A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MATROGINÁSTICA Prof. Ms.Vagner Custódio CAVALLARI, V. Trabalhando com recreação. São Paulo, 2001. p. 74 – 75.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MATROGINÁSTICA Prof. Ms.Vagner Custódio CAVALLARI, V. Trabalhando com recreação. São Paulo, 2001. p. 74 – 75."— Transcrição da apresentação:

1 MATROGINÁSTICA Prof. Ms.Vagner Custódio CAVALLARI, V. Trabalhando com recreação. São Paulo, 2001. p. 74 – 75

2 O prefixo MATRO vem de "mater" que significa MÃE. Exercício físico em família, de forma lúdiça e prazerosa. Viabiliza a relação entre pais e filhos. Proporciona maior comunicação entre pais e filhos Ginástica aeróbica recreativa A aeróbica recreativa é uma atividade física com predominância de exercícios aeróbicos utilizando movimentos naturais, simples e combinados, onde a música e a ludicidade são enfatizados". Na matroginástica e na aeróbica recreativa, não é tão importante performance, mas sim participação

3 Características das atividades de Matroginástica: — Utilização de música; — Atividades preponderantemente lúdicas; — Inexistência da competição; — Utilização do trabalho de formas básicas de movimento (andar, correr, saltar, rolar etc.); — Desenvolvimento de trabalho de imitação, cooperação, interação e expressão;

4 Para enriquecer ainda mais uma sessão de matroginástica, utilizamos elementos como bolas, cordas, bastões, bexigas, jornal. O tempo ideal para realização de uma sessão de matroginástica varia entre 35 e 70 minutos.

5 Toda sessão de matroginástica costuma ser dividida em três partes: PARTE INICIAL PARTE PRINCIPAL PARTE FINAL

6 PARTE INICIAL; Aquecimento, com música contagiante. Preparar fisiologicamente. Satisfazer a necessidade de movimento do grupo com entusiasmo e de forma alegre. Tarefas com movimentações. Percepções do espaço, observando direções, posições etc. Percepção de tempo, dos ritmos rápidos, lentos e moderados. Organização individual ou só na.família. Duração de 30% do tempo.

7 PESSOA PRA PESSOA (Jogo Cooperativo sem perdedores) Para Cooperar é preciso se aproximar mais uns dos outros e da gente mesmo. Que tal jogarmos para diminuir a distância e desfazer as barreiras que nos distanciam?

8 Objetivo Comum: Despertar a atenção e tempo de reação. Diminuir a distância entre as pessoas e promover o contato. Desfazer preconceitos e incentivar a criatividade. Exercitar a liderança circular.

9 PARTE PRINCIPAL: Mais dinâmica. Movimentação mais intensa. Tarefas de formação corporal, domínio do corpo. Desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras. Organização em duplas, só na família ou entre famílias. Duração de 50% do tempo.

10 Família palmeirense Família corintiana Família são paulina Família santista Família flamenguista

11 NAVEGAR E (IM)POSSIVEL... PARA TODOS! (Jogo Cooperativo sem Perdedores) Perceber e vivenciar o poder de realização coletiva quando saltamos do paradigma do individualismo para a Consciência da Cooperação. E estimular a criatividade, empatia, diálogo grupal, apoio mútuo, confiança, organização-caótica, resolução de problemas e disposição para realizar o (im)possível. Objetivo Comum: Navegar do "porto seguro" para o "ponto futuro"...todos juntos! "

12 1°. Desafio Cada barco deverá sair de seu "porto seguro" (posição de partida) e chegar no "ponto futuro". Isto é, navegar para o outro lado do quadrado, imediatamente à frente de cada respectivo barco. Todos os tripulantes devem chegar levando o próprio barco (as próprias cadeiras). Quando todos os barcos alcançarem seu "ponto futuro", o desafio é vencido por todos!

13 Condições de Navegação: Imaginando que todo o piso do ambiente corresponde às águas de um Oceano muito frio e povoado por tubarões, todos os barcos deverão navegar respeitando 2 condições: a)Nenhuma parte do corpo pode tocar a água (o piso). Incluindo calçados, roupa e qualquer outro tipo de material. Afinal, a água é muuuito fria e cheia de TUBARÕES!!! b) O barco (as cadeiras) não pode ser arrastado.

14 2°. Desafio: Depois de todos os barcos terem alcançado o "ponto futuro" e celebrado essa conquista, desafiamos o Grupo, como um único Time, a se posicionar em ordem alfabética... respeitando as mesmas Condições de Navegação!!!

15 Comemoração: Um aspecto fundamental do Jogo Cooperativo é a comemoração de cada pequena-grande realização do Grupo. Ao final do 2°. Desafio, convidamos todos os "tripulantes" a darem as mãos e "mergulharem" no oceano... agora com as águas aquecidas pelo calor compartilhado durante toda a Navegação.

16 PARTE FINAL: Volta à calma. Atividades de integração e emotivas. Canto em grupo, rodas cantadas. Brincadeiras historiadas. Desenvolvimento do sentido rítmico e capacidade expressiva do corpo e do grupo. Organização em pequenos e grandes grupos, na família ou entre famílias, grande roda com participação de todos num só grupo. Duração de 20% do tempo. Atividade: Orquestra de animais

17 Muito obrigado.


Carregar ppt "MATROGINÁSTICA Prof. Ms.Vagner Custódio CAVALLARI, V. Trabalhando com recreação. São Paulo, 2001. p. 74 – 75."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google