Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria de Lourdes Festas Azenha Alterado mais de 8 anos atrás
1
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático 2013
2
Formador e Tutores Gilvandenys Leite Sales -Professor Formador denyssales@ifce.edu.br Tutores: ◦ Kleber do Nascimento Silva Email: manok@gmail.commanok@gmail.com ◦ Adriano Silveira Machado Email: adrianomachado2007@gmail.comadrianomachado2007@gmail.com ◦ Kalina Isabel Gonçalves dos Santos Email: kalinabarroso@gmail.comkalinabarroso@gmail.com ◦ Fábio Albuquerque Email: historiafabio@hotmail.comhistoriafabio@hotmail.com
3
Dados Gerais ◦ Carga Horária do Curso – 60 h/A ◦ Média para Aprovação no Curso (≥) – 7,0 ◦ Limite de Faltas – 25% ◦ Peso das Atividades Presenciais – 60% ◦ Peso das Atividades a Distância – 40%
4
Agenda PRIMEIRO ENCONTRO PRESENCIAL: 17-08-2013 (manhã e tarde – 8h) SEGUNDO ENCONTRO PRESENCIAL: 28-09-2013 (manhã -4h) AULA 1: 17-08-2013 a 24-08-2013 AULA 2: 25-08-2013 a 31-09-2013 AULA 3: 01-09-2013 a 07-09-2013 AULA 4: 08-09-2013 a 14-09-2013 AULA 5: 15-09-2013 a 21-09-2013 AULA 6: 22-09-2013 a 28-09-2013 PERÍODO AVALIATIVO: 28-09-2013 a 11-10-2013 EXAME: 28-09-2013(manhã) 2º CHAMADA: 05-10-2013 (tarde) AF: 11-10-2013(manhã)
5
Ementa Aprendizagem a distância (o modelo de ensino a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, aprendendo a distância, o planejamento e comprometimento na aprendizagem a distância, métodos e técnicas de estudo e leitura, autonomia, colaboração em EaD e autoria na EaD). O que é educação a distância (características, evolução e histórico). Recursos utilizados em EaD (ferramentas de organização, gestão, informação e comunicação em EaD, ferramentas interativas de aprendizagem).
6
Objetivo Desenvolver as competências, habilidades e atitudes necessárias ao aprendizado a distância, utilizando-se de ambiente virtual, tecnologias digitais da rede Web e material impresso.
7
Atividades / Média Atividades Presenciais Atividades a Distância x 60%x 40% Exame Presencial 50% Seminários Recursos Tecnológicos 50% C 5 5% T2 5% T4 8 % Q 2 10% F6 8 % F5 10% F3 9% + W 3 12% F 1 5% T 1 8% Q 4 10% Q 6 10%
8
Correção de Atividades Nº Mínimo de Contribuições Individuais em Wikis: ◦ ( ) 0 ( ) 1 ( X ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 Nº Mínimo de Mensagens em Fóruns: ( ) 1 (X) 2 ( ) 6 ( ) 10 Inicie o fórum respondendo ao tema proposto, a seguir, interaja e faça comentários sobre as postagens de outros participantes do fórum. Quiz: ◦ 2 Tentativas/ 60 min / Nota mais alta Seminários ◦ Demonstrar leitura dos textos indicados; ◦ Articular reflexões críticas sobre as informações coletadas; ◦ Apresentação com poder de síntese e clareza. Tarefas Apresentação/Escrita (ideias com clareza, objetividade, coesão e coerência)
9
Nº de Faltas Neste curso o aluno levará 3 faltas por atividade que ele se ausente.
10
Modelo Tecno-Metodológico 10 Fonte: Adaptado de Sales (2010)
11
O Vetor-Aprendizagem Fonte: Adaptado de Sales (2010)
12
Menções Qualitativas - LV Ícones LV ÍconesCATEGORIZAÇÃO DAS MENSAGENS/ARQUIVOS ANEXADOS Muito Bom - Coeficiente do Passo de Aprendizagem: CP=4 Reflexões aprofundadas; Interações/Postagens por meio de “Mensagens/Arquivos anexados” que podem apresentar, além de respostas e comentários, significativos questionamentos, ou mesmo, sínteses de idéias que surgem na discussão/aprendizagem do tema proposto, gerando mais interações. Bom - Coeficiente do Passo de Aprendizagem: CP=3 Boas reflexões; Interações/Postagens por meio de “Mensagens/Arquivos anexados” que apresentam respostas e comentários significativos para discussão/aprendizagem do tema proposto. Regular - Coeficiente do Passo de Aprendizagem: CP=2 Razoáveis reflexões; Interações/Postagens por meio de “Mensagens/Arquivos anexados” ainda limitados e de forma superficial acerca do tema proposto para a discussão/aprendizagem. Fraco - Coeficiente do Passo de Aprendizagem: CP=1 Reflexões vazias de conteúdo; Interações/Postagens por meio de “Mensagens/Arquivos anexados” que pouco agregam valor à discussão/aprendizagem do tema proposto. Não Satisfatório - Coeficiente do Passo de Aprendizagem: CP=0 Aprendiz que assume posição passiva; Interações/Postagens por meio de “Mensagens/Arquivos anexados” que em nada contribuem para a discussão/aprendizagem do tema proposto limitando-se a enviar mensagens de concordância ou arquivos anexados sem originalidade. Neutro - Mensagens/Arquivos anexados que não agregam notas Arquivos anexados sem relação com o tema proposto. Mensagens de esclarecimentos, saudações, recados, agradecimentos etc. Fonte: Adaptado de Sales (2010)
13
Acompanhe suas Notas e seu Rendimento (Fator β ) Clique nas setas para visualizar suas notas em cada atividade (o valor que aparece representa uma parcial que comporá sua média) Visualize aqui sua média e faltas Visualize aqui seu desempenho (Veja tabela ) Clique aqui para consultar suas notas
14
14 O Instrumento de Avaliação LV
15
Referências JOYE, Cassandra Ribeiro; YOUNG, Regina Santos. Acolhimento em educação a distância. Fortaleza: SETEC/IFCE, 2012. Sales, Gilvandenys Leite. Learning Vectors: Um Modelo de Avaliação da Aprendizagem em EaD Online Aplicando Métricas Não-Lineares. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática. Fortaleza, Ceará, 2010.
16
Dúvidas? denyssales@ifce.edu.br
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.