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PublicouGiovanna Gil da Silva Alterado mais de 8 anos atrás
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Pesquisa de Mercado Prof. Cláudio Zanutim
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Objetivo Definir as metodologias para o desenvolvimento de pesquisas de mercado, para lançamentos de novos produtos, acompanhamento de desempenho de vendas, mensuração de penetração de mercado, determinação do comportamento do consumidor e segmentação de mercado.
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Unidade II AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA Formular o problema Desenvolvimento de uma abordagem Formulação da concepção de pesquisa Trabalho de campo ou coleta de dados Preparação e análise de dados Preparação e apresentação do relatório DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA DE PESQUISA A SER REALIZADA E DICAS
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Unidade II MÉTODOS PARA COLETA DE DADOS Pessoal Telefone Correio (mala direta) Internet Observação Observação em situação natural e artificial Evolutiva Ocasional
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AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA Formular o problema Objetivo da pesquisa Problema de decisão gerencial Uma declaração das informações específicas necessárias para o tomador de decisões, com a finalidade de ajudá-lo a resolver um problema de decisão gerencial As informações específicas necessárias para resolver um problema de pesquisa de marketing A ação administrativa necessária para resolver um problema de pesquisa de marketing
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AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA Formular o problema Muitas vezes encontrar um problema já é um problema. Problemas bons Problemas ruins
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AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA Determinar as fontes de informação. Por que as informações estão sendo procuradas? Essas informações já existem? A questão pode realmente ser respondida? Perguntas retiradas do BCS
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AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA 7.Escrevendo e Apresentando o Relatório 1.Problema 3.Escolhend o o Método 6.Analisando dados 8.Dando Continuidade ao trabalho 4.Selecionando o Procedimento de amostragem 5.Coletando dados 2. Criando o Projeto
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AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA Tipos de pesquisa: Exploratória – pesquisa preliminar para definir a natureza exata do problema a ser resolvido. Descritiva –Pesquisa que responde às perguntas quem, o que, quando, onde e como. Causal- Pesquisa que examina se uma variável gera ou determina o valor da outra Existem três Métodos básicos de pesquisa: Levantamento Observação Experimento
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AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA Processo de pesquisa de marketing é um conjunto que define as tarefas a serem executadas na realização de um estudo de pesquisa de marketing. A pesquisa de Marketing é uma investigação sistêmica, controlada, empírica e critica de dados com o objetivo de descobrir e (ou) descrever fatos e (ou) de verificar a existência de ações presumidas entre fatos e variáveis referentes ao marketing de bens serviços e idéias e ao marketing com área de conhecimento de administração
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Interatividade Qual é o objetivo da pesquisa? a)Captar as informações específicas necessárias para resolver um problema de pesquisa de marketing; b)Captar as informações desnecessárias para resolver um problema de pesquisa de marketing; c)Atingir um público alvo específico; d)Atender a uma questão administrativa e)NDA.
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Resposta A resposta correta é: a) Captar as informações específicas necessárias para resolver um problema de pesquisa de marketing;
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AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA Desenvolvimento de uma abordagem
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AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA Formulação da concepção de pesquisa
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AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA Trabalho de campo ou coleta de dados
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AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA Preparação e análise de dados
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AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA Preparação e apresentação do relatório
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Interatividade São objetivos de utilização de dados secundários pela maioria das empresas: a.fazer previsões de vendas baseadas em dados b.econômicos; c.analisar a distribuição; d.Todas as alternativas estão corretas e.Somente A e B estão corretas
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Resposta A resposta correta é : d) Todas as alternativas estão corretas
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DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA DE PESQUISA A SER REALIZADA E DICAS Pesquisa qualitativa: metodologia de pesquisa não estruturada e exploratória, baseada em pequenas amostras que proporcionam percepções e compreensão do contexto do problema. Pesquisa quantitativa: metodologia de pesquisa que procura quantificar os dados e, geralmente, aplica alguma forma de análise estatística.
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DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA DE PESQUISA A SER REALIZADA E DICAS Dimensões de comparação QualitativaQuantitativa Tipo de pergunta Com grande Profundidade Com profundidade Limitada Tamanho de amostra PequenaGrande Informações por entrevistado MuitasVaria
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DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA DE PESQUISA A SER REALIZADA E DICAS Dimensões de comparação QualitativaQuantitativa AdministraçãoRequer Entrevistadores com habilidades especiais Menos habilidades especiais Tipo de análiseSubjetiva, interpretativa Estatística, sumarização HardwareGravadores, projetores, vídeos, fotos, guias de discussão Questionários, computadores, documentos impressos
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DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA DE PESQUISA A SER REALIZADA E DICAS Dimensões de comparação QualitativaQuantitativa Capacidade de replicar BaixaAlta Treinamento do pesquisador Psicologia,sociol ogia,marketing etc.. Estatística, modelos de decisão, programação de computador Tipo de pesquisaExploratóriaDescritiva ou casual Fonte:Pesquisa de Marketing- Mc Daniel e Gates
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MÉTODOS PARA COLETA DE DADOS Pessoal Telefone Correio (mala direta) Internet Observação
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MÉTODOS PARA COLETA DE DADOS Pessoal
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MÉTODOS PARA COLETA DE DADOS Telefone
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MÉTODOS PARA COLETA DE DADOS Correio (mala direta)
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MÉTODOS PARA COLETA DE DADOS Internet
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MÉTODOS PARA COLETA DE DADOS Observação
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Observação em situação natural e artificial Evolutiva Baseia-se na coleta e análise periódica das mesmas variáveis, de forma a permitir seu acompanhamento evolutivo no tempo. A população deverá ser sempre a mesma a cada medição, mas a amostra não necessita utilizar esta regra.
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Observação em situação natural e artificial Ocasional É o mais conhecido e mais usado dos projetos de pesquisa. É caracterizado pelo uso de uma amostra de elementos da população de interesse, em que os elementos são medidos uma única vez no tempo, e visa atender a um determinado objetivo.
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Interatividade Os fatos são registrados à medida que ocorrem. Não é preciso confiar na boa vontade e na sinceridade do entrevistado. Além disso, permite auditar resultados. A definição acima citada refere-se a qual método de coleta de dados? a.Pessoal b.Telefone c.Correio (mala direta) d.Internet e.Observação
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Resposta A resposta correta é : e) Observação
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A ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO Definição Um conjunto de questões destinadas a geração de dados específicos necessários para informações capazes de atingir o objetivo especifico de uma projeto de pesquisa
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A ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO Papel do Questionário no Processo de Pesquisa Objetivos da pesquisa Informações dos respondentes Questionário Análise de dados Resultados
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A ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO Critérios para um bom questionário Segundo McDaniel e Gates, um bom questionário deve conter um série de considerações que devem ser levadas em conta, a saber: Existem as informações necessárias para a tomada de decisão gerencial? Foi levado em consideração o tipo de respondentes? O questionário atende aos requisitos de edição, codificação e processamento de dados?
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A ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO Existem as informações necessárias para a tomada de decisão gerencial? O papel primário de qualquer questionário é fornecer a informação pretendida para a tomada de decisão por parte da administração
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A ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO Foi levado em consideração o tipo de respondentes? O pesquisador que esta elaborando o projeto de um questionário precisa levar em conta não apenas o tópico e o tipo dos respondentes, mas também o ambiente das entrevistas e a extensão do questionário
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A ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO O questionário atende aos requisitos de edição, codificação e processamento de dados? A editoração refere-se a revisar o questionário para assegurar que as regras de aplicação foram seguidas e que as perguntas necessárias foram preenchidas.
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Interatividade Um conjunto de questões destinadas a geração de dados específicos necessários para informações capazes de atingir o objetivo especifico de uma projeto de pesquisa. A definição acima refere-se a : a.Pesquisa de mercado b.Pesquisa de marketing c.Questionário d.Dados primários e.Dados secundários
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Resposta A resposta correta é : c) Questionário
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ATÉ A PRÓXIMA!
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