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Gestão de Pessoas II Aula 24 GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVIMENTO DE ESPELHOS.

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Apresentação em tema: "Gestão de Pessoas II Aula 24 GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVIMENTO DE ESPELHOS."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Pessoas II Aula 24 GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVIMENTO DE ESPELHOS

2 Gestão de Pessoas II Administração estratégica de recursos humanos - AERH Desenvolvimento de espelhos: trata de formar espelhos e posicioná-los como agentes multiplicadores dentro da organização. Marras, 2009

3 Gestão de Pessoas II São os paradigmas necessários para assimilação dos valores e crenças organizacionais necessários àqueles que adentram na organização e ou aqueles que num estágio de desenvolvimento necessitam aferir seu sistema de desenvolvimento. Marras, 2009

4 Gestão de Pessoas II Dificilmente a área de recrutamento e seleção conseguirá apresentar os candidatos ideiais ao perfil da empresa. Esta lacuna que se apresenta é um desafio para a AERH. Marras, 2009

5 Gestão de Pessoas II O programa de desenvolvimento de espelho terá o papel de servir de paradigma cultural aos demais membros da empresa, é o referencial necessário para refletir as diretrizes de comportamento alinhados com os valores fundamentais da organização. Marras, 2009

6 Gestão de Pessoas II Os empregados balizam suas atitudes e comportamentos dentro da organização nos espelhos. A AERH terá esses espelhos distribuídos em toda estrutura da empresa, representando um símbolo organizacional. Marras, 2009

7 Gestão de Pessoas II O espelho é utilizado como referencial comparativo e é o multiplicador mais importante da empresa na disseminação de seu sistema de valores e crenças. Marras, 2009

8 Gestão de Pessoas II O espelho é reconhecido pela postura, pelo conhecimento, pela coragem, pela habilidade e, principalmente, pela sensibilidade no trato com seus colaboradores. Marras, 2009

9 Gestão de Pessoas II De quem é a responsabilidade na formação de talentos e de espelhos? Com a globalização da economia e alterações profundas no ambiente de negócios, o que era uma obrigação empresarial, tornou-se naturalmente uma obrigação do indivíduo. Marras, 2009

10 Gestão de Pessoas II A necessidade de criar respostas mais rápidas e eficazes para enfrentar os desafios impostos pelo mercado de trabalho fez com que os profissionais corressem, em atendimento às suas necessidades, em busca do seu próprio desenvolvimento, ignorando a iniciativa da empresa ou deixando-a para segundo plano. Marras, 2009

11 Gestão de Pessoas II A transferência da responsabilidade no desenvolvimento gerencial da empresa para o empregado é registrado como fato natural. Reflexão: Esse fenômeno realmente interessa? E a quem interessa esse fenômeno? Marras, 2009

12 Gestão de Pessoas II Para o indivíduo é uma questão de empregabilidade. Empregabilidade é um termo atualmente utilizado para designar o nível de atualização (ou desenvolvimento) de um profissional com relação ás eventuais exigências do mercado de trabalho na hora de competir face a uma oportunidade de emprego. Marras, 2009

13 Gestão de Pessoas II Questões para o indivíduo: Ônus do planejamento de sua própria carreira; Garante o timing da mudança e orienta os conteúdos de acordo com os interesses próprios. Marras, 2009

14 Gestão de Pessoas II Questões para a empresa: Livra-se da responsabilidade de gerar talentos; Vê-se tolhida da prerrogativa de garantir a formação de quadros com características que atendam às suas necessidades organizativas. Marras, 2009

15 Gestão de Pessoas II A AERH deve pensar num desdobramento importante na gestão estratégica de RH: reconhecer a importância, para a empresa, da manutenção de programas de desenvolvimento profissional que atendam a dois campos de interesses: Marras, 2009

16 Gestão de Pessoas II a do empregado, buscando satisfazer seus anseios psicológicos e seus projetos de vida futura, mantendo-o energizado motivacionalmente por longo prazo; a da organização, na medida em que otimiza a substituição quantitativa e qualitativa de seus quadros mais importantes, garantindo a continuidade de seu conjunto cultural. Marras, 2009

17 Gestão de Pessoas II Os instrumentos mais utilizados pelas organizações para manter ou desenvolver os seus espelhos: Leituras periódicas monitoradas Workshops constantes sobre temas atualizados ou problemas emergentes Sessões de brainstorming Marras, 2009

18 Gestão de Pessoas II Exercícios de liberação / estimulação de criatividade Palestras sobre economia mundial, marketing, política etc., com conferencistas de renome seguidas de debates Viagens de estudo e observações em países estrangeiros Debates sobre a cultura e desenvolvimento organizacionais e seus componentes e prática de modelos de liderança Marras, 2009

19 Gestão de Pessoas II Questões: 1.Qual o objetivo principal de um programa de desenvolvimento de espelhos? 2.Como você interpreta o termo empregabilidade? 3.A transferência de responsabilidade do desenvolvimento da empresa para o empregado é interessante para quem? 4.Quais as técnicas utilizadas no desenvolvimento de espelhos? Marras, 2009


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