Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouZaira Ribas Regueira Alterado mais de 8 anos atrás
1
Mobilidade 1
2
Superintendência de Tecnologia STA – STE – STR - PSTP Compartilhar: por que? O que é a web 2.0? Superintendência de Tecnologia STA – STE – STR - PSTP
3
O que é web 2.0?
4
O termo web 2.0 é utilizado para descrever a tendência que reforça o conceito de COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÃO, e COLABORAÇÃO dos internautas com sites e serviços virtuais, ou seja: O que é web 2.0? Usuários acrescentam valor!
5
O que é web 2.0?
6
Novos paradigmas Distribuir / empurrar a mensagem Controle da reputação Um para muitos Conhecimento Tradicional Engajar / envolver a comunidade Gestão da reputação Muitos para muitos Inteligência Coletiva
7
Antes
8
Com as redes sociais...
9
O que são redes sociais? Assistir video – 3:51
10
O que são redes sociais
11
Prodesp 2.0
12
Alguns dados sobre redes sociais no Brasil Fonte: http://aquintaonda.blogspot.com/2011/05/pesquisa-midias-sociais-redes-empresas.html
16
O Case Obama
17
Mais de 100 milhões de dólares arrecadados pela internet 87% de toda a arrecadação veio através da internet. 93% dos doadores contribuíram com menos de U$ 100 Mybarackobama.com Uma rede social onde os eleitores podem criar seus próprios blogs para discussão, enviar recomendações, criar seu mini-site para arrecadação de doações, organizar eventos, etc. YouBama: Canal de vídeos feitos por usuários Flickr: fotos tiradas por voluntários, não por profissionais Após eleição: change.gov e data.gov O case Obama
18
Mídias sociais como ferramenta de mobilização – Irã #iranelection Os iranianos fizeram uso exemplar de uma ferramenta simples para driblarem um regime ditatorial, com iniciativas e coordenação sem precedentes.
19
Uso dos sites de redes sociais para engajar as pessoas – para motivá- las a entrar em ação, não apenas online, mas no mundo real. Através de mídias sociais, as pessoas se comunicavam em tempo real e alcançavam grandes audiência sem nenhum custo. Mídias sociais como ferramenta de mobilização – Egito
21
Oportunidades de negócios – Sites de compras coletivas O Brasil já tem mais de 1.000 sites de compras coletivas. As redes sociais foram fundamentais para alavancar esses sites.
22
Oportunidades de negócios – Sites de compras coletivas
23
Uso das Redes Sociais - Educacional
24
Uso das Redes Sociais – Opiniões e manifestações
27
Uso das redes sociais - repercussão Anúncio errado publicado em 29/06/2010 na Folha de São Paulo, 1 dia após vitória do Brasil por 3 x 0 sobre o Chile.
28
Uso das redes sociais - repercussão
29
Aproximação governo - cidadão Ouça a opinião do cidadão. O que tem sido falado espontaneamente sobre o governo e os serviços públicos. Estabeleça um diálogo direto com o cidadão. Permita que o cidadão participe de decisões Compartilhe resultados Estimule o conteúdo gerado pelo seu público e seja estimulado por ele
30
O Governo nas redes sociais
31
Outros exemplos de Governo 2.0
32
Dados Abertos
34
Web 2.0, Web 3.0 e as oportunidades para o governo Usar as comunidades virtuais como base de relacionamento do governo. Customizar e personalizar a interface de governo para o cidadão, conceito de “Meu Governo” Oferecer SaaS (Software as a Service) para o cidadão/usuário Disponibilizar centrais integradas de atendimento à população Adotar o software multicanal, que pode rodar nos mais variados dispositivos
35
Tratar o cidadão como o centro das decisões Disponibilizar a mobilidade, tanto para quem produz como para quem consome os serviços públicos Dispor de serviços proativos, alertas automáticos pessoais, regionais etc. Integrar-se nos níveis de governo, onde variados serviços são oferecidos em um único atendimento Web 2.0, Web 3.0 e as oportunidades para o governo
36
http://www.spezify.com http://www.twazzup.com http://backtweets.com/ http://www.tweefind.com http://socialmention.com/ http://www.scour.com Monitorando as redes sociais
37
Links
38
Consumidores protestam contra preço alto da gasolina - http://www.reclameaqui.com.br/noticias/consumidores-protestam-preco-alto- de-gasolina/1328 http://www.reclameaqui.com.br/noticias/consumidores-protestam-preco-alto- de-gasolina/1328 Crítica leva Brastemp ao topo do Twitter - http://info.abril.com.br/noticias/internet/critica-leva-brastemp-ao-topo-do-twitter- 28012011-32.shl http://info.abril.com.br/noticias/internet/critica-leva-brastemp-ao-topo-do-twitter- 28012011-32.shl Eleições no Irã e o Twitter: usando mídias sociais a favor da democracia http://blogs.estadao.com.br/link/eleicoes-no-ira-e-o-twitter-uma-licao-de/ Web 2.0, Web 3.0 e as oportunidades para o governo http://igov.com.br/tigov/?p=564 http://igov.com.br/tigov/?p=564
39
Obrigado Edna Carvalho Ferreira Twitter: @ednacferreira Facebook.com/edna.carvalhoferreira Andrea Mihee Jin Twitter: @deiachang Facebook.com/deiachang Leandro Marques Ferreira Facebook.com/leandromarques.info
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.