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TEORIA COMPORTAMENTAL

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Apresentação em tema: "TEORIA COMPORTAMENTAL"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA COMPORTAMENTAL
ADRIENE AMORIM MARIA EMILIA MAGNA SOTELE RAFAEL DE CARVALHO RENATA OLIVEIRA SARAH VETTORAZZI

2 TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
“ A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração veio significar uma nova direção e um novo enfoque da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento (behavioral sciences approach), o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores (Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas e Teoria da Burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro de um contexto organizacional”. (Chiavenato, 1999)

3 ORIGENS DA TEORIA COMPORTAMENTAL
Surgiu no final da década de 40 com uma redefinição total dos conceitos administrativos. Origens: Enfoque das relações humanas. Rejeição as concepções ingênuas e românticas da Teoria das Relações Humanas. Crítica a Teoria Clássica. Incorporação da Sociologia da Burocracia, ampliando o campo da Teoria administrativa.

4 NOVAS PROPOSIÇÕES SOBRE A MOTIVAÇÃO HUMANA
Para explicar como as pessoas se comportam, tornou-se necessário que a Teoria Comportamental estudasse a motivação humana.

5 PIRÂMEDE DAS NECESSIDADES – SEGUNDO MASLOW
Auto-Realização Necessidades Secundárias Estima Sociais Segurança Necessidades Primárias Necessidades Fisiológicas

6 TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZERG
INSATISFAÇÃO SATISFAÇÃO Insucesso na profissão; Desprazer no trabalho. Auto-Realização Sucesso na profissão; Prazer no trabalho. Baixo status; Baixo salário; Sensação de inequidade. Interação facilitada ; Prestígio na profissão. Estima Elevada interação/relacionamento – colegas, chefias e subordinados. Baixa interação/relacionamento – colegas, chefias e subordinados. Sociais Ambiente adequado; Políticas R.H estáveis. Local de trabalho inadequado; Políticas imprevisíveis. Segurança Confinamento; Remuneração inadequada. Salário adequado p/ satisfazer necessidades. Necessidades Fisiológicas

7 TEORIA X E Y São preguiçosos e indolentes. Evitam o trabalho.
TEORIA X : É a concepção tradicional de administração baseada em convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humano. São preguiçosos e indolentes. Evitam o trabalho. Evitam a responsabilidade a fim de se sentirem mais seguras. Precisam ser controladas e dirigidas. São ingênuas e sem iniciativa. TEORIA Y: É a moderna concepção de Administração, se baseia na eliminação de preconceitos sobre a natureza humana, seus principais aspetos são: São esforçadas e gostam de ter o que fazer. O trabalho é uma atividade tão natural como brincar e estudar. Procuram e aceitam responsabilidades e desafios. São criativas e competentes.

8 APRECIAÇÃO CRÍTICA DA TERIA COMPORTAMENTAL
Ênfase nas Pessoas: Teoria Comportamental transfere a ênfase na estrutura da organização (influência da Teoria Clássica e Neoclássica e da Teoria da Burocracia, principalmente) para as pessoas (influência da Teoria das Relações Humanas), tentando realinhar e definir os conceitos de tarefa e a de estrutura sob roupagem democrática e humana

9 Abordagem Mais Descritiva e Menos Prescritiva.
A análise descritiva: mostra o que é Análise prescritiva: mostra o que deve ser. A abordagem da Teoria Clássica e Neoclássica e da Teoria das Relações Humanas é prescritiva e normativa preocupa-se apenas como lidar com os problemas administrativos, ditando princípios ou normas de atuação, o que deve ou não deve ser feito. A Teoria Comportamental é descritiva e explicativa preocupa-se em explicar apenas, sem ditar princípios ou normas de atuação. Embora, porém, nota-se uma certa tendência para uma posição prescritiva, enfatizando o que é melhor para as organizações e para as pessoas que nela trabalham.

10 Profunda Reformulação na Filosofia Administrativa.
A Teoria Comportamental marca pesadamente a sua filosofia democrática e participativa, deixando de ser explicativa e descritiva para ser normativa e prescritiva: a organização deve ser democrática e participativa. Autoridade x Obediência. Colaboração – Consenso e Equalização de Poder. Privilegia as organizações mais democráticas, menos estruturadas hierarquicamente e menos autocrática, baseada na equalização de poder.

11 Dimensões Bipolares da Teoria Comportamental
Análise Teórica Versus Empírica: A teoria especifica o que se espera que ocorra, dados empíricos mostram o grau em que as predições ocorrem na realidade. E a pratica e a teoria juntas, uma completando a outra. Análise Macro versus Micro: Macro tem como unidade de análise a organização, e a micro o indivíduo. São necessárias para a compreensão dos complexos processos humanos e comportamentais que ocorrem nas organizações. Organização Formal versus Informal: Formal porque existem atividades e relações especificadas e antecipadamente definidas; Informal porque existem atividades e relações não-especificadas nem antecipadamente definidas que ocorrem dentro da organização formal. Ambas se interpenetram e se influenciam reciprocamente. Análise Cognitiva versus Afetiva: Cognitivo e o processo de raciocínio dos indivíduos, baseia-se na racionalidade, na lógica e no uso da mente e da inteligência, e o Afetivo e dirigido pelos sentimentos, emoções e afetividades dos indivíduos. São estudados em conjunto, pois as pessoas seja no trabalho ou fora dele, são criaturas que pensam e sentem.

12 A Relatividade das Teorias de Motivação
A teoria de Maslow deu ênfase às necessidades internas do homem, não considerando a situação em que esta colocado. Teoria de McGregor – a teoria X supõe que o homem é uma indolente e foge à responsabilidade, daí a necessidade de controlá-lo tenazmente (não diferindo em nada da teoria clássica). A teoria Y ( o homem renova suas próprias necessidades) fornece uma descrição interessante tentativa de integrar as necessidades individuais e organizacionais,propõe uma administração participativa. Teoria Herzberg - teoria de motivação no trabalho caracteriza-se por dois tipos de necessidades diferentes:

13 A Relatividade das Teorias de Motivação (influência das ciências do comportamento sobre a administração) Fatores ambientais ou higiênicos; Fatores motivacionais ou de função. Dificuldade de reorganização dos cargos em face dos aspectos tecnológicos e culturais envolvidos. Interessante para casos de reorganização com vistas a aumento de produtividade, onde não haja necessidade da apreciação da situação global.

14 Profunda Influencia das Ciências do Comportamento sobre a Administração
As organizações surgem quando os objetivos a serem alcançados são muito complexos para um só indivíduo. Para a organização alcançar seus objetivos ela precisa ser dividida em unidades administrativas separadas. As pessoas são, elas mesmas, organizações complexas. Elas produzem atividade e energia para a organização se isso representa alguma vantagem para elas. A vantagem das pessoas pode ser compreendida pela satisfação de suas necessidades pessoais. Há uma variedade de conceitos de necessidade e concepções diferentes a respeito de sua importância. As pessoas buscam satisfazer suas necessidades e são influenciadas pelo contexto organizacional e pelo conteúdo do cargo que ocupam.

15 A Organização como um Sistema de Decisões
Defendida por Simon, refere-se mais aos efeitos dos processos formais sobre a tomada de decisões, ao invés dos processos interpessoais.

16 A análise Organizacional a partir do Comportamento
Preocupação centrada no indivíduo, predisposição, reações e personalidade dentro do panorama organizacional. (Argyris e Barnard) Organização como meio para proporcionar ao indivíduo recompensas e satisfação, oferecendo aos membros uma maior motivação. (Maslow e Herzberg) Organização como conjunto de indivíduos comprometidos com o processo de decisões, pressões organizacionais e motivações individuais. (March e Simon)

17 CONCLUSÃO É preciso reconhecer que as preciosas colaborações da Teoria Comportamental para a administração inauguraram um novo enfoque dentro da teoria administrativa, com a ênfase nas pessoas, mas dentro de um contexto organizacional mais amplo, dinâmico e diversificado, que impulsionaram as organizações modernas e os atuais modelos de gestão praticados. Por fim, uma extensa apreciação crítica a respeito da Teoria Comportamental na Administração como uma tentativa de balanço de suas contribuições e suas limitações mostra sua profunda influência na teoria administrativa.

18 REFERÊNCIA CHIAVENATO, IDALBERTO – TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO - 5ª EDIÇÃO


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