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PublicouMaria de Begonha Vilaverde Ávila Alterado mais de 8 anos atrás
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FORMADORA : Janaina Rodrigues Pitas CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE – 2010 e-mail: janaina.pitas@seduc.mt.gov.br
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Companhia de Jesus Formação da elite local Viés doutrinário religioso
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XVIII – Marques de Pombal /iluminismo Aulas régias 1889 – Instabilidade nos currículos 1901/1925 – Optativa/obrigatória 1964 Regime Militar/exclusão 1982 – Ensino profissionalizante/compleme ntar PCN – Tema transversal 1996 - LDB 2008 – Obrigatoriedade.
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Contexto do aluno Especificidades da filosofia Pluralidade: ética; política, cientifica, religiosa, estética;
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Políticas educacionais Tradição escolar Mínimo de temas Finalidades pretendidas
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Procedimentos de analise Reflexão e participação Processo de exercitação
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Lustro erudito Encontro de verdades Instrumento ideológico Disciplinarizaçao Curiosidade Assuntos circunstanciais sem prévio planejamento imediato/achismo Tratamento acadêmico (avesso) Distanciamento entre teoria e experiência
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Texto filosóficoCapacidades intelectuais Uso de: textos, exposições, problematizações, mediações, articular pratica e teoria Linguagem filosófica
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Experiência do aluno sem cair no recurso das manifestações espontâneas Isolamento, doutrinação e “memorização”
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Estrutura do discurso Confrontar posições, conceitos Uso de obras filosóficas e leitura filosófica Entrelaçar pontos de investigação Contextualizar Diálogo do texto com questões atuais Enfoque crítico
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Ser Sentir Agir
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“A gente muda o mundo na mudança da mente” mudança (Gabriel Pensador)
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Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso http://portal.filosofia.pro.br/ http://www.filosofia.com.br/charge.php http://almadeeducador.blogspot.com/2009/10/maf alda.html http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.a sp?id=365
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