importante para as camadas sociais mais baixas, o valor economizado pode ter destino em consumo, aquecendo comércio e serviços.

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11 Aplicámos o inquérito a 40 pessoas, cujas idades se compreendiam entre os: 12 14 15 1617 1819

12 Dos 40 inquéritos aplicados, 30 inquiridos afirmaram que acham útil a criação da ciclovia em questão.

13 Podemos observar que os inquiridos frequentam em média regularmente a praia Fonte da Telha e que o meio de transporte mais utilizado é o autocarro.

14 Os inquiridos não se sentem confortáveis com a utilização do meio de transporte que utilizam ( na maioria, autocarro). Preferem então deslocar-se de bicicleta e apoiam a construção da ciclovia. Apresentaram as seguintes razões:

15 Dos 40 inquéritos efetuados, 30 inquiridos que afirmaram ser útil a construção de uma ciclovia na área em questão: 10 inquiridos responderam que se evitam acidentes tendo uma ciclovia à disposição; 3 inquiridos responderam que era menos poluente; 10 inquiridos responderam que melhora a acessibilidade até à praia; 7 inquiridos responderam que existe uma poupança de dinheiro.

16 A Ciclovia é planeada baseada na ideia de incentivar o uso deste meio de transporte alternativo e sobretudo, viabilizar o seu uso dentro dos padrões de segurança viária. Os parâmetros para a construção da infraestrutura são: estudo da rede rodoviária, a rota e o fácil deslocamento são pontos considerados importantes. As placas de sinalização e unidade visual devem ser de fácil visualização. Para que as pessoas se sintam confortáveis ao utilizar a ciclovia, a estrutura deve proporcionar conforto, como largura adequada, itens de segurança, como sinalização visível e piso adequado. Outro ponto da ciclovia é a atratividade que a mesma incide sobre as pessoas, o espaço deve ser elaborado de forma que a rota cruze locais agradáveis e tranquilos, sempre com segurança e comodidade.

17 Existem vários tipos de ciclovias, cuja escolha será realizada em função do interesse e da realidade do terreno. Faixa ciclável: faixa de rodagem diferenciada do espaço automóvel por marcação e destinada exclusivamente ao uso por ciclistas. Percurso de sentido único e de sentido idêntico ao tráfego motorizado. Pista ciclável: percurso separado fisicamente do espaço rodoviário, uni ou bi-direccional.

18 Em relação às dimensões da ciclovia, a largura deve ser incrementada em caso de condições desfavoráveis, tais como: Aumento do declive; Ventos fortes habituais; Proximidade de um muro, de árvores, de mobiliário urbano ou de qualquer outro “elemento barreira”; Proximidade de veículos estacionados; Tráfego motorizado elevado; Previsão de tráfego elevado de ciclistas; Previsão de tráfego pedonal de elevada intensidade.

19 Dadas as dificuldades de construção no percurso, tais como: - Coabitação com o trânsito e o estacionamento automóvel, com os peões; - Indicar desvios em caso de obras ou de impossibilidade de uso; - Zonas de conflito. A Pista ciclável aparenta ser a proposta mais acessível na construção desta ciclovia dado as características do percurso em questão.

20 Ciclovia bidireccional, com largura aconselhada de aproximadamente 2,5/3 metros. Ciclovia unidireccional, com largura aconselhada de aproximadamente 1/1,5 metros.

21 Ao elaborar este trabalho sobre a criação de uma ciclovia entre a Amora e a praia Fonte da Telha, verificámos vários prós e contras. A criação de uma ciclovia iria trazer muitos benefícios para a nossa sociedade como a incentivação à independência, não ser poluente, não contribuir para o sedentarismo e, de certa forma, trazer-nos mais segurança. Contudo, também tem alguns constrangimentos, o que dificultou a realização do nosso trabalho por pertencer a dois municípios (Almada e Seixal) e por ter uma longa distância. Finalizando, gostámos bastante de elaborar este trabalho, pois acreditamos que a criação de uma ciclovia irá melhorar bastante a vida da população, não só juvenil mas também da população adulta.

22 OBRIGADA! Fim


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