A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gamificação O Business Model Canvas ou "Quadro de modelo de negócios" é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gamificação O Business Model Canvas ou "Quadro de modelo de negócios" é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar."— Transcrição da apresentação:

1 Gamificação O Business Model Canvas ou "Quadro de modelo de negócios" é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios. O Business Model Canvas foi inicialmente proposto por Alexander Osterwalder[.

2 Gamificação Canvas de gamificação
É uma ferramenta para empreendedores que planejam criar um jogo ou incrementar um projeto de jogo. Desenvolvido pela MJV Tecnologia & Inovação. Empresa que oferece serviços de consultoria em Inovação para empresas nacionais e internacionais, utilizando métodos do Design Thinking e da gamificação para gerar soluções inovadoras para seus clientes.

3 Cases de gamificação bem sucedidos no mercado
Case 1 – Starbucks Coffee Company A filosofia de uma empresa como a Starbucks é de oferecer um serviço personalizado para os clientes. É possível notar isso no fato de que cada pedido é entregue pelo nome, por exemplo. O ambiente das lojas foi criado com o objetivo de proporcionar ao consumidor um local onde ele possa apreciar suas bebidas calmamente. Seguindo essa linha de pensamento, a instituição criou o My Starbucks Reward.

4 Cases de gamificação bem sucedidos no mercado
Case 1 – Starbucks Coffee Company Como ele funciona? Os participantes se registram através de um Starbucks Card e acumulam estrelas a cada vez que adquirem um produto Starbucks. O game é divido em levels (níveis), que dependem do grau de fidelidade e quantidade de compras de cada cliente, logo, aqueles que mais frequentam as lojas, podem subir mais rapidamente de categorias. Alguns benefícios incluem bebidas como presentes de aniversário, uma bebida extra ou até mesmo produtos com design especial. Qual o resultado de um estratégia de gamification como essa? No primeiro trimestre deste ano, o My Starbucks Reward chegou aos 10.4 milhões de usuários somente nos Estados Unidos, com um crescimento de 28% ao ano.

5 Cases de gamificação bem sucedidos no mercado
Case 2 – Jay-Z Em 2010, o rapper Jay-Z publicou uma autobiografia chamada Decoded. Entretanto, ele resolveu optar por um método diferente de lançamento. Como? Ele decidiu gamificá-lo. A estratégia funcionou da seguinte maneira: páginas do livro foram espalhadas por diversos lugares ligados ao Jay-Z, como seu restaurante favorito, sua balada preferida e diversos outros. Não só locais, mas também pertences como roupas, carros e por fim até mesmo outdoors. A partir daí a ideia era que quem desejasse participar do jogo, realizasse check-in no local onde havia encontrado a página, tirando uma foto dela.

6 Cases de gamificação bem sucedidos no mercado
Case 2 – Jay-Z O resultado foi um engajamento online imenso. Os fãs do rapper buscavam incessantemente pelas ruas as páginas perdidas de um livro ainda não lançado e o movimento através das redes sociais foi muito grande. Você deve estar se perguntando o motivo de tudo isso. A razão para tanta movimentação é que o jogador que encontrasse o maior número de páginas ganharia um “ticket de ouro”, que lhe daria o direito de ir de graça a todos os shows do Jay-Z até o fim de sua carreira. Sendo assim, os fãs se movimentaram para concluir a tarefa, muitos até contrataram equipes para finalizar o desafio primeiro. O resultado? O lançamento e a divulgação do livro foram um completo sucesso.

7 Cases de gamificação bem sucedidos no mercado
Case 3 – Bike da Firma O aplicativo Bike da Firma foi criado pelo laboratório de criação Señores, com o objetivo de estimular empresas a incentivarem seus colaboradores a usarem bicicletas como meio de transporte para o trabalho. A estratégia funciona de que modo? O objetivo é percorrer 1000 km, mas a cada 100 km atingidos o funcionário adquire benefícios que variam entre vouchers para compra de livros, degustação em feiras, entre outros. Para isso, as empresas recebem bicicletas com um rastreador interligado a um aplicativo mobile que manda as informações em tempo real para o perfil do colaborador e no site, existe um histórico com os dados de cada participante.

8 Cases de gamificação bem sucedidos no mercado
Case 3 – Bike da Firma O Bike da Firma pode parecer um aplicativo comum, mas é sim um grande caso de sucesso quando se trata de gamificação e, além disso, trás consigo diversos benefícios para as empresas contratantes, como economia nos custos com passagem, garante o engajamento e a qualidade no ambiente de trabalho, aumenta a qualidade de vida dos colaboradores e muitos outros benefícios importantes para a corporação.

9 Exemplos Foursquare O Foursquare é uma rede social muito utilizada onde as pessoas fazem check-in, compartilham e dão dicas sobre lugares. O uso da ferramenta é incentivado com pontuações, ranking e badges, uma espécie de premiação para quando se alcança um objetivo. O serviço é um dos exemplos mais conhecidos de gamificação digital e foi muito aceito pela população.

10

11 Exemplos Duolingo O Duolingo é uma aplicação desenvolvida para browsers e dispositivos móveis que tem o objetivo de ensinar línguas estrangeiras. E para motivar seus usuários utiliza a gamificação, utilizando elementos de jogos como: objetivos, níveis e ranking. Manter uma pessoa concentrada no estudo a distância é um grande desafio e com esse modelo, ele consegue manter o aluno imerso por mais tempo que o usual, atingindo através do jogo seu objetivo de transmitir o conteúdo.

12

13 Exemplos

14 Elementos

15 Artigo Gamificação, elementos de jogos e estratégia: uma matriz de referência.


Carregar ppt "Gamificação O Business Model Canvas ou "Quadro de modelo de negócios" é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google