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PublicouMartín Balsemão Gesser Alterado mais de 8 anos atrás
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J UST IN T IME
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P RINCÍPIOS BÁSICOS Produção sem estoques; Produção enxuta (lean procduction); Eliminação de desperdícios; Manufatura de fluxo contínuo; Esforço contínuo na resolução de problemas.
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R EGRAS SIMPLES DO JIT Não produza um item sem que o cliente tenha feito um pedido; Nivele a demanda para que o trabalho possa proceder de forma tranquila em toda a fábrica; Conecte todos os processos à demanda do cliente através de ferramentas visuais simples ( kanban)
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R EGRAS SIMPLES DO JIT Maximize a flexibilidade de pessoas e máquinas.
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F LUXO C ONTÍNUO Maria vai ao hospital tratar uma contusão no ombro que lhe incomodava; Marca hora no médico com alguns dias de antecedência; Chegou na hora marcada e esperou para ser atendida; O médico chamou em torno de uma hora mais tarde;
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F LUXO C ONTÍNUO O médico não conseguiu fazer o diagnóstico; A própria Maria perguntou se precisaria de uma ressonância, o médico discordou; Semanas mais tarde, Maria passa pelo mesmo processo com um especialista, que pediu que ela fizesse mais alguns raio-X, o que levou mais uma semana; Não tendo certeza do diagnóstico, este decide marcar uma ressonância;
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F LUXO C ONTÍNUO Após a ressonância, Maria volta ao especialista, passando pelos mesmos processos de atendimento; O médico faz o diagnóstico e receita a Maria fisioterapia e remédio; Maria vai à farmácia e aguarda na fila para ser atendida e comprar o remédio;
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F LUXO C ONTÍNUO Maria marca sua primeira consulta de fisioterapia para a semana seguinte.
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F LUXO C ONTÍNUO Todo o processo levou em torno de dois meses; O tempo que Maria realmente foi tratada, levou alguns minutos, talvez uma hora, no máximo (poderíamos calcula a porcentagem de valor agregado nessa interação de saúde usando a fórmula minutos recebendo tratamento/tempo total que passou)
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F LUXO C ONTÍNUO Na maior parte do tempo, Maria passou sentada aguardando (paciente é a palavra certa); Se reclamasse, escutaria que esta é a melhor forma de garantir a qualidade com relação à saúde de Maria; Por isso, diante de um processo tão falho, a prevenção é a melhor saída;
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F LUXO C ONTÍNUO Sem dúvida, os administradores poderiam melhorar este processo, respondendo a questões simples; Como fazer com que as coisas fluam? 1. Defina valor a partir do ponto de vista do cliente; 2. Coloque máquinas e pessoas próximas, para que possam fornecer valor continuamente;
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3. Subordine todo o resto aos itens 1 e 2.
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F LUXO C ONTÍNUO Definir aquilo que é importante para Maria; O que é desperdício para Maria; Como poderíamos arranjar nossas atividades para maximizar o valor e minimizar o desperdício?
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F LUXO C ONTÍNUO 1. Maria quer um diagnóstico claro e tratamento rápido; 2. Todo o resto é desperdício; 3. Devemos colocar cada processo – médico, especialista, raio-X, ressonância, farmácia e fisioterapia – mais próximos um do outro e eliminar obstáculos que atrapalham o fluxo de valor
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P UXAR Significa que ninguém fluxo acima deve produzir bens ou serviços sem que o cliente fluxo abaixo tenha feito o pedido; No sistema puxado mais comum, o cliente retira o pedido e nós preenchemos a lacuna criada a partir disso;
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S ISTEMA JIT O sistema JIT possuí dois componentes muito importantes, kanban e heijunka ou nivelamento de produção ; Estes dois componentes dependem de: - Troca rápida de máquinas, que permitem respostas rápidas aos pedidos diários de clientes e minimizam o desperdício com espera;
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S ISTEMA JIT Estes dois componentes dependem de: - Troca rápida de máquinas, que permitem respostas rápidas aos pedidos diários de clientes e minimizam o desperdício com espera; - Gerenciamento visual através do sistema 5 S, o que torna a condição de produção transparente para a equipe inteira e coordena ações;
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S ISTEMA JIT - Processos capazes, o que significa métodos, trabalhadores e máquinas competentes: a) Métodos competentes significam trabalho padronizado que fornece uma base para kaizen. Também significa aplicar jidoka para minimizar e conter os defeitos; b) Trabalhadores competentes significam solucionadores de problemas com múltiplas habilidades, que circulam de uma tarefa para outra e se envolvem em atividades de melhoria;
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S ISTEMA JIT c) Máquinas competentes significam atividades de TPM e 5S que ataquem as seis grandes perdas.
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D ELEGAÇÃO DE P ODERES - E MPOWERMENT
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