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Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.

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1 Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva

2 Um pouco de História... Como surgiu o CEMEPE? Quem o idealizou? Quando foi criado?

3 Propostas Formativas: Na Lei Orgânica: A Secretaria Municipal de Educação, em consonância com as diretrizes estratégicas de governo, tem por finalidade planejar, organizar, dirigir, coordenar, executar, controlar e avaliar as ações setoriais a cargo do Munícipio relativas à garantia e à promoção da Educação, com a participação da sociedade, com vistas ao pleno desenvolvimento da pessoa humana, seu preparo para o exercício da cidadania e para o trabalho. - Art. 2º Lei Delegada Nº 44, DE 05 DE JUNHO DE 2009.Lei Delegada Nº 44 Na Legislação Nacional: Educação promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. - Constituição da República Federativa do Brasil –Art. 205 e Art. 206 Art. 205 e Art. 206Art. 205 e Art. 206 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN n. 9.394/96 - Art. 61 e Art. 62. Art. 61 e Art. 62Art. 61 e Art. 62

4 A Estrutura do CEMEPE

5 O CEMEPE nos dias de hoje: (...) desenvolver pesquisas no cotidiano escolar contemplando a intervenção pedagógica, demandada em função dos resultados obtidos e da necessidade de melhorar a qualidade de ensino (...) Decreto n. 14.035 de 29 de abril de 2013

6 (...) desenvolver programas e projetos de estudos, pesquisa e intervenção pedagógica no cotidiano das unidades escolares, nos espaços das salas de aula e demais espaços educativos, a partir das demandas formativas, vinculadas à melhoria da qualidade do ensino e à superação das dificuldades identificadas [..] Decreto n. 14.035 de 29 de abril de 2013

7 FORMAÇÃO NO CEMEPE GERALESPECÍFICA Orientada pelos EIXOS ESTRUTURANTES:EIXOS ESTRUTURANTES: - Alfabetização em todas as modalidades de ensino e em todas as idades - Educação em Direitos Humanos. Educação Ambiental, Ciência e saúde. Tecnologias/Cidadania Realização da leitura de cada realidade escolar; Criação das categorias formativas à partir das Demandas levantadas nas escolas para se trabalhar, a pesquisa, o estudo e a intervenção;

8 FORMAÇÃO IN LOCO Polos de Formação -Elaborar Projeto de acordo com as Demandas; -Realizar com os profissionais das escolas a Formação; -Propor intervenção em casos específicos;

9 EXEMPLOS DE DEMANDAS Envolvimento da comunidade Formações que evidenciem a leitura e a escrita Palestras para os pais e consideração da cultura local Diretrizes para trabalhar o registro gráfico das letras e números para turmas de 1º período Como trabalhar com crianças hiperativas?

10 CEMEPE em ação!

11 O CEMEPE em ação!

12 Uma pausa para refletir!

13 Que espaços são esses?

14 Da Teoria à prática! Como otimizar o espaço físico do CEMEPE?

15 Em grupos... - Que espaço é esse? (Cada grupo escolherá apenas um dos espaços apresentados) - Como ele pode ser modificado? / O que mudaria? - Por quê modificá-lo? - Quem terá acesso a ele após a modificação?

16 Exposição dos grupos

17 Objetiva-se, portanto “ incentivar a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;” Decreto nº 12780/2011 de Uberlândia Decreto nº 12780/


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