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Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.

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Apresentação em tema: "Prática na Sala de Recursos Multifuncionais."— Transcrição da apresentação:

1 Prática na Sala de Recursos Multifuncionais

2 A pergunta é: quem eram os verdadeiros fracassados?
Escola dos Animais Era uma vez uma escola para animais. Os professores tinham certeza que possuíam um programa de ensino inclusivo, porém, por algum motivo, todo os animais estavam indo mal. O pato era a estrela da classe de natação, porém não conseguia subir nas árvores. O macaco era excelente subindo em árvores, mas era reprovado na natação. Os frangos se destacavam nos estudos sobre os grãos, mas se desorganizavam, tanto na aula de subir em árvores, que sempre acabavam na sala do diretor. Os coelhos eram sensacionais nas corridas, mas precisavam de aulas particulares em natação. O mais triste de tudo era ver as tartarugas, que, depois de vários exames e testes, foram diagnosticadas como tendo “atraso de desenvolvimento”. De fato, foram enviadas para a classe de educação especial numa distante toca de esquilos. A pergunta é: quem eram os verdadeiros fracassados?

3 Atribuições do professor da SRM
Atuar de forma colaborativa com o professor da classe comum; Promover as condições para a inclusão dos alunos com deficiência em todas as atividades da escola; Orientar as famílias para o seu envolvimento e sua participação no processo educacional; Informar à comunidade escolar sobre legislação e normas vigentes que asseguram a inclusão educacional; -Participar do processo de identificação e tomada de decisões acerca do atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos; -Preparar material específico para uso dos alunos na SRM; -Orientar a elaboração de materiais pedagógicos que possam ser utilizados pelos alunos no ensino comum,

4 conselhos de classe, da elaboração do
Articular com gestores e professores para que o projeto pedagógico da instituição de ensino se organize coletivamente numa perspectiva de educação inclusiva. Trocar informações constantemente com os auxiliares pedagógicos especializados e tutores. O professor da SRM deverá participar das reuniões pedagógicas, do planejamento, dos conselhos de classe, da elaboração do projeto pedagógico, desenvolvendo ação conjunta com os professores das classes comuns e demais profissionais da escola para a promoção da inclusão escolar.

5 As atividades realizadas na SRM devem contemplar as seguintes situações:
Estimular o desenvolvimento dos processos mentais: atenção, percepção, memória, raciocínio, imaginação, criatividade, linguagem, entre outros; Desenvolver a expressão corporal na busca de sua independência e na satisfação de suas necessidades; Fortalecer a autonomia dos alunos para decidir, opinar, escolher, tomar iniciativas, a partir de suas necessidades e motivações; Propiciar a interação dos alunos em ambientes sociais, valorizando as diferenças e a não discriminação. Preparar materiais e atividades específicas para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.

6 Lembretes O AEE deve ocorrer de duas a três vezes por semana, durante o período de 2h, no contraturno escolar. O AEE deve ser flexível, passível de alterações sempre que necessário, sendo constantemente avaliado. O AEE deve constar no Projeto Político Pedagógico da escola, visando o conhecimento da prática por toda a comunidade escolar.

7 Eu nunca poderia pensar em educação sem amor.
É por isso que eu me considero um educador: acima de tudo porque eu sinto amor. Paulo Freire Obrigada, Mary Meiry, Mirian e Renata


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