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O Direito à Educação de Qualidade para todos. A educação, de modo a promover a dignidade de todas as pessoas, tem sempre sido da maior importância para.

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1 O Direito à Educação de Qualidade para todos

2 A educação, de modo a promover a dignidade de todas as pessoas, tem sempre sido da maior importância para a Companhia de Jesus. Inspirado pelo magis Inaciano, os Jesuítas e milhares de colaboradores têm oferecido educação de qualidade para os mais desfavorecidos da sociedade em todo o mundo. Desde o início…

3 Há ainda atualmente muitos grupos de pessoas privadas do direito à educação. Um grande número daqueles que tiveram acesso à escola, por seu lado, não receberam uma educação de qualidade suficiente. É por isto que uma série de organizações jesuítas se juntaram para trabalhar nas mudanças que permitirão garantir uma melhor educação para todas as pessoas.

4 2.200 milhões de pessoas vivem em situações de pobreza e destes cerca de 1.000 milhão em extrema pobreza. 58 milhões de crianças (6-11 anos) e 63 milhões de adolescentes (12-15 anos) não têm acesso à escola ou abandoram os estudos. 751 milhões de jovens com mais de 15 anos e de adultos no mundo não sabem ler nem escrever. Dois terços deles são mulheres. Os jovens e os adultos são quem tem menos oportunidade de exercer o seu direito legítimo à educação que não receberam enquanto crianças – direito esse necessário para que se auto-desenvolvam. Um olhar sobre o mundo* *NOTA: Vale a pena apresentar alguns exemplos da realidade onde a apresentação é feita. Por exemplo: Um olhar sobre o Mundo (II) América Latina e Caraíbas: 3,8 milhões de crianças em idade primária e 2,8 millhões de adolescentes nos primeiros anos de educação secundária não têm acesso à escola ou desistiram dela.

5 Pessoas a quem é negado o direito à educação são privadas da oportunidade de viver com dignidade e são privadas da possibilidade de sair da situação de pobreza em que vivem. Os mais afectados são os mais vulneráveis da sociedade: comunidades rurais, povos indígenas, raparigas, mulheres, refugiados, idosos. A violação do direito ao acesso à educação Um olhar sobre o mundo…

6 A educação de fraca qualidade motivada por professores mal pagos, por infraestruturas destruídas, por conteúdos de leccionação irrelevantes, por sistemas administrativos ineficientes, etc, levam a que muitas pessoas não tenham as competências mínimas para sobreviver num mundo globalizado. A violação do direito a uma educação de qualidade Um olhar sobre o mundo…

7 A falta de educação perpetua a pobreza hereditária. A educação de fraca qualidade prejudica não só indivíduos, como setores inteiros da sociedade. O melhor ponto de partida para o desenvolvimento humano, para a dignidade das pessoas e para a participação política e económica nas nações mais pobres é a educação de alta qualidade para todas as pessoas. A dignidade dos excluídos DIGNIDADE DESENVOLVIMENTO HUMANO, ECONÓMICO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA Educação =

8 Estamos solidários com todos os que foram privados do direito à educação O texto de aprovação da Companhia de Jesus não faz menção à educação, mas os primeiros jesuítas perceberam depressa como a educação era importante para a sua missão. Existem actualmente cerca de três milhões de alunos em instituições de ensino da Companhia de Jesus em todo o mundo. Todas as nossas comunidades educativas têm de perceber e acreditar que são responsáveis não apenas pelos seus próprios centros, mas que são uma pequena parte de um sistema educativo que é nacional e global. Cada centro educativo é responsável por defender o direito à educação para todos. A nossa missão

9 Pessoas conscientes Pessoas conscientes, co-responsáveis com o mundo por reconhecer a dignidade do outro. Pessoas competentes, Pessoas competentes, capazes de aprender a aprender e de trazer conhecimento novo e útil para o progresso da sociedade. Pessoas comprometidas, Pessoas comprometidas, que compreendam a política e a economia como meios para servir a dignidade humana; pessoas que assumem os cargos públicos com responsabilidade. Pessoas compassivas, Pessoas compassivas, que conhecem e se colocam ao lado dos mais pobres e excluídos. Promovemos uma educação “para os outros” que produz…

10 A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 declara que a Educação é um direito inalienável de todo o ser humano. Mas não é só um direito… Não nos satisfazemos com a mera proclamação deste direito. Comprometemo-nos a trabalhar para que este direito seja uma realidade para todos os povos e sociedades. A educação é um direito humano Co-responsabilidade Responsabilidade pública Estado Família Sociedade A educação é o direito que permite às pessoas aceder a outros direitos humanos e desfrutar de liberdades humanas básicas.

11 Reconhecer não basta DISPONIBILIDADE – A existência de instituições de educação suficientes e de qualidade. ACESSIBILIDADE - Acesso livre e completo à educação, sem discriminação. ADAPTABILIDADE – A capacidade das instituições de educação para ser responsáveis na educação da comunidade. ACEPTABILIDADE – A pertinência e relevância da educação, de acordo com padrões de direitos humanos. RESPONSABILIDADE– O governo, como principal responsável por garantir o direito à educação, deve ser responsabilizável perante os cidadãos por garantir este direito. DisponívelAccesívelAdaptávelAceitávelResponsável

12 Sentido, valores e qualidade O sistema educativo de cada país deve servir para cada pessoa e deve durar toda uma vida. Não deve discriminar de acordo com idade, raça, casta, estatuto social, língua, cultura, religião ou género. Aspiramos a uma educação ligada ao processo transformacional de cada país, que treine a população para se desenvolver com criatividade, competência, valores e produtividade. Um modelo de educação que desenvolva um sentido de cidadania, baseado na liberdade pessoal, pensamento crítico, solidariedade e responsabilidade ecológica social.

13 Factores para alcançar uma educação de qualidade para todos Políticas Públicas Educação para transformar as populações e a sociedade Família, Estado e Sociedade em Sinergia Centros educacionais Educação como um Direito Humano e um Bem Público Educação prioritária e financiamento Educadores

14 Políticas Públicas O direito à educação para todos precisa de um trabalho sistemático de intervenção pública, para que os governos implementem políticas que alterem sistematicamente a nossa maneira de lidar com os mais excluídos da educação. Requerem-se estudos sobre programas de sucesso que produzam as mudanças desejadas, assim como a monitorização da cobertura e da qualidade da educação nos distintos países. Políticas Públicas Transformar as populações e a sociedade Família, Estado e Sociedade Centros educacionais Bem Público Educação prioritária e financiament o Educadores

15 Transformar Populações e a Sociedade Níveis elevados de educação podem ajudar as sociedades a desenvolver todo o seu potencial económico, político e social. Temos de construir sociedades democráticas, justas, diversificadas e inclusivas. Isto envolve oferecer uma educação que dê a homens e mulheres as competências de que necessitam para construir a sociedade. Uma transformação radical na educação permite, por si só, que os pobres se tornem agentes activos de transformação social. Políticas Públicas Transformar as populações e a sociedade Família, Estado e Sociedade Centros educacionais Bem Público Educação prioritária e financiament o Educadores

16 Família, Estado e a Sociedade As famílias, a sociedade e o Estado trabalharem juntas para garantir educação é fundamental para criar um sistema para o direito à educação para todos. A educação é um direito humano básico e todos os Estados deveriam assumir a responsabilidade por isso. As famílias e sociedade em geral devem exigir o cumprimento deste direito. As famílias e a sociedade em geral devem colaborar com o Estado na educação. Devem partilhar esta responsabilidade de garantir uma educação de qualidade para todos. Políticas Públicas Transformar as populações e a sociedade Família, Estado e Sociedade Centros educacionais Bem Público Educação prioritária e financiament o Educadores

17 Bem público A educação é um direito humano e um bem público. Os centros escolares privados gerem um bem que é de natureza pública, pelo que também são responsáveis pela realização desse direito, em conjunto com o Estado, o qual está na obrigação de assegurar o seu cumprimento. Acreditamos que todas as tentativas de privatizar a educação de tal forma que o acesso à educação de pessoas e comunidades seja restringido por razões económicas ou de outra natureza, são iniciativas que suprimem o direito à educação. Políticas Públicas Transformar as populações e a sociedade Família, Estado e Sociedade Centros educacionais Bem Público Educação prioritária e financiamento Educadores

18 O centro educativo O centro educativo é geralmente o coração do sistema educacional. Não deveria ser necessário dizer que deve ser escolhido, mantido e cuidado de acordo com os padrões mais elevados. Professores bem formados, dirigentes qualificados e uma gestão participativa eficiente são essenciais para criar um ambiente educativo saudável. Políticas Públicas Transformar as populações e a sociedade Família, Estado e Sociedade Centros educacionais Bem Público Educação prioritária e financiamento Educadores

19 A chave para uma boa educação é a disponibilidade de professores bem preparados, vocacionalmente motivados, bem remunerados, conscientes do seu valor social. Devem ser capazes de planear um modelo de educação em função do seu contexto, de compreender os fatores sociais, de criar um ambiente participativo e comunitário e de fazer desenvolver nos alunos a consciência da sua responsabilidade social e ética. Os gastos dirigidos aos educadores devem ser transparentes e suficientes para assegurar condições adequadas de trabalho e salários justos, de acordo com a sua valia social. Políticas Públicas Transformar as populações e a sociedade Família, Estado e Sociedade Centros educacionais Bem Público Educação prioritária/ financiamento Educadores

20 Financiamento O financiamento para a educação deve cumprir três objectivos: 1. Educação de qualidade através da escolarização de todas as crianças e adolescentes desde a infância até pelo menos ao final da escola secundária 2. Alfabetização para adultos 3. Profissionalização e contratação de professores O financiamento deve ser distribuído numa perspetiva de equidade, sem discriminação, assegurando que os mais necessitados recebem maiores recursos. Políticas Públicas Transformar as populações e a sociedade Família, Estado e Sociedade Centros educacionais Bem Público Educação prioritária e financiamento Educadores

21 GIAN Somos um grupo de organizações Jesuítas. Trabalhamos para melhorar a educação sob a liderança do Secretariado para a Justiça Social e Ecologia (SJES). Com a nossa influência coletiva, recursos e potencial a nível global, acreditamos que podemos causar um impacto positivo nas mudanças políticas e culturais necessárias para atingir uma educação de qualidade para todos. “Global Ignatian Advocacy Network”

22 Guião para reflexão Que partes desta apresentação te provocaram esperança e inspiração? E o que provocou sentimentos de preocupação, falta de esperança ou insatisfação? Na tua Província/setor/instituição, o que tem a Companhia feito para defender e promover o direito à educação (com especial ênfase nos mais excluídos)? Quais te parecem dever ser as prioridades da SJ no século XXI ligadas à promoção do direito à educação, baseadas no critério do bem maior, mais urgente e mais universal?

23 Como pode a SJ aproveitar a diversidade do seu trabalho, de modo a agir como um verdadeiro corpo apostólico na defesa e promoção do direito à educação de pessoas que foram privadas dele? Como acreditas que a tua Província/setor/instituição possa colaborar para promover o direito à educação para todos? Guião para reflexão (II) A sua contribuição é muito importante para todos os que trabalham nesta rede. Pedimos, por favor, que envie as suas reflexões para info@edujesuit.org. Se quiser aprender mais sobre a nossa rede de educação, por favor visite www.edujesuit.orginfo@edujesuit.org www.edujesuit.org


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