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Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.

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1 Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá

2 Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão que a pesquisa visa responder. Um problema científico visa responder como são as coisas, e não como fazer as coisas.

3 Problemas de “valor” – “qual a melhor técnica psicoterápica”, “como devemos educar nossos filhos?”, “é bom utilizar jogos na educação infantil?” – não são problemas científicos. Isso não significa que a ciência não pode ajudar nessas questões, mas que não é possível testar empiricamente essas hipóteses.

4 Um problema científico, portanto, é aquele que pode ser verificado através da pesquisa. Exemplo: ao invés de perguntar se “é bom utilizar jogos na educação infantil”, testar a correlação entre o uso de jogos e o desempenho das crianças em testes e avaliações. A correção ou incorreção de um problema deve ser passível de verificação empírica.

5 um problema é testável cientificamente quando envolve variáveis que podem ser observadas ou manipuladas. Exemplos: Como a escolaridade influencia a preferência político-partidária? A desnutrição contribui para o rebaixamento intelectual? Técnicas de dinâmica de grupo facilitam a interação entre os alunos?

6 A escolha do problema tem a ver com grupos, instituições, comunidades ou ideologias com que o pesquisador se relaciona. Elementos como relevância, oportunidade e comprometimento influenciam a escolha do problema

7 Relevância do problema: pode ter relevância científica e/ou prática. Um problema é cientificamente relevante se conduzir à obtenção de novos conhecimentos. A relevância prática do problema está nos benefícios que podem decorrer de sua solução.

8 Oportunidade: o pesquisador deve considerar os contextos que permitem a ele tratar de certos problemas. Proximidade geográfica, condições materiais, possibilidade de acesso aos sujeitos podem determinar a escolha de um problema de pesquisa.

9 A escolha do problema de pesquisa sempre implica algum tipo de comprometimento. Exemplo: quando o pesquisador está integrado como técnico numa organização, tende a desenvolver as pesquisas que lhe são propostas pela direção ou por seus clientes.

10 Em geral, se começa com uma pergunta provisória ou um tema geral. Essa pergunta geralmente muda à medida em que se faz o levantamento bibliográfico ou pesquisas exploratórias iniciais. Leituras asseguram a qualidade na formulação do problema. Entrevistas, por sua vez, possibilitam o contato com a realidade.

11 Importante na formulação do problema: “ explicitar de forma clara uma questão de pesquisa que sirva de base para o planejamento, entender sua ligação com a metodologia a ser empregada e aprender a partir do trabalho já realizado por outro” (hitchcock e hughes apud moura e ferreira, 2005)

12 Regras para formulação do problema: O problema deve ser formulado como pergunta: uma maneira simples e direta de abordar o problema. O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável: Não deve ser muito amplo, deve ser específico e executável.

13 Regras para formulação do problema: O problema deve ter clareza e ser conceitualmente bem definido: é preciso deixar claro o sentido dos termos e conceitos utilizados. O problema deve ser preciso: devemos buscar problemas passíveis de definição e observação.

14 Regras para formulação do problema: O problema deve conduzir a uma pesquisa factível: não adianta ser claro e bem definido se não for realizável. O problema deve ser ético: a ética no cuidado com os sujeitos da pesquisa é um dos princípios fundamentais.

15 Antes de definir uma questão, parte-se de um tema mais geral, e refina-se com a revisão bibliográfica. O problema determina a metodologia usada. Depois de definido o problema, especifica-se os objetivos. É comum, mas não obrigatório, haver um objetivo geral e objetivos específicos.

16 Pensar em um tema ou área do seu interesse; Pensar em um possível problema nessa área, considerando os possíveis sujeitos de pesquisa;


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