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Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/13 Aula 9 Cultura Organizacional e Modelo Organizacional SCHERMERHORN, John R. Administração.

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1 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/13 Aula 9 Cultura Organizacional e Modelo Organizacional SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: LTC, 2006

2 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 2/13 Cultura organizacional C C ultura é uma palavra popular na administração. Diferenças importantes nas culturas nacionais foram discutidas quando tratamos de globalização e administração internacional. Agora, é tempo de falar sobre cultura organizacional, definido pelo estudioso e consultor Edgar Schein como o sistema de crenças e valores compartilhados que se desenvolve dentro de uma organização e norteia o comportamento de seus membros. Sempre que alguém fala sobre a “maneira como fazemos as coisas por aqui”, por exemplo, essa pessoa esta falando sobre a cultura organizacional.

3 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 3/13 Um estudo recente sobre negócios bem-sucedidos conclui que a cultura organizacional ofereceu uma importante contribuição para o desempenho de longo prazo. As melhores organizações possuem culturas fortes que são claras, bem definidas e amplamente compartilhadas, na medida em que desencorajam comportamentos de trabalho não-funcionais e encorajam comportamentos positivos. Culturas fortes e positivas estão voltadas para o desempenho, enfatizam o trabalho de equipe, abrem espaço para assumir riscos, encorajam a inovação e fazem com que o bem-estar das pessoas seja uma das principais prioridades da administração.

4 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 4/13 Níveis da cultura organizacional – cultura observável e cultura central Histórias Lendas sobre eventos que transmitem valores essenciais Ritos e rituais Celebração de heróis e eventos que exibem valores essenciais Cultura Central Valores essenciais Crenças sobre a maneira correta de se comportar Heróis Pessoas (do passado e do presente) que ostentam valores essenciais Símbolos Linguagem e outros símbolos que transmitem valores essenciais Cultura Observável

5 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 5/13 Os fundamentos para o que é observado pela pessoa que passeia em uma organização se posicionam em um nível secundário e mais profundo da cultura – a cultura central. A cultura central consiste em valores essenciais, ou crenças subjacentes, que influenciam o comportamento dos membros da organização. Valores são essenciais para organizações com culturas fortes, e são geralmente disseminados de maneira ampla em declarações formais sobre a missão e sobre os objetivos da organização.

6 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 6/13 Organizações Multiculturais O O termo multiculturalismo se refere ao pluralismo e ao respeito para com a diversidade no ambiente de trabalho. Uma verdadeira organização multicultural opera com uma cultura organizacional e características como estas:  Pluralismo – membros de ambas as culturas, a minoritária e a majoritária, são influentes em estabelecer valores-chave e políticas-chave.  Integração estrutural – membros da cultura minoritária são bem representados nas tarefas em todos os níveis e em todas as responsabilidades funcionais.  Ausência de preconceito e discriminação – diversas atividades ligadas a treinamento e a forças-tarefa continuamente abordam a necessidade de eliminar vieses decorrentes de grupos culturais.  Mínimo de conflito entre grupos – a diversidade não conduz a conflitos destrutivos entre membros de culturas majoritárias e de culturas minoritárias.

7 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 7/13 Uma linha de alternativas organizacionais: desde organizações burocráticas até organizações adaptativas Organizações Burocráticas Organizações Adaptativas modelos mecanicistasmodelos orgânicos CentralizadaAutoridadeDescentralizada MuitasRegras e Procedimentos Poucas EstreitaAmplitude de controle Grande Especializadas Tarefas Compartilhadas PoucasEquipes e forças-tarefa Muitas Formal e impessoal Coordenação Informal e pessoal

8 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 8/13 Lista de verificação do modelo organizacional  Verificação 1: O modelo se ajusta bem aos principais problemas e às principais oportunidades do ambiente externo?  Verificação 2: O modelo apoia a implementação de estratégias e a consecução de objetivos operacionais cruciais?  Verificação 3: O modelo apoia tecnologias essenciais e permite que elas sejam utilizadas para que se obtenha a maior vantagem?  Verificação 4: O modelo pode lidar com modificações no tamanho da organização e com diferentes estágios do ciclo de vida da organização?  Verificação 5: O modelo apoia e dá autonomia de poder aos trabalhadores, permitindo que seus talentos sejam utilizados para obter a maior vantagem?

9 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 9/13 Modelos mecanicistas Esforços de trabalho coordenados de maneira central Interações padronizadas em tarefas bem definidas Capacidade limitada de processamento de informações Melhores em tarefas simples e repetitivas Bons para eficiência na produção Propriedades “elásticas-rígidas” simultâneas das estruturas de equipes apoiam a eficiência e a inovação Modelos Orgânicos Esforços de trabalho altamente interdependentes Interação intensa em tarefas definidas pelo próprio trabalhador Capacidade expandida de processamento de informações Mais efetivos em tarefas complexas e exclusivas Bons para inovação e criatividade

10 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 10/13 Lida com Subambiente de marketing Lida com Subambiente de produção Lida com Subambiente científico Diferenciação entre divisões de pesquisa e desenvolvimento (P&D), produção e vendas Divisão de P&D Presidente Divisão de Produção Divisão de Vendas e enfatiza Qualidade do produto Horizontes de longo prazo Estruturas orgânicas Eficiência de custos Horizontes de curto prazo Estruturas mecanicistas Satisfação do cliente Horizontes de curto prazo Estruturas mecanicistas e enfatiza

11 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 11/13 Como melhorar a integração de subsistemas  Regras e procedimentos: especificar claramente as atividades necessárias.  Subordinação hierárquica: informar sobre os problemas, de baixo para cima na cadeia hierárquica, para um chefe em comum.  Planejamento: estabelecer objetivos para guiar todas as pessoas na mesma direção.  Contato direto: fazer com que gerentes de subunidades se coordenem diretamente.  Funções de ligação: designar coordenadores formais para ligar subunidades.  Forças-tarefa: formar forças-tarefa temporárias, no sentido de coordenar atividades e solucionar problemas específicos.  Equipes: formar equipes permanentes com autoridade para coordenar e solucionar problemas à medida que estes ocorram ao longo do tempo.  Organizações matriciais: criar uma estrutura de matriz, de maneira a melhorar a coordenação entre projetos múltiplos diversificados.

12 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 12/13 Análise do valor do processo P P or meio de uma técnica chamada de análise do valor do processo, processos essenciais podem ser identificados e cuidadosamente avaliados no que diz respeito à sua contribuição para o desempenho. Cada etapa, em um determinado fluxo de trabalho, é examinada. A não ser que uma etapa seja considerada importante, útil e ofereça uma contribuição para o valor agregado, ela é eliminada. A análise do valor do processo geralmente envolve as seguintes atividades de projeto: 1.Identificar os processos essenciais. 2.Mapear os processos essenciais, no que diz respeito a fluxos de trabalho. 3.Avaliar todas as tarefas, no que diz respeito a processos essenciais. 4.Pesquisar as maneiras de eliminar tarefas ou trabalhos desnecessários. 5.Buscar maneiras de eliminar atrasos, erros e mal-entendidos. 6.Buscar eficiência na maneira como o trabalho é compartilhado e transferido entre pessoas e departamentos.

13 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 13/13 Aula 10 Sistemas de Recursos Humanos SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: LTC, 2006


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