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PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015 "É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las. " (Bernardinho) 

2 PROPOSTA DE TRABALHO DA EQUIPE PEDAGÓGICA - CETEP
Objetivo Geral Promover a formação continuada dos professores que atuam na Rede Municipal de Ensino na perspectiva do fortalecimento da prática docente e da melhoria da qualidade da educação pública municipal de Guanambi.

3 Objetivos Específicos
Garantir uma política de formação continuada de professores, na modalidade semipresencial; Fomentar a utilização de recursos da Educação à Distância - EaD nos diferentes âmbitos do trabalho docente; Garantir o processo de aprendizagem permanente por meio da interação entre saberes práticos e teóricos, ligados ao desenvolvimento profissional na perspectiva da colaboração; Aprofundar conhecimentos que fundamentam as práticas educativas vivenciadas no contexto da Educação Básica;

4 Objetivos Específicos
Estimular a construção de metodologias didático- pedagógicas inovadoras a serem desenvolvidas nas diferentes situações de aprendizagem da criança, do adolescente, jovem, adulto e ou idoso; Discutir e refletir sobre temas que envolvem o contexto educacional brasileiro; Incentivar a prática da pesquisa em educação, favorecendo a produção científica e divulgação das experiências dos professores; Incentivar a prática do registro das experiências vivenciadas ao longo do processo de formação, tendo como pressuposto os saberes da docência.

5 Estrutura do trabalho dos coordenadores/ formadores:
Estação para Formatação de Planejamentos e Diretrizes: este momento formativo será organizado através de estudos que contemplem os fundamentos teóricos e metodológicos envolvendo as diversas áreas do conhecimento nos diversos níveis, etapa, modalidade e/ou função de atuação do profissional da educação. Acompanhamento de apoio pedagógico: este acompanhamento será de apoio ao professor e ao gestor escolar no que tange às questões pertinentes ao processo de ensino e aprendizagem, sem perder de vista o diálogo entre o planejado pelo grupo na “Formação continuada” no CETEP e o vivenciado na dinâmica de trabalho da sala de aula. Banco de pesquisas científicas contínuas: tempo dedicado a estudos e Pesquisas Educacionais. Aqui serão levantados tópicos diversos inerente à educação no município de Guanambi que serão estudados e pesquisados. O intuito é montar um centro de pesquisas da Secretaria Municipal de Educação que terá seu registro no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

6 Metodologia DO TRABALHO (Estação para Formatação de Planejamentos e Diretrizes)
A metodologia do trabalho prevê a discussão dialogada de textos relacionados à prática pedagógica, à socialização e reflexão das experiências vivenciadas nas escolas da Educação Básica e estudos acerca de questões pertinentes à prática educativa. Carga horária total = 120 horas (com certificação) 40 horas de encontros presenciais (4h mensais) (1º momento: Estudo de temáticas geral pertinentes ao campo pedagógico) ( 2º momento: orientando a prática) ( 3º momento: partilhando) 80 horas para estudos, trocas de experiências e pesquisas exploratórias via AVA. ( Ambiente Virtual de Aprendizagem) – (8 h mensais)

7 Resultados Esperados:
Embasamento teórico-prático por meio da realização mensal (4 horas) de grupo de estudo, oficinas pedagógicas e planejamentos didáticos; Instrumentalização dos professores nos aspectos didático-pedagógicos, fomentando a pesquisa e a escrita de textos científicos; Realização de estudos por meio do AVA durante 8 horas mensais; Produção de artigos científicos em colaboração professor/coordenador e formadores, apresentando relatos de experiência, como forma de sistematizar as experiências vivenciadas nos contextos escolares em diálogo com as discussões realizadas no campo da formação continuada; Criação de um sistema de cooperação entre os professores participantes da formação; Realização de evento (seminário) para divulgação das produções no final de 2015; Apresentação e discussão da Proposta Curricular da Rede Municipal de através da realização de um encontro envolvendo professores, gestores, secretaria de educação, pesquisadores, entre outros.

8 Referências GALLINI, Luciano. La scuola in rete. Roma: Editori Laterza, 2004. LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? novas exigências educacionais e profissões docente. São Paulo: Cortez, 1998. NÓVOA, A. (org.) Os professores e sua formação. Lisboa: DOM Quixote, 1992. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. (Org.). Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007.

9 "Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador
"Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática." (FREIRE, 1991: 58)


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