Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouThomas Melgaço Ribeiro Alterado mais de 8 anos atrás
1
Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Baseado nos capítulos 1, 2, 3 e 4 de Falconi
2
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Motivação
3
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Tópicos Sobrevivência e Produtividade Controle da Qualidade Total (TQC) Conceito de Controle de Processo Método de Controle de Processo Referências
4
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Sobrevivência e Produtividade Qualidade Produtividade Como Melhorar a Produtividade Competitividade e Sobrevivência SOBREVIVÊNCIA E PRODUTIVIDADE
5
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Qualidade SOBREVIVÊNCIA E PRODUTIVIDADE Projeto Perfeito Sem defeitos Baixo custo Segurança do cliente Prazo certo Local certo Quantidade certa Preferência do cliente
6
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Produtividade Aumentar a produtividade é produzir cada vez mais e/ou melhor com cada vez menos Produtividade OUTPUT INPUT VALOR PRODUZIDO VALOR CONSUMIDO QUALIDADE CUSTOS FATURAMENTO CUSTOS SOBREVIVÊNCIA E PRODUTIVIDADE “Produtividade é aumentada pela melhoria da qualidade” Deming
7
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Como Melhorar a Produtividade ORGANIZAÇÕES HUMANAS HARDWARE SOFTWARE HUMANWARE APORTE DE CAPITAL MELHORIA DOS PROCESSOS APORTE DE CONHECIMENTO - BAIXO RETORNO - POUCO TEMPO - SÓ DEPENDE DA DISPONIBILIDADE FINANCEIRA - ALTO RETORNO - MUITO TEMPO - DEPENDE DA MOTIVAÇÃO DAS PESSOAS SOBREVIVÊNCIA E PRODUTIVIDADE
8
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Como Melhorar a Produtividade Base Conceitual do Programa de Melhoria de Produtividade Realizar aporte de conhecimento para aumentar o ATIVO DE CONHECIMENTO Aprendizado CONTÍNUO GERENCIAR o moral das equipes EVITAR saídas após aumento do ATIVO DE CONHECIMENTO Ter TEMPO
9
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Competitividade e Sobrevivência “Ser competitivo é ter a maior produtividade entre todos os seus concorrentes” SOBREVIVÊNCIA E PRODUTIVIDADE Sobrevivência Competitividade Produtividade Qualidade – Preferência do Cliente Projeto Perfeito Fabricação Perfeita Segurança Do Cliente Assistência Perfeita Entrega No Prazo Custo Baixo
10
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Competitividade e Sobrevivência Informação como Fator de Competitividade Captar necessidades do cliente Pesquisar e desenvolver novos produtos Pesquisar e desenvolver novos processos Comercializar Assistir o cliente
11
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Controle da Qualidade Total (TQC) Os Objetivos de uma Empresa Controle da Qualidade Total CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)
12
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Os Objetivos de uma Empresa Satisfação da necessidade das pessoas CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) PESSOASMEIOS CONSUMIDORESQUALIDADE E PREÇO EMPREGADOSCRESCIMENTO DO SER HUMANO ACIONISTASPRODUTIVIDADE VIZINHOSCONTRIBUIÇÃO SOCIAL Satisfação do Cliente
13
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Controle da Qualidade Total Idéias americanas aperfeiçoadas no Japão após a Segunda Guerra Foi montado pelo Grupo de Pesquisa do Controle de Qualidade da JUSE (Japanese Union of Scientists and Engineers) Também conhecido como CWQC (Company Wide Quality Control) CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)
14
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Controle da Qualidade Total CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) ORGANIZAÇÕES HUMANAS MEIOS OU CAUSAS FINS OU EFEITOS SATISFAÇÃO DAS PESSOAS QUALIDADE TOTAL
15
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Controle da Qualidade Total CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) DIMENSÕES DA QUALIDADE TOTAL PESSOAS ATINGIDAS QUALIDADE (de todos envolvidos) CLIENTE, VIZINHO CUSTO (final e intermediário) CLIENTE, ACIONISTA, EMPREGADO E VIZINHO ENTREGA (condições e indicadores) CLIENTE MORAL (satisfação) EMPREGADO SEGURANÇA (empregados e usuários) CLIENTE, EMPREGADO E VIZINHO MEDIÇÕESMEDIÇÕES
16
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Controle da Qualidade Total (Princípios Básicos) Orientação Pelo Cliente (o que o cliente quer?) Qualidade em Primeiro Lugar (maior produtividade) Ação Orientada Por Prioridades Ação Orientada Por Fatos e Dados (evitar intuições) Gerenciamento ao longo dos processos (preventivo) Controle da Dispersão (isolar causas) Não aceitar ida de defeitos para o cliente Prevenção de problemas Ação de Bloqueio (evitar o mesmo erro) Respeito Pelo Empregado Como Ser Humano Comprometimento da Alta Direção
17
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Conceito de Controle de Processo Conceito de Processo Conceito de Controle Conceito de Controle de Processo CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO
18
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Conceito de Processo Relacionamento Causa/Efeito “Sempre que algo ocorre (fim, efeito, resultado) existe sempre um conjunto de causas (meios) que podem ter influenciado” “Processo é um conjunto de causas que provoca um ou mais efeitos” CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO EMPRESA MEIOS OU CAUSAS FINS OU EFEITOS
19
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Conceito de Processo CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO EFEITOCAUSAS MEIO AMBIENTE MÃO-DE-OBRAMÉTODO MATÉRIA-PRIMAMÁQUINA MEDIDA DIAGRAMA DE ISHIKAWA
20
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Conceito de Processo Itens de controle Índices estabelecidos sobre os EFEITOS de cada processo Itens de verificação índices estabelecidos sobre as principais CAUSAS que afetam um item de controle Resultados de um item de controle são garantidos pelo acompanhamento dos itens de verificação. CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO
21
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Conceito de Processo Definição de problema “resultado indesejado de um processo” “um item de controle com o qual estamos insatisfeitos” CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO
22
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Conceito de Controle Exemplo do aeroporto Procedimentos-padrão de pouso LOCALIZAR O PROBLEMA ANALISAR O PROCESSOPADRONIZARESTABELECER ITENS DE CONTROLE REPLANEJAR O PROCESSO CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO Controle Maslowniano Não existe Culpado
23
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Conceito de Controle de Processo Definido em função dos conceitos de controle e de processo previamente apresentados Três ações: Estabelecer a diretriz de controle META + MÉTODOS Manter o nível de controle Atuar no resultado e/ou na causa Alterar a diretriz de controle CONCEITO DE CONTROLE DE PROCESSO
24
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Método de Controle de Processo Ciclo PDCA O Ciclo PDCA (manter e melhorar) Responsabilidades Melhoramento Contínuo MÉTODO DE CONTROLE DE PROCESSO
25
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Ciclo PDCA MÉTODO DE CONTROLE DE PROCESSO Plan DoCheck Action DIRETRIZ DE CONTROLE TREINAR E EDUCAR E EXECUTAR VERIFICAR OS RESULTADOS ATUAR CORRETIVAMENTE Meta Métodos
26
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 O Ciclo PDCA Manutenção e Melhorias Plan DoCheck Action PLANO Meta: Faixa de Valores Método: procedimentos-padrão MANUTENÇÃO Plan DoCheck Action PLANO Meta: Valor definido Método: procedimento próprio MELHORIA
27
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 O Ciclo PDCA manter e melhorar diretrizes CHECK ACTION MANTÉM PLANDO SIM NÃO ACTION REM. SINTOMA ACTION BLOQUEIO CAUSA RESULTADO ACOMPANHA IDÉIASMELHORA MANUTENÇÃO MELHORIAS MÉTODO DE CONTROLE DE PROCESSO
28
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Responsabilidades MÉTODO DE CONTROLE DE PROCESSO NÍVEL HIERÁRQUICO PAPEL E RESPONSABILIDADE 0 25% 50% 75% 100% ALTA ADMINISTRAÇÃO GERÊNCIA SUPERVISOR OPERADOR A B C A – Manutenção B – Melhoria C – Desenvolvimento
29
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Melhoramento contínuo
30
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 QC Story Plan DoCheck Action 1 2 3 4 8 5 6 7 Identificação do Problema Observação Análise do Processo Plano de Ação Ação Verificação Padronização Conclusão
31
TQC – Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Referências Falconi, Vicente. TQC http://www.correios.com.br http://www.casan.com.br http://www.cesp.com.br http://www.gerdau.com.br http://www.sebrae-sc.com.br http://www.wrobel.com.br http://www.fpnq.org.br/ http://www.juse.or.jp/e/ http://www.voctech.org.bn
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.