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Pesquisa de Mercado Prof. Cláudio Zanutim. Objetivo Definir as metodologias para o desenvolvimento de pesquisas de mercado, para lançamentos de novos.

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1 Pesquisa de Mercado Prof. Cláudio Zanutim

2 Objetivo Definir as metodologias para o desenvolvimento de pesquisas de mercado, para lançamentos de novos produtos, acompanhamento de desempenho de vendas, mensuração de penetração de mercado, determinação do comportamento do consumidor e segmentação de mercado.

3 Unidade II  AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA  Formular o problema  Desenvolvimento de uma abordagem  Formulação da concepção de pesquisa  Trabalho de campo ou coleta de dados  Preparação e análise de dados  Preparação e apresentação do relatório  DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA DE PESQUISA A SER REALIZADA E DICAS

4 Unidade II  MÉTODOS PARA COLETA DE DADOS  Pessoal  Telefone  Correio (mala direta)  Internet  Observação  Observação em situação natural e artificial  Evolutiva  Ocasional

5 AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA  Formular o problema  Objetivo da pesquisa  Problema de decisão gerencial Uma declaração das informações específicas necessárias para o tomador de decisões, com a finalidade de ajudá-lo a resolver um problema de decisão gerencial As informações específicas necessárias para resolver um problema de pesquisa de marketing A ação administrativa necessária para resolver um problema de pesquisa de marketing

6 AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA  Formular o problema  Muitas vezes encontrar um problema já é um problema.  Problemas bons  Problemas ruins

7 AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA Determinar as fontes de informação. Por que as informações estão sendo procuradas? Essas informações já existem? A questão pode realmente ser respondida? Perguntas retiradas do BCS

8 AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA 7.Escrevendo e Apresentando o Relatório 1.Problema 3.Escolhend o o Método 6.Analisando dados 8.Dando Continuidade ao trabalho 4.Selecionando o Procedimento de amostragem 5.Coletando dados 2. Criando o Projeto

9 AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA Tipos de pesquisa: Exploratória – pesquisa preliminar para definir a natureza exata do problema a ser resolvido. Descritiva –Pesquisa que responde às perguntas quem, o que, quando, onde e como. Causal- Pesquisa que examina se uma variável gera ou determina o valor da outra Existem três Métodos básicos de pesquisa:  Levantamento  Observação  Experimento

10 AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA  Processo de pesquisa de marketing é um conjunto que define as tarefas a serem executadas na realização de um estudo de pesquisa de marketing.  A pesquisa de Marketing é uma investigação sistêmica, controlada, empírica e critica de dados com o objetivo de descobrir e (ou) descrever fatos e (ou) de verificar a existência de ações presumidas entre fatos e variáveis referentes ao marketing de bens serviços e idéias e ao marketing com área de conhecimento de administração

11 Interatividade Qual é o objetivo da pesquisa? a)Captar as informações específicas necessárias para resolver um problema de pesquisa de marketing; b)Captar as informações desnecessárias para resolver um problema de pesquisa de marketing; c)Atingir um público alvo específico; d)Atender a uma questão administrativa e)NDA.

12 Resposta A resposta correta é: a) Captar as informações específicas necessárias para resolver um problema de pesquisa de marketing;

13 AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA  Desenvolvimento de uma abordagem

14 AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA  Formulação da concepção de pesquisa

15 AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA  Trabalho de campo ou coleta de dados

16 AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA  Preparação e análise de dados

17 AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA  Preparação e apresentação do relatório

18 Interatividade São objetivos de utilização de dados secundários pela maioria das empresas: a.fazer previsões de vendas baseadas em dados b.econômicos; c.analisar a distribuição; d.Todas as alternativas estão corretas e.Somente A e B estão corretas

19 Resposta A resposta correta é : d) Todas as alternativas estão corretas

20 DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA DE PESQUISA A SER REALIZADA E DICAS  Pesquisa qualitativa: metodologia de pesquisa não estruturada e exploratória, baseada em pequenas amostras que proporcionam percepções e compreensão do contexto do problema.  Pesquisa quantitativa: metodologia de pesquisa que procura quantificar os dados e, geralmente, aplica alguma forma de análise estatística.

21 DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA DE PESQUISA A SER REALIZADA E DICAS Dimensões de comparação QualitativaQuantitativa Tipo de pergunta Com grande Profundidade Com profundidade Limitada Tamanho de amostra PequenaGrande Informações por entrevistado MuitasVaria

22 DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA DE PESQUISA A SER REALIZADA E DICAS Dimensões de comparação QualitativaQuantitativa AdministraçãoRequer Entrevistadores com habilidades especiais Menos habilidades especiais Tipo de análiseSubjetiva, interpretativa Estatística, sumarização HardwareGravadores, projetores, vídeos, fotos, guias de discussão Questionários, computadores, documentos impressos

23 DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA DE PESQUISA A SER REALIZADA E DICAS Dimensões de comparação QualitativaQuantitativa Capacidade de replicar BaixaAlta Treinamento do pesquisador Psicologia,sociol ogia,marketing etc.. Estatística, modelos de decisão, programação de computador Tipo de pesquisaExploratóriaDescritiva ou casual Fonte:Pesquisa de Marketing- Mc Daniel e Gates

24 MÉTODOS PARA COLETA DE DADOS  Pessoal  Telefone  Correio (mala direta)  Internet  Observação

25 MÉTODOS PARA COLETA DE DADOS  Pessoal

26 MÉTODOS PARA COLETA DE DADOS  Telefone

27 MÉTODOS PARA COLETA DE DADOS  Correio (mala direta)

28 MÉTODOS PARA COLETA DE DADOS  Internet

29 MÉTODOS PARA COLETA DE DADOS  Observação

30 Observação em situação natural e artificial  Evolutiva Baseia-se na coleta e análise periódica das mesmas variáveis, de forma a permitir seu acompanhamento evolutivo no tempo. A população deverá ser sempre a mesma a cada medição, mas a amostra não necessita utilizar esta regra.

31 Observação em situação natural e artificial  Ocasional É o mais conhecido e mais usado dos projetos de pesquisa. É caracterizado pelo uso de uma amostra de elementos da população de interesse, em que os elementos são medidos uma única vez no tempo, e visa atender a um determinado objetivo.

32 Interatividade Os fatos são registrados à medida que ocorrem. Não é preciso confiar na boa vontade e na sinceridade do entrevistado. Além disso, permite auditar resultados. A definição acima citada refere-se a qual método de coleta de dados? a.Pessoal b.Telefone c.Correio (mala direta) d.Internet e.Observação

33 Resposta A resposta correta é : e) Observação

34 A ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO  Definição  Um conjunto de questões destinadas a geração de dados específicos necessários para informações capazes de atingir o objetivo especifico de uma projeto de pesquisa

35 A ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO  Papel do Questionário no Processo de Pesquisa Objetivos da pesquisa Informações dos respondentes Questionário Análise de dados Resultados

36 A ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO Critérios para um bom questionário Segundo McDaniel e Gates, um bom questionário deve conter um série de considerações que devem ser levadas em conta, a saber:  Existem as informações necessárias para a tomada de decisão gerencial?  Foi levado em consideração o tipo de respondentes?  O questionário atende aos requisitos de edição, codificação e processamento de dados?

37 A ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO  Existem as informações necessárias para a tomada de decisão gerencial?  O papel primário de qualquer questionário é fornecer a informação pretendida para a tomada de decisão por parte da administração

38 A ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO  Foi levado em consideração o tipo de respondentes?  O pesquisador que esta elaborando o projeto de um questionário precisa levar em conta não apenas o tópico e o tipo dos respondentes, mas também o ambiente das entrevistas e a extensão do questionário

39 A ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO  O questionário atende aos requisitos de edição, codificação e processamento de dados?  A editoração refere-se a revisar o questionário para assegurar que as regras de aplicação foram seguidas e que as perguntas necessárias foram preenchidas.

40 Interatividade Um conjunto de questões destinadas a geração de dados específicos necessários para informações capazes de atingir o objetivo especifico de uma projeto de pesquisa. A definição acima refere-se a : a.Pesquisa de mercado b.Pesquisa de marketing c.Questionário d.Dados primários e.Dados secundários

41 Resposta A resposta correta é : c) Questionário

42 ATÉ A PRÓXIMA!


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