Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMargarida de Almada Cunha Alterado mais de 8 anos atrás
1
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFESSORA : VALCINETE PEPINO DE MACÊDO DISCENTES : ANA LUIZA CÂMARA FRANCISCO DE ASSIS PRISCILA RAIANE DE SOUZA
2
TEMA:
3
ROTEIRO: O que é ? Breve história Como é formado ? Os objetivos do PCNEM+ Função do PCN As diretrizes Referências
4
O QUE É ? PCN ou Parâmetros Curriculares Nacionais – são diretrizes elaboradas pelo governo que constituem um referencial de qualidade para a educação em todo país. PCNEM+ : são parâmetros curriculares do ensino médio, que abrange as três áreas – Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos.
5
BREVE HISTÓRIA Com a reformulação do ensino médio no Brasil, é estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996, regulamentada em 1998 pelas Diretrizes do Conselho Nacional de Educação e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, procurou atender a uma reconhecida necessidade de atualização da educação brasileira, e assim surge os parâmetros curriculares do ensino médio.
6
COMO É FORMADO PCNEM?
7
OS OBJETIVOS DO PCNEM+ Facilitar a organização do trabalho da escola, em termos dessa área de conhecimento. Para isso, explicita a articulação das competências gerais que se deseja promover com os conhecimentos disciplinares e apresenta um conjunto de sugestões de práticas educativas e de organização dos currículos que, coerente com tal articulação, estabelece temas estruturadores do ensino disciplinar na área.
8
FUNÇÃO DO PCN Os PCN têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos Estados e municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores.
9
AS DIRETRIZES Nas diretrizes e parâmetros que organizam o ensino médio, a Biologia, a Física, a Química e a Matemática integram uma mesma área do conhecimento. São ciências que têm em comum a investigação da natureza e dos desenvolvimentos tecnológicos, compartilham linguagens para a representação e sistematização do conhecimento de fenômenos ou processos naturais e tecnológicos. As disciplinas dessa área compõem a cultura científica e tecnológica que, como toda cultura humana, é resultado e instrumento da evolução social e econômica, na atualidade e ao longo da história.
10
REFERÊNCIAS
11
FIM
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.