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Segurança para Pequenas e Micro Empresas VI Congresso Fecomércio de Crimes Eletrônicos Problemas de segurança cibernética identificados Medidas de apoio.

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Apresentação em tema: "Segurança para Pequenas e Micro Empresas VI Congresso Fecomércio de Crimes Eletrônicos Problemas de segurança cibernética identificados Medidas de apoio."— Transcrição da apresentação:

1 Segurança para Pequenas e Micro Empresas VI Congresso Fecomércio de Crimes Eletrônicos Problemas de segurança cibernética identificados Medidas de apoio adotadas Foco da maioria dos ataques Medidas de segurança mínimas Conscientização e educação dos usuários Cassio Vecchiatti 04/08/2014

2 Pesquisa TIC Empresas 2010: Problemas de Segurança Identificados Fonte: http://cetic.br/empresas/2010/c-seguranca-05.htmhttp://cetic.br/empresas/2010/c-seguranca-05.htm

3 Pesquisa TIC Empresas 2010: Medidas de Apoio à Segurança Adotadas Fonte: http://cetic.br/empresas/2010/c-seguranca-02.htmhttp://cetic.br/empresas/2010/c-seguranca-02.htm

4 Pesquisa TIC Empresas 2010: Medidas de Apoio à Segurança Adotadas Fonte: http://cetic.br/empresas/2010/c-seguranca-01.htmhttp://cetic.br/empresas/2010/c-seguranca-01.htm

5 Foco da Marioria dos Ataques Serviços Online Grande demanda por e-services Dados sensíveis estão mais expostos –por necessidade, comodidade ou descuido Segurança não é prioridade Impactos não são compreendidos Sistemas críticos são conectados à Internet –controle de infrasestruturas críticas –caixas automáticos (ATMs) –sistemas de imigração e identificação Clientes/Usuários Internet como parte do dia-a-dia Usuários não são especialistas Grande base -de dispositivos vulneráveis -com banda disponível Mais fáceis de atacar Possuem dados de valor -dados financeiros -endereços de e-mail válidos -credenciais de acesso Dispositivos podem ser usados para outros ataques -botnets  Os criminosos estão apenas migrando para onde os negócios estão

6 Medidas de Segurança Mínimas Definição de Políticas Política de Segurança Política de Uso Aceitável Política de Senhas Equipe de TI treinada Administração de Sistemas Redes IPv4 e IPv6 Ferramentas de segurança Treinamento e conscientização dos funcionários e usuários sobre: a importância dos mecanismos e políticas riscos para a empresa e para si mesmo a importância de uma postura preventiva

7 Educação e Conscientização de Usuários: C artilha de Segurança para Internet Livro (PDF e ePub) e conteúdo no site Dica do dia no site, via Twitter e RSS http://cartilha.cert.br/

8 Educação e Conscientização de Usuários: Fascículos da Cartilha de Segurança para Internet Organizados de forma a facilitar a difusão de conteúdos específicos:  Redes Sociais  Senhas  Comércio Eletrônico  Privacidade  Dispositivos Móveis  Internet Banking  Computadores  Códigos Maliciosos Acompanhados de Slides de uso livre para: ministrar palestras e treinamentos complementar conteúdos de aulas

9 Educação e Conscientização de Usuários: Internet Segura e Antispam.br Site e vídeos do Antispam.br http://www.antispam.br/ Portal Internet Segura Reúne todas as iniciativas conhecidas de educação de usuários no Brasil http://www.internetsegura.br/

10 Segurança para Pequenas e Micro Empresas VI Congresso Fecomércio de Crimes Eletrônicos Vamos revisar o tema? Como estamos operando hoje? Obrigado! Cassio Vecchiatti 04/08/2014


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