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EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: OPÇÃO INOVADORA PARA UM PÚBLICO QUE ANSEIA POR PRATICIDADE, COMODIDADE, FLEXIBILIDADE E QUALIDADE.

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1 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: OPÇÃO INOVADORA PARA UM PÚBLICO QUE ANSEIA POR PRATICIDADE, COMODIDADE, FLEXIBILIDADE E QUALIDADE DE ENSINO (Programa PUIC) Curso de Matemática – UNISULVIRTUAL Aurélio do Carmo Moura (Acadêmico do Curso de Matemática) Profa. Dra. Diva Marília Flemming (Orientadora) INTRODUÇÃO No atual contexto político e de desenvolvimento econômico a educação começa a ser assunto de destaque. O país finalmente está começando a ver exemplos de outros países em desenvolvimento, que investiram em educação e estão agora colhendo os frutos de um crescimento concreto, contínuo e duradouro. Ainda falta muito a fazer, mas podemos perceber que hoje estamos trilhando em caminhos certos. Alguns dos problemas que ainda permanecem são: altos índices de evasão escolar, baixa qualidade do ensino e falta de investimento na Educação Básica. Com base nesses aspectos e em experiências acadêmico-pessoais foi desenvolvido um Projeto de Pesquisa, no contexto do Programa Unisul de Iniciação Científica – PUIC/2008. A pesquisa foi alicerçada em dados obtidos da população estudantil de Porto Murtinho-MS, estudantes da Rede Regular de Ensino e da EJA na faixa etária a partir de 14 nos de idade, atuantes no mercado de trabalho, fora das escolas e que não concluíram seus estudos básicos. Ao término da experiência pretendia-se medir a viabilidade da implantação de uma Escola Básica na modalidade EAD, com o fim principal de contribuir para a diminuição do índice de evasão escolar de jovens e adultos daquele município. OBJETIVOS Geral: Colher dados estatísticos para, baseado na população da cidade de Porto Murtinho-MS, determinar a viabilidade da Educação a Distância no contexto do Ensino Fundamental e Médio. Específicos: a) Analisar o mercado para saber da existência de ofertas de EAD para o ensino fundamental e médio para jovens e adultos. b) Investigar o perfil do público alvo no contexto das expectativas para a Educação a Distância. c) Detectar obstáculos que dificultam a implantação de projetos de EAD no município, e com base neles fazer propostas de Educação a Distância para o nível básico para jovens e adultos. METODOLOGIA Como primeiros procedimentos foram feitas pesquisas documentais pela internet e de campo com o intuito de levantar informações gerais e específicas, necessárias para se iniciar os trabalhos de análise de dados. Na execução das tarefas, para facilitar os trabalhos, a população alvo foi desmembrada em duas amostras: Amostra 1 – alunos matriculados em uma das escolas existentes no município, frequentadores assíduos; e Amostra 2 – alunos matriculados, frequentadores não assíduos e alunos evadidos ou pessoas não matriculadas. Dentre os alunos regularmente matriculados, os dados da pesquisa foram colhidos de forma separada, para os jovens das turmas regulares de ensino e para os jovens e adultos das turmas da EJA. Foi feito ainda um levantamento geral sobre as habilitações dos professores atuantes no município, possíveis tutores de uma Escola Virtual, bem como das necessidades em termos físicos, financeiros e pedagógicos para a elaboração de um projeto pedagógico. Uma segunda etapa da pesquisa foi seguida, relativa ao público de alunos evadidos e de pessoas que deixaram de se matricular. Dessa forma, para compor a Amostra 2 participaram da pesquisa, além dos alunos matriculados não assíduos, o grupo composto por alunos evadidos e pessoas não matriculadas foi formado por 1 civil, 1 soldado profissional mais 38 soldados do Efetivo Variável, incorporados ao Exército, para prestarem o serviço militar obrigatório na 2ª Companhia de Fronteira-2ª Cia Fron, em Porto Murtinho-MS. Nesta pesquisa foram usadas basicamente técnicas de aplicação de questionário e análise estatística de dados. BIBLIOGRAFIA IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2008. Disponível em:. Acesso em: 06 jun 2009. MOURA, Aurélio do Carmo. Projeto de Pesquisa: Educação a Distância para o Ensino Fundamental e Médio: opção inovadora para um público que anseia por praticidade, comodidade, flexibilidade e qualidade de ensino. Orientação de Diva Marília Flemming. Programa Unisul de Iniciação Científica-PUIC. Porto Murtinho-MS, 2008. ______________________. Projeto Escola Virtual de Porto Murtinho – EVPM. Programa Unisul de Iniciação Científica-PUIC. Porto Murtinho-MS, 2009. ______________________. Projeto Educação a Distância para Soldados da 2ª Companhia de Fronteira – EaDSd 2ª Cia Fron. Programa Unisul de Iniciação Científica-PUIC. Porto Murtinho-MS, 2009. EXEMPLOS DE RESULTADOS Gráfico1: Público-Alvo X Público Fora da Escola Gráfico 2: Percentual do Público X Motivo da Evasão: Total de 38 Soldados CONCLUSÃO Ao final da pesquisa chegou-se à conclusão de que não é possível, em curto prazo, a implantação de uma Escola Básica na modalidade a Distância em Porto Murtinho-MS, tendo em vista a existência de obstáculos que inviabilizam a proposta. Mas tais dificuldades são perfeitamente superáveis, desde que sejam obedecidas alguma recomendações, em relação às quais foram elaborados dois projetos de EAD. Um voltado para a população de Porto Murtinho-MS e outro para os Soldados do Exército, incorporados na 2ª Cia Fron para a prestação do Serviço Militar Obrigatório. A denominação do primeiro trabalho é “Projeto Escola Virtual de Porto Murtinho-EVPM” e do segundo é “Projeto de Educação a Distância para Soldados da 2ª Cia Fron – EaDSd 2ª Cia Fron”. Como foi dito na introdução, a finalidade maior desses dois projetos é contribuir com a diminuição do índice de evasão escolar, pois de nada adianta uma sala de aula com carteiras vazias e livros fechados. Apoio Financeiro à Pesquisa:UNISUL PopulaçãoPercentual em relação à Amostra Motivos Principais que Impedem a implantação de uma Escola EAD em Porto Murtinho-MS Amostra100% Alunos/Pessoas que Não Acham Boa a idéia da Implantação de uma Escola EAD 83% Desconhecimento dos benefícios de uma escola EaD Alunos/Pessoas que Não Optariam por Estudar a Distância numa Escola EAD 62,2% Alunos/Pessoas com dificuldades em relação à Informática e acesso à Internet 55,5%Conhecimentos de informática, acesso à internet e perfil para estudo autônomo Alunos/Pessoas que Não Possuem Perfil para estudar à Distância 13,4% Alunos/Pessoas que possuem Renda de até 1 Salário Mínimo 70,6% Renda Individual/Familiar Alunos/Pessoas que possuem Renda Superior a 1 Salário Mínimo 20,6%


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