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PublicouJoão Lucas Tiago Graça Cipriano Alterado mais de 8 anos atrás
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Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – MEC Povos indígenas – direitos educacionais
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Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Base Legal Constituição Federal de 1988 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: artigos 26, 32, 78 e 79 Plano Nacional de Educação (Lei 10.172, de 2001): Capítulo sobre Educação Escolar Indígena Parecer 14/99 – CNE-CEB, de setembro de 1999 Resolução 03/99 – CNE-CEB, de novembro de 1999 Parecer 10/2002 – CNE-CP Convenção nº 169/OIT sobre Povos Indígenas, promulgada pelo Decreto 5051, de 19.04.2004
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Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Educação Escolar Indígena Modalidade de educação dentro do Sistema de Ensino regida pelos princípios: - interculturalidade - bilingüismo/multilingüismo - especificidade - diferenciação - participação comunitária
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Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Educação Escolar Indígena Uso das línguas maternas e processos próprios de aprendizagem na educação escolar Recuperação das memórias históricas, reafirmação das identidades étnicas e valorização das línguas e ciências Acesso às informações e conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional
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Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Educação Escolar Indígena Educação escolar a partir da territorialidade indígena Controle social indígena sobre políticas de educação e de financiamento - Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena Combate ao preconceito e à discriminação contra os povos indígenas nos sistemas de ensino
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Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ações Formação de professores indígenas para a educação básica (magistério e licenciaturas) Ampliação da oferta de educação básica nas escolas das aldeias Construção de políticas de ensino médio e ensino superior Produção e publicação de livros, CDs e DVDs de acordo com a necessidade sociocultural e lingüística das comunidades indígenas
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Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Falta de regulamentação em aspectos estruturais da educação brasileira: - Regime de colaboração entre os sistemas de ensino - papel do MEC - Gestão democrática do ensino - Pluralidade de idéias e concepções pedagógicas Não há regulamentação da Convenção 169/OIT - participação e controle social na formulação/implementação/avaliação das políticas Impasses atuais
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Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Impasses atuais Tensão entre políticas universalizantes e a diversidade sociocultural dos povos indígenas Direitos educacionais dos povos indígenas se confrontam com base legal pré-existente que não considera a diversidade
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Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Demandas do movimento indígena Criação de Sistema / Subsistema de Educação Escolar Indígena – novos marcos legais e normativos que garantam autonomia efetiva na área pedagógica, curricular, gerencial das escolas indígenas Criação de bases articuladoras das políticas indigenistas em função dos projetos societários indígenas Criação de espaços institucionalizados de participação social na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas
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