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ITENS ELABORAÇÃO DE ITENS AULA 05 Dimensão 1 Dimensão 2 Dimensão 3

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Apresentação em tema: "ITENS ELABORAÇÃO DE ITENS AULA 05 Dimensão 1 Dimensão 2 Dimensão 3"— Transcrição da apresentação:

1 ITENS ELABORAÇÃO DE ITENS AULA 05 Dimensão 1 Dimensão 2 Dimensão 3
Fator 1 Fator 2 Fator 3 Fator 1 Fator 2 Fator 3 Fator 1 Fator 2 Fator 3 Dimensão 1 Dimensão 2 Dimensão 3 CONSTRUTO ELABORAÇÃO DE ITENS Igor Menezes Medidas em Psicologia

2 - O item retrata fielmente um descritor.
ELABORAÇÃO DE ITENS Representação comportamental do traço latente. São as tarefas cognitivas e comandos por meio do qual o traço latente se manifesta. Trabalha com o comportamento verbal ou motor. Sendo a fase de elaboração de itens, uma das etapas do processo de elaboração de medidas psicométricas, os mesmos procedimentos adotados para o teste como um todo são válidos para os itens em específico. - O item retrata fielmente um descritor. Igor Menezes Medidas em Psicologia

3 DEFINIÇÕES CONSTITUTIVAS – definições de dicionário.
ELABORAÇÃO DE ITENS Fontes dos Itens Teoria e Matriz de Especificações do Teste. Outras medidas do mesmo construto. Entrevista: junto à população-meta. Entrevista com expertises da área ou teoria. Os itens são elaborados ou selecionados em função das definições constitutivas e operacionais do construto. DEFINIÇÕES CONSTITUTIVAS – definições de dicionário. DEFINIÇÕES OPERACIONAIS – atribui significado a um construto ou variável, especificando as atividades ou operações necessárias para medi-lo ou manipulá-lo. Igor Menezes Medidas em Psicologia

4 ELABORAÇÃO DE ITENS CRITÉRIO DEFINIÇÃO Comportamental Objetividade
Critérios Específicos para a Construção dos Itens CRITÉRIO DEFINIÇÃO Comportamental O item deve expressar um comportamento, não uma abstração ou construto. Objetividade Os itens devem cobrir comportamentos de fato, permitindo uma resposta certa ou errada. Simplicidade Um item deve expressar uma única idéia, de modo a evitar ambigüidades. Clareza O item deve ser inteligível até para o estrato mais baixo da população-meta. Utilização de frases curtas, com expressões simples e inequívocas. Igor Menezes Medidas em Psicologia

5 ELABORAÇÃO DE ITENS CRITÉRIO DEFINIÇÃO Relevância Precisão Variedade
Critérios Específicos para a Construção dos Itens CRITÉRIO DEFINIÇÃO Relevância O item deve ser consistente com o traço (atributo, fator, propriedade psicológica) definido e com as outras frases que cobrem o mesmo atributo. Precisão O item deve possuir uma posição definida no contínuo do atributo e ser distinto dos demais itens que cobrem o mesmo contínuo. Variedade Variar a linguagem e a forma de elaboração de itens, em casos de escalas de preferências, formulando a metade dos itens em termos favoráveis e metade em termos desfavoráveis, para evitar erro da resposta estereotipada à esquerda ou à direita da escala de resposta. Medidas em Psicologia

6 ELABORAÇÃO DE ITENS CRITÉRIO DEFINIÇÃO Modalidade Tipicidade
Critérios Específicos para a Construção dos Itens CRITÉRIO DEFINIÇÃO Modalidade Formular frases com expressões de reação modal, isto é, não utilizar expressões extremadas, como excelente, miserável, etc. A intensidade da reação da pessoa é dada na escala de resposta. Tipicidade Formar frases com expressões condizentes (típicas, próprias, inerentes) com o atributo. Credibilidade (Face Validity) O item deve ser formulado de modo que não apareça como ridículo, despropositado ou infantil. Medidas em Psicologia

7 ELABORAÇÃO DE ITENS Critérios Referentes ao Conjunto dos Itens
1. Amplitude Traço menor Traço maior 12. Equilíbrio Igor Menezes Medidas em Psicologia

8 ELABORAÇÃO DE ITENS Quantidade de Itens
 Depende da complexidade do construto. Boa representação do construto: cerca de 20 itens. TEORIA CLÁSSICA DA MEDIDA ● 3 vezes a quantidade que se deseja obter. 60/3 = 20 itens ●“Pool of Items”. TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM ● 10% além dos requeridos. 22-2 = 20 itens ● Validade teórica real. Igor Menezes Medidas em Psicologia

9 ELABORAÇÃO DE ITENS Tipos de Itens  Múltipla Escolha
 Verdadeiro-Falso (certo-errado)  Complementação (de lacuna ou completamento)  Associação (emparelhamento)  Resposta Curta  Escala Graduada (Likert, Thurstone, etc)  Manchas de Tinta  Pictórico  Gráfico  Execução de Procedimentos  Utilização de Objetos e Materiais  Interpretação Igor Menezes Medidas em Psicologia

10 ELABORAÇÃO DE ITENS Itens de Múltipla Escolha
São constituídos por um tronco comum e um conjunto de opções ou alternativas, uma correta e as restantes incorretas, designando-se estas por distratores. Igor Menezes Medidas em Psicologia

11 ELABORAÇÃO DE ITENS Itens de Múltipla Escolha Pontos Favoráveis
Pontos Desfavoráveis Facilidade e rapidez de aplicação, processamento e análise. Demandam muito tempo e cuidado na elaboração das opções de respostas oferecidas. O maior número de opções reduz a probabilidade de que um item “chutado” esteja correto. Reduz o número de alternativas que podem ser escolhidas. Pode-se utilizar análises estatísticas para identificar os pontos fortes e fracos do teste, dos sujeitos avaliados, além de tópicos que precisam ser repensados. Limita a capacidade de resposta do indivíduo a um quantidade única de razões. A resposta não tem como ser ambígua. O respondente pode ser influenciado pelas alternativas apresentadas Opiniões e impressões pessoais do avaliador podem ser removidas do processo de atribuição de pontos Cada item só deve envolver um problema ou aspecto. Cada item admite uma e somente uma resposta exata. Igor Menezes Medidas em Psicologia

12 ELABORAÇÃO DE ITENS Itens Verdadeiro-Falso Itens de múltipla escolha são melhores que os itens verdadeiro-falso porque são mais fáceis de construir. (V) (F) X Apresenta-se um certo número de proposições (frases) e pede-se para indicar o valor lógico (verdadeiro ou falso) de cada uma delas. Certo-Errado Itens verdadeiro-falso possuem uma probabilidade maior de acerto do que os itens de múltipla escolha. X (C) (E) Igor Menezes Medidas em Psicologia

13 ELABORAÇÃO DE ITENS Itens Verdadeiro-Falso Pontos Favoráveis
Pontos Desfavoráveis São os mais fáceis de construir. Menos eficientes que os itens de múltipla escolha, pois oferecem 50% de chance de acerto. São bem adaptados para testar reconhecimento de informação técnica, afirmações de princípios ou leis, e informações sobre fatos. Aumentam as chances de acerto por “chute”. São mais fáceis na atribuição de escores. Limitam as alternativas e razões da resposta. Podem ser utilizados muitos itens em uma avaliação, pela simplicidade da escolha da resposta. As frases devem ser afirmações e tão simples quanto possível (curtas e diretas), não terem ambigüidade (apresentando uma só interpretação) e serem verdadeiras ou falsas em absoluto. Igor Menezes Medidas em Psicologia

14 ELABORAÇÃO DE ITENS Itens de Complementação
É apresentada uma frase, idéia ou situação nas quais são deixados alguns espaços em branco para que o examinado complete. Itens do Estudo de Frustração de Figuras de Rosenzweig (forma para crianças) - Teste de Personalidade Igor Menezes Medidas em Psicologia

15 ELABORAÇÃO DE ITENS Itens de Complementação Pontos Favoráveis
Ponto Desfavorável Apresenta um conteúdo prévio que facilita a evocação das idéias sobre um tópico. O examinando pode não se identificar com a situação ou personagens, prejudicando a projeção e, consequentemente, a avaliação das tendências de reação. Permite que o indivíduo se expresse livremente, sem a obrigatoriedade de alternativas para escolha. Devem requerer uma só designação (idéia, situação ou palavra) em cada um dos espaços da resposta. Igor Menezes Medidas em Psicologia

16 ELABORAÇÃO DE ITENS Itens de Associação Instruções:
No espaço antes de cada elemento da coluna I, coloque o número da alternativa na coluna II com a qual ele se corresponde. Cada número pode ser usado apenas uma vez. Alguns números portanto, não serão usados. Apresentam dos conjuntos de termos ou expressões para que os examinandos estabeleçam uma correspondência entre eles, de acordo com uma regra pré-estabelecida. Coluna I ( ) Curvas conectando pontos com a mesma pressão atmosférica corrigida. ( ) Curvas conectando pontos com a mesma temperatura média de verão. ( ) Curvas conectando pontos à mesma altura acima do nível do mar. ( ) Curvas conectando pontos de igual latitude. ( ) Curvas conectando pontos com igual variação magnética. Coluna II 1. Curvas de nível 2. Isóbaras 3. Isógonas 4. Isóteras 5. Isotermas 6. Isótopos 7. Meridianos 8. Paralelos 9. Linhas de prumo Igor Menezes Medidas em Psicologia

17 ELABORAÇÃO DE ITENS Itens de Associação Pontos Favoráveis
Cada par de listas deve ser relativo a um só objetivo ou conceito. Pontos Favoráveis Pontos Desfavoráveis Podem ser avaliados diferentes aspectos de um mesma tema em uma única questão. Pode não avaliar o conhecimento real do examinando visto que as alternativas já estão todas sugeridas e são mutuamente excludentes. São fáceis de serem atribuídos escores. O respondente pode ser influenciado pelas alternativas apresentadas. Cada coluna deve ser organizada numa ordem lógica. Igor Menezes Medidas em Psicologia

18 ELABORAÇÃO DE ITENS Itens de Resposta Curta
Indique dois critérios de classificação de itens de testes. _______________________________________________________________________________________________________________________________________ Uma questão simples é colocada ao aluno, o qual deve apresentar uma resposta curta. Igor Menezes Medidas em Psicologia

19 ELABORAÇÃO DE ITENS Itens de Resposta Curta Pontos Favoráveis
Pontos Desfavoráveis Permite avaliar o real conhecimento do indivíduo, além do nível de desenvolvimento da sua escrita. Limita as respostas do sujeito a um número específico de possibilidades de resposta. Permite a criação prévia de indicadores e critérios de resposta centrais e periféricos a serem considerados na avaliação. Consomem mais tempo que questões fechadas. Sempre que for solicitado um número definido de elementos e a resposta ultrapassar esse número, serão considerados apenas os primeiros elementos de acordo com o número estabelecido, sob ameaça de penalização. Igor Menezes Medidas em Psicologia

20 Não concordo, nem discordo
ELABORAÇÃO DE ITENS Itens de uma Escala Graduada Para mim, esta é a melhor organização do mundo para se trabalhar: Diz respeito a uma medida condizente com um padrão ordenado de respostas sobre um objeto ou uma série de escores que um examinando deve atingir em uma avaliação. Discordo Totalmente Discordo Levemente Não concordo, nem discordo Concordo Levemente Concordo Totalmente Itens da Escala Graduada Tipo Likert (5 pontos) Igor Menezes Medidas em Psicologia

21 ELABORAÇÃO DE ITENS Itens de uma Escala Graduada Pontos Favoráveis
Pontos Desfavoráveis Possuem o aporte da teoria da medida e seguem as propriedades numéricas. Boa parte das escalas são unidimensionais, avaliando somente uma característica do sujeito. A depender da complexidade do objeto medido, permitem análises estatísticas avançadas, como o uso da estatística paramétrica. Guardam, em sua maioria, somente as propriedades de identidade e ordem. Favorecem a acurácia da medida, visto possuírem diferentes níveis ou graus para avaliar um mesmo atributo. Os conceitos das escalas graduadas estão baseados nas propriedades dos sistemas numéricos (identidade, ordem, aditividade) Igor Menezes Medidas em Psicologia

22 Itens do Teste de Personalidade Rorschach
ELABORAÇÃO DE ITENS Itens de Manchas de Tinta Itens do Teste de Personalidade Rorschach Os itens são constituídos por cada lâmina do teste. Igor Menezes Medidas em Psicologia

23 ELABORAÇÃO DE ITENS Itens de Manchas de Tinta Ponto Favorável
Pontos Desfavoráveis Favorecem a livre evocação das idéias e conteúdos latentes associados às manchas. Estão mais propensas às influências subjetivas do examinador. Os itens não se apresentam de forma clara e são avaliados pelo conjunto de respostas do examinando. As manchas são entidades propositadamente ambíguas e destituídas de estrutura. Igor Menezes Medidas em Psicologia

24 Teste de Personalidade TAT – Teste de Apercepção Temática
ELABORAÇÃO DE ITENS Itens de Testes Pictóricos Teste de Personalidade TAT – Teste de Apercepção Temática Os itens são constituídos por cada lâmina do teste. Igor Menezes Medidas em Psicologia

25 ELABORAÇÃO DE ITENS Itens de Testes Pictóricos
Teste de Personalidade TAT – Teste de Apercepção Temática Categorias de Respostas Adaptação do sujeito ao meio Percepção da realidade Aspectos relacionados com a comunicação verbal Aspectos relacionados à fantasias, a sociabilidade e ao controle do corpo Relação entre os impulsos e autocontrole Relação com a sexualidade Aspectos relacionados à socialização Aspectos relacionados à auto-imagem Igor Menezes Medidas em Psicologia

26 ELABORAÇÃO DE ITENS Itens de Testes Pictóricos Pontos Favoráveis
Pontos Desfavoráveis A interpretação do teste se dá pela análise de conteúdo dos itens Estão mais propensas às influências subjetivas do examinador. Favorecem a livre evocação das idéias e conteúdos latentes associados às figuras. Os itens não se apresentam de forma clara e são avaliados pelo conjunto de respostas do examinando. Apresenta estímulos altamente estruturados e requer respostas verbais mais complexas e significativamente organizadas. Igor Menezes Medidas em Psicologia

27 Desenho da Figura Humana de Machover
ELABORAÇÃO DE ITENS Itens de Testes Gráficos Desenho da Figura Humana de Machover Os itens são constituídos pelo desenho realizado pelo examinando. Igor Menezes Medidas em Psicologia

28 Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil
ELABORAÇÃO DE ITENS Itens de Execução de Procedimento Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil Os itens são constituídos por cada etapa do teste. Igor Menezes Medidas em Psicologia

29 Materiais Padronizados do Scenotest
ELABORAÇÃO DE ITENS Itens de Utilização de Objetos e Materiais Materiais Padronizados do Scenotest Descreve uma ampla variedade de escalas de brincar para a avaliação de problemas específicos – variando do autismo à hiperatividade – e para a avaliação do desenvolvimento de áreas, como competência, motivação e temperamento do bebê. Igor Menezes Medidas em Psicologia

30 Teste de Acuidade Visual pelo Método dos Cartões de Teller
ELABORAÇÃO DE ITENS Itens de Interpretação Teste de Acuidade Visual pelo Método dos Cartões de Teller Busca avaliar a capacidade de discernimento do examinando e a qualidade da resposta em relação a um objeto. Igor Menezes Medidas em Psicologia


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