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ABR- Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus.

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Apresentação em tema: "ABR- Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus."— Transcrição da apresentação:

1 ABR- Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus

2 Reforma de Pneus Benefícios da Reforma de Pneus no Meio Ambiente, Geração de Empregos e Sustentabilidade do Pais. SUSTENTABILIDADE

3 Pneus Reformados Comerciais (em milhões de unidades ano)

4 Total de Vendas de Pneus Novos: Comercializado pelos fabricantes Nacionais + Importados Asiáticos - Milhões de Unidades por ano SUSTENTABILIDADE

5 Pneus Reformados (em milhões de unidades/ano) Europa 8.000 21,5% Brasil 9.000 24,0% Austrália 1.000 3,0% África 800 2,0% Japão 1.000 3,0% N. Zelândia 200 0,5% EUA 17.000 46% Participação dos principais países na demanda mundial – caminhão/ônibus – Fonte ABR:2012

6 Reforma e Ecologia: SUSTENTABILIDADE  Economia de Petróleo;  Emissão de CO2.

7 SUSTENTABILIDADE Petróleo gasto para Fabricação de Unidade de Pneu Economia de Petróleo Litros / Ano 600 milhões de litros R$ 997 milhões A economia é a soma da reforma de pneus comerciais (9.000.000) e a reforma de pneus de automóveis (8.300.000) vezes a diferença do consumo de Petróleo. Fonte: TRIB Fonte: ABR

8 Gás Efeito Estufa (CO2) não Emitido pela Reforma de Pneus na Redução de Uso de Petróleo SUSTENTABILIDADE  159 litros = 1 barril. (FONTE PETROBRÁS)  Cada barril emite 430 metros cúbicos de CO2 (FONTE ABNT)  600 milhões de litros de economia de petróleo por ano, pela cadeia produtiva de reforma de pneus = 3.800.000 de barris por ano. (Fonte ABR /TRIB)  Mutiplicando 430 m³ CO2 por 3.800.000 de barris por ano.  Resultado = 1.630.000.000 de metros cúbico de CO2 não emitidas por ano na atmosfera. (Fonte Petrobras, ABNT e ABR) * Inventory of U.S. Greenhouse gas Emissions and Sinks: 1990-2010. Annex 2 (methodology for estimating CO2 emissions from fossil fuel combustion), P.A-68, Table A-44 U.S Environmental Protection Agency. Washington, DC. U.S.

9 SUSTENTABILIDADE Economia no Transporte de carga e passageiro Em 2013 o setor de transporte de carga e passageiro economizou reformando pneus 7.000.000.000,00 de reais. É a diferença entre a média do preço de pneu novo com a da reforma de pneu. SEM REFORMA DE PNEUS O MODAL DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO PARA, A ECONOMIA DO BRASIL FICA ESTAGNADA.  58% das cargas circulam por Rodovias, sobre Pneus = 35% são pneus novos e 65% são pneus reformados;  80% do transporte público de passageiros é sobre Pneus (ônibus urbano, ônibus rodoviário e avião).

10 SUSTENTABILIDADE Emprego: Geração diretos e Indiretos O setor gera 250 mil postos de trabalhos diretos e indiretos 5.000 Empresas em trabalho direto e indireto: A maioria são Microempresas e empresas de pequeno porte.

11 Regulamentação no Brasil SUSTENTABILIDADE Registro no INMETRO do Setor de Reforma de Pneus: Regulamentado pela portaria 444 de 19 de novembro de 2010 e posteriores – Quesito Segurança e Qualidade; 1.300 Unidades Reformadoras; 850 estão adequadas pela portaria. IBAMA: Cadastro; Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais – RAPP; Lei 6938/81 Anexo VIII – código 9 – Atividade Potencialmente Poluidora – categoria Pequeno

12 Informações SUSTENTABILIDADE  Nível Técnico de alta qualidade – formada pelos fabricantes de Matéria Prima e de fabricantes de pneus novos - conforme parcerias;  É uma atividade com mais de 60 anos de tradição;  São Empresas de prestação de serviço.

13 SUSTENTABILIDADE

14 Muito Obrigado


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