A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estratégia Empresarial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estratégia Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia Empresarial
Gerenciamento de Projetos: Conceitos. Estratégia Empresarial ANÁLISE DOS CONCORRENTES: Foco Básico: Vantagem Competitiva: –da empresa. –de cada um dos principais concorrentes. Obs.: Análise impessoal e estruturada. Pensamento de Sun Tzu: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas” (Sun Tzu)

2 Estratégia Empresarial
Gerenciamento de Projetos: Conceitos. Estratégia Empresarial Estratégia é um conceito fugaz e um tanto abstrato. Sua formulação tipicamente não produz qualquer ação produtiva concreta imediata na empresa. Acima de tudo, é um processo dispendioso, tanto em termos de dinheiro quanto do tempo da administração. Como a administração é uma atividade pragmática e voltada para resultados, torna-se preciso fazer uma pergunta: um conceito abstrato, como o de estratégia, é uma contribuição útil para o desempenho da empresa?

3 Estratégia Empresarial
Gerenciamento de Projetos: Conceitos. Estratégia Empresarial Controladoria Estratégica – atividade da Controladoria que, por meio do Sistema de Informação Contábil, abastece os responsáveis pelo Planejamento Estratégico da companhia com informações tanto financeiras quanto não financeiras, para apoiar o processo de análise, planejamento, implementação e controle da estratégia organizacional.

4 Estratégia Empresarial
Gerenciamento de Projetos: Conceitos. Estratégia Empresarial Enfoques da Administração Estratégica : Percepção – conhecimento da situação estratégica, Formulação – escolha das estratégias apropriadas Implementação – fazer acontecer a estratégia escolhida

5 Gerenciamento de Projetos: Conceitos.
Níveis de Estratégias São ligados e interdependentes: Estratégia competitiva – relacionada com a criação e manutenção da vantagem competitiva em cada uma das diversas áreas dos negócios da empresa, Estratégia Funcional – para cada atividade funcional (produção, marketing, RH, etc). É crítico que essas estratégias funcionais sejam planejadas e administradas de um modo coordenado, uma vez que são inter-relacionadas, Estratégia corporativa – relacionada com a decisão de quais negócios a organização deve participar e como o grupo de atividades pode ser estruturado e administrado.

6 Tipos de Estratégias Empresárias
Gerenciamento de Projetos: Conceitos. Tipos de Estratégias Empresárias Estratégia competitiva de custo - a empresa centra seus esforços na busca de eficiÍêcia produtiva, na ampliação do volume de produção e na minimização de gastos com propaganda, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento etc., e tem no preço um dos principais atrativos para o consumidor. Estratégia competitiva de diferenciação - faz com que a empresa invista mais pesado em imagem, tecnologia, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, pesquisa de mercado, qualidade, etc., com a finalidade de criar diferenciais para o consumidor.

7 Tipos de Estratégias Empresárias
Gerenciamento de Projetos: Conceitos. Tipos de Estratégias Empresárias Estratégia competitiva de foco - significa escolher um alvo restrito, no qual, por meio da diferenciação ou do custo, a empresa se especializar atendendo a segmentos ou nichos específicos. A adoção de qualquer estratégia competitiva tem seus riscos, suas armadilhas.

8 Armadilhas das Estratégias Empresárias
Gerenciamento de Projetos: Conceitos. Armadilhas das Estratégias Empresárias Estratégia de custos: a excessiva importância que se dá a fabricação; a possibilidade de acabar com qualquer chance de diferenciação; a dificuldade de se estabelecer um critério ABC de controle de custos; e, mais importante, que apareça um novo concorrente com nova tecnologia, novo processo e abocanhe parcela significativa de mercado ou o mercado passe a valorar o produto por critérios diferentes. Estratégia de diferenciação: diferenciação excessiva, pelo preço premium muito elevado, por um enfoque exagerado no produto e pela possibilidade de ignorar os critérios de sinalização. Estratégia de foco: o risco é de o segmento escolhido não propiciar “massa crítica”que permita à empresa operar.

9 Estratégias de Crescimento
Gerenciamento de Projetos: Conceitos. Estratégias de Crescimento Crescimento das vendas ou participação de mercado, esperando que aumento o valor da empresa. Integração horizontal (aquisição de empresas concorrentes numa mesma linha de negócios) Integração vertical (aquisição de outras empresas num canal de distribuição) -> para maior controle sobre uma linha de negócios Diversificação (o crescimento através da aquisição de empresas em outras indústrias ou linhas de negócios) Fusões ou joint-ventures Fusão - uma cia se une a outra para formar uma nova organização. Joint venture - uma organização trabalha com outra num projeto específico, muito grande para ser controlado somente por ela (ex programa espacial).

10 Gerenciamento de Projetos: Conceitos.
Gestão Estratégica “Gestão estratégica é tentar compreender onde você estará amanhã, e não onde você espera estar; avaliar onde você será capaz de estar e decidir onde você deseja estar.” John F. Welch Jr.

11 Gerenciamento de Projetos: Conceitos.
Gestão Estratégica Pode ser vista como uma série de passos em que a alta administração deve realizar as seguintes tarefas: 1) analisar oportunidades e ameaças ou limitações que existem no ambiente externo; 2) analisar os pontos fortes e fracos de seu ambiente interno; 3) estabelecer a missão organizacional e os objetivos gerais; 4) formular estratégias (no nível empresarial, no nível de unidades de negócios e no nível funcional) que permitam à organização combinar os pontos fortes e fracos da organização com as oportunidades e ameaças do ambiente; 5) implementar as estratégias; 6) realizar atividades de controle estratégico para assegurar que os objetivos gerais da organização sejam atingidos.

12 Gerenciamento de Projetos: Conceitos.
Gestão Estratégica Dados S W O T Situação Econ. Mundial PIB Polit Monet Polit Cambial Conjuntura Econ Nacional Inflação Taxa Juros Estrutura Organizacional Relacionamentos Finanças Marketing

13 Referência Bibliográfica
Gerenciamento de Projetos: Conceitos. Referência Bibliográfica Artigo: Estratégia Empresarial. Hernan E. Contreras Alday. Controladoria Estratégica e Operacional. Clóvis Luís Padoveze. São Paulo - Editora Thomson, 2003.


Carregar ppt "Estratégia Empresarial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google