A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia da Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia da Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia da Educação
“O PROCESSO DA EDUCAÇÃO” Jerome Bruner “Introdução e Importância da Estrutura” Psicologia da Educação Trabalho realizado por: Lurdes Baldé n.º15601 Mafalda Alemão n.º16237 Rita Roque n.º 15439 Sandra Mendes n.º16665

2 Breve apresentação ao autor da obra
Jerome Bruner Psicólogo, especializado na área da psicologia cognitiva e na investigação psico-pedagógica; Influenciado por Piaget, Chomsky e Lévi-Stauss; Reformou o sistema educativo dos EUA fomentando a prática de uma abordagem pluridisciplinar;

3 Breve apresentação ao autor da obra
Salientou os conceitos de: Auto-descoberta no processo educativo; O papel activo do organismo no controlo do ambiente; O carácter selectivo e a estratégia da aprendizagem; O poder de generalização intrínseco à aprendizagem.

4 Breve apresentação ao autor da obra
Destacou o aspecto nuclear de toda a aprendizagem; Interessou-se pelo desenvolvimento curricular como um empreendimento educacional.

5 Capítulo 1 - Introdução Este livro representa um conjunto de opiniões que saíram da Conferência de Woods Hole (que reuniu cientistas, historiadores, psicólogos, professores, etc.); Renovar a preocupação pela qualidade e pelos objectivos intelectuais da educação; Importância da planificação dos currículos para o Ensino Básico e Secundário;

6 Capítulo 1 - Introdução Psicologia da Aprendizagem – Psicólogos da Educação “Seria bom que lhes ensinassem tudo o que é útil e tudo o que é decorativo: mas a arte é longa e o tempo é pouco. Por isso, propõe-se que aprendam aquilo que provavelmente é mais útil e decorativo”. Benjamin Franklin

7 Capítulo 1 - Introdução Reflexão sobre o processo de Aprendizagem
Questões Importantes: Que se deve ensinar, quando e como? Que tipo de investigação/pesquisa pode incrementar a criação de currículos? Quais as implicações de dar uma maior importância à estrutura de uma disciplina, realçando-a de forma a que procure dar ao aluno, o sentido das ideias fundamentais da disciplina?

8 Estrutura de uma disciplina
Capítulo 1 - Introdução Estrutura de uma disciplina Conhecer uma estrutura é saber como as coisas se ligam entre si; Ex. Tropismo Para a construção dos currículos é fundamental ter em conta que o mundo está em permanente mudança e que isso rodeia a escola e os alunos.

9 Objectivos da Educação
Capítulo 1 - Introdução Objectivos da Educação Cultivar o mérito; Preparar cidadãos para a democracia, para a complexidade tecnológica e social da actualidade; Instruir os alunos, para que estes alcancem o máximo de desenvolvimento intelectual; Estimular a auto-descoberta; Utilidade para o futuro.

10 Capítulo 1 - Introdução

11 Capítulo 1 - Introdução 2. “Aptidão para Aprender”
Disposição para a aprendizagem. 3. “Pensamento intuitivo e analítico” Natureza da Intuição. 4. “Motivos para aprender” Desejo de aprender e forma de o estimular; Interesse.

12 Capítulo 1 - Introdução Hipótese
Melhor forma de auxiliar o professor na sua tarefa de instruir.

13 Capítulo 2 – Importância da Estrutura
Aprendizagem para o futuro Transferência específica (extensão de hábitos ou associações) Transferência não específica; (princípios e atitudes) Aprendizagem de uma noção com base para reconhecer problemas; A continuidade da aprendizagem depende da estrutura do conteúdo.

14 Capítulo 2 – Importância da Estrutura Currículos e Métodos de Ensino Ajustamento dos currículos à transmissão de ideias fundamentais da disciplina.

15 Capítulo 2 – Importância da Estrutura
Bruner sugere: Para a delineação dos currículos é necessário a análise e trabalho de especialistas de diferentes áreas do conhecimento.

16 Capítulo 2 – Importância da Estrutura

17 Capítulo 2 – Importância da Estrutura
Questão 3 Como poderemos adequar o conhecimento fundamental aos interesses e às capacidades das crianças? Bruner sugere: Combinação de conhecimentos, honestidade e paciência, para apresentar a matéria da disciplina com motivação e de modo eficazmente compreensível. Ex. Explicar a natureza das marés aos alunos do ensino secundário.

18 Capítulo 2 – Importância da Estrutura
Ensino da estrutura fundamental de uma disciplina A aprendizagem dos elementos básicos torna a disciplina mais compreensível. Ex. noção da importância da comercialização.

19 Capítulo 2 – Importância da Estrutura
2. Memória Humana – os pormenores rapidamente se esquecem a menos que se coloquem num padrão estruturado(carácter “regenerativo”). Ex. memorização de fórmulas.

20 Capítulo 2 – Importância da Estrutura
3. Compreensão das ideias fundamentais como principal caminho, para uma adequada “transferência de treino”. 4. Importância da análise dos conteúdos curriculares para minimizar a lacuna entre o conhecimento “avançado” e “elementar”. Ex. desactualização dos currículos.

21 Capítulo 2 – Importância da Estrutura
Argumentos contra o ensino de princípios/atitudes As atitudes de trabalho devem ser implícitas e não explícitas. O aluno ao estar demasiado consciente das suas próprias atitudes, torna-se automático.

22 Capítulo 2 – Importância da Estrutura
Distinção entre o fazer e o compreender Não se pode saber o que um aluno compreende, a menos que se veja aquilo que ele faz. “Como sei o que penso até sentir o que faço”.

23 Capítulo 2 – Importância da Estrutura
Aspectos positivos Realçar a compreensão dos princípios gerais da disciplina; Existência de manuais, úteis na tarefa de compreensão das ideias fundamentais. Aspectos negativos Realçar os aspectos triviais da disciplina; Encorajar o ensino incoerente e do “decorar”.

24 Em suma: “Será necessário desenvolver muito mais esforços na preparação efectiva das matérias do currículo, na formação de professores e na investigação de apoio, se quisermos melhorar a nossa prática educacional, de modo a obviarmos aos desafios da revolução cientifica e social que estamos a viver”.

25 Questões propostas para o exame
Quais os principais objectivos da educação? Refira algumas medidas importantes para melhorar o ensino, segundo J. Bruner? Quais são as ideias principais relativamente à importância da estrutura da obra “O Processo da Educação”?


Carregar ppt "Psicologia da Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google