A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Brenno Lúcio Mariane Martines Vinicius César Mariane Lippi Ismael Paulo João Daniel Priscila Shizuko.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Brenno Lúcio Mariane Martines Vinicius César Mariane Lippi Ismael Paulo João Daniel Priscila Shizuko."— Transcrição da apresentação:

1 Brenno Lúcio Mariane Martines Vinicius César Mariane Lippi Ismael Paulo João Daniel Priscila Shizuko

2

3

4

5 Marketing Político  Estudo de mercado e adaptação de campanhas para posicionamento do candidato. Estudo de Mercado Político  Segmento de eleitorado a atingir.

6 A tabela acima é a pesquisa feito pelo IBOPE em nas eleições de 89, mostrando empate técnico sobre os candidatos

7 Miopia de Marketing  Posicionamento errado de um candidato, ex. Caso de Aureliano Chaves. Exemplo de sucesso  Eleições de 89 com a candidatura de Collor.

8 Candidatos a presidência nas eleições de 1989

9  O Marketing político teve sua origem baseada na propaganda latente da época dos regimes ditatoriais, como o nazismo e o comunismo soviético  Em 1952, nos EUA, Dwight Eisenhower contratou uma agência de publicidade para uma campanha na televisão pela primeira vez na história (Marketing Político Moderno)

10  Regras de comunicação política  Testemunho de personalidades e celebridades apoiando os candidatos  O primeiro debate televisionado da história (1960): Kennedy X Nixon  No Brasil, o Marketing político demorou a ganhar importância devido a ditadura militar

11 O marketing político é a forma de um candidato se promover na política,sendo reconhecido pelo povo.  O que ele precisa fazer?  Como ele precisa fazer para se consagrar vitorioso?  Como se faz?

12 O primeiro passo no Marketing Político com seu candidato,é se informar sobre ele,com perguntas básicas como:  Qual sua pretensão?  Qual sua história de vida?  Qual sua capacidade de angariar recursos?  Com quais instituições se relaciona?

13  Qual a força que tem na mídia?  Com quais órgãos de comunicação tem um bom relacionamentos?  Com quais órgãos de comunicação tem problemas?  Qual sua situação no partido?  Qual sua base eleitoral?

14 A estratégia de marketing envolve três momentos:  O primeiro é o diagnóstico que é mais detalhado;  O segundo é a elaboração da estratégia, temos, campanhas e assim por diante;  Estabelecer o que utilizar na estratégia.

15 No meio político temos cinco tipos de candidatos:

16

17

18

19

20

21 “Quem fala em Marketing Político deve pensar imediatamente em pesquisa ”

22  É preciso conhecer os sentimentos do eleitorado, analisando o contexto social, politico e economico.  Antecipar tendências é muito importante para se obter vantagens na corrida eleitoral

23 Adversários “Numa campanha, metade do trabalho você faz no seu quintal. E a outra metade no quintal do adversário”  Importância do levantamento da vida do adversário  Uso de partidos de aluguel para criticar adversários  Dossiê da vida do adversário  Selecionar matérias mais interessantes para divulgação ao grande público

24 Características do eleitorado Definição do perfil do eleitorado – grau de instrução Conforme tabela, observa-se que a maioria absoluta dos eleitores do Brasil, 58,27% do eleitorado, apresentam grau de escolaridade muito baixo, estando entre o analfabetismo e primeiro grau incompleto.

25 Características do eleitorado Massa eleitoral pouco escolarizada:  Força da televisão - candidatos “donos” de partidos pequenos se candidatam a cargos majoritários visando candidatura proporcional  Favorecimento do forte apelo emocional:

26

27

28 Dúvidas?

29 Obrigado Anhembi!!!


Carregar ppt "Brenno Lúcio Mariane Martines Vinicius César Mariane Lippi Ismael Paulo João Daniel Priscila Shizuko."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google