Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouFátima Casado Almada Alterado mais de 8 anos atrás
1
Brenno Lúcio Mariane Martines Vinicius César Mariane Lippi Ismael Paulo João Daniel Priscila Shizuko
5
Marketing Político Estudo de mercado e adaptação de campanhas para posicionamento do candidato. Estudo de Mercado Político Segmento de eleitorado a atingir.
6
A tabela acima é a pesquisa feito pelo IBOPE em nas eleições de 89, mostrando empate técnico sobre os candidatos
7
Miopia de Marketing Posicionamento errado de um candidato, ex. Caso de Aureliano Chaves. Exemplo de sucesso Eleições de 89 com a candidatura de Collor.
8
Candidatos a presidência nas eleições de 1989
9
O Marketing político teve sua origem baseada na propaganda latente da época dos regimes ditatoriais, como o nazismo e o comunismo soviético Em 1952, nos EUA, Dwight Eisenhower contratou uma agência de publicidade para uma campanha na televisão pela primeira vez na história (Marketing Político Moderno)
10
Regras de comunicação política Testemunho de personalidades e celebridades apoiando os candidatos O primeiro debate televisionado da história (1960): Kennedy X Nixon No Brasil, o Marketing político demorou a ganhar importância devido a ditadura militar
11
O marketing político é a forma de um candidato se promover na política,sendo reconhecido pelo povo. O que ele precisa fazer? Como ele precisa fazer para se consagrar vitorioso? Como se faz?
12
O primeiro passo no Marketing Político com seu candidato,é se informar sobre ele,com perguntas básicas como: Qual sua pretensão? Qual sua história de vida? Qual sua capacidade de angariar recursos? Com quais instituições se relaciona?
13
Qual a força que tem na mídia? Com quais órgãos de comunicação tem um bom relacionamentos? Com quais órgãos de comunicação tem problemas? Qual sua situação no partido? Qual sua base eleitoral?
14
A estratégia de marketing envolve três momentos: O primeiro é o diagnóstico que é mais detalhado; O segundo é a elaboração da estratégia, temos, campanhas e assim por diante; Estabelecer o que utilizar na estratégia.
15
No meio político temos cinco tipos de candidatos:
21
“Quem fala em Marketing Político deve pensar imediatamente em pesquisa ”
22
É preciso conhecer os sentimentos do eleitorado, analisando o contexto social, politico e economico. Antecipar tendências é muito importante para se obter vantagens na corrida eleitoral
23
Adversários “Numa campanha, metade do trabalho você faz no seu quintal. E a outra metade no quintal do adversário” Importância do levantamento da vida do adversário Uso de partidos de aluguel para criticar adversários Dossiê da vida do adversário Selecionar matérias mais interessantes para divulgação ao grande público
24
Características do eleitorado Definição do perfil do eleitorado – grau de instrução Conforme tabela, observa-se que a maioria absoluta dos eleitores do Brasil, 58,27% do eleitorado, apresentam grau de escolaridade muito baixo, estando entre o analfabetismo e primeiro grau incompleto.
25
Características do eleitorado Massa eleitoral pouco escolarizada: Força da televisão - candidatos “donos” de partidos pequenos se candidatam a cargos majoritários visando candidatura proporcional Favorecimento do forte apelo emocional:
28
Dúvidas?
29
Obrigado Anhembi!!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.